sexta-feira, 25 de junho de 2010
FLORES DO MAL - PROJETO JUNTO E MISTURADO (TUMC - Cia. de Teatro)
Data: 29/06/2010
Horários: 20h
GRATUITO
O projeto reúne diretores teatrais na Cia. de Teatro TUMC e tem por excelência apresentar grandes textos da dramaturgia mundial e oferecer oportunidade a novos autores de experimentarem novas vivências para seus textos.
Fonte: http://www.cultura.pmmc.com.br/novosite/
Readaptação: Bruno Martins
PREMIAÇÃO DO CONCURSO DE POESIA MOGI 450 ANOS
Local: Theatro Vasques (Rua Dr. Corrêa, 515 - Carmo)
Data: 26/06/2010
Horários: 19h
Recomendação: Livre
GRATUITO
Neste dia serão conhecidas as três poesias ganhadoras do Concurso de Poesia e as oitenta selecionadas que farão parte de uma antologia poética. Com o tema “Mogi 450 Anos”, 623 poesias foram inscritas, vindas de todo o país. Será premiada, também, a melhor poesia de autor mogiano.
Fonte: http://www.cultura.pmmc.com.br/novosite/
Readaptação: Bruno Martins
Feira de Troca de Livros e Gibis será realizada neste sábado (26/6)
Os interessados podem comparecer ao espaço e fazer as trocas de livros e gibis no estande da prefeitura ou da associação. A troca também pode ser feita entre os usuários que estiverem no local. Gêneros como romance, poesia, crônica, cordel e histórias e quadrinhos, fazem parte do acervo de troca da feira.
O objetivo da feira é criar um espaço de convivência entre escritores, poetas, colecionadores, educadores e leitores em geral. A entrada é gratuita.Mais informações sobre o evento podem ser obtidas pelo telefone 4747-4180 ou pelo site da Associação Cultural Literatura no Brasil: http://www.literaturanobrasil.blogspot.com/
Centro de Educação e Cultura Francisco Carlos Moriconi
Rua Benjamin Constant, 682 – Centro – Suzano - SPTelefone: 4747-4180
Fonte: Imprensa de Suzano
Readaptação: Bruno Martins
quarta-feira, 23 de junho de 2010
Show do Falamansa deve atrair mais de 5 mil pessoas
Toda a infraestrutura da festa será montada pela Prefeitura de Suzano. Será instalado, no local, um palco para a apresentação do Falamansa. Também haverá no espaço banheiros químicos e a segurança será feita pela Guarda Civil Municipal e por seguranças particulares. Uma ambulância do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) ficará de plantão no evento.
Fonte: Imprensa de suzano
Adaptado por: Magno Oliveira
segunda-feira, 21 de junho de 2010
Três exposições homenageiam 102 anos de imigração japonesa no Brasil
Três exposições em homenagem aos 102 anos da imigração japonesa no Brasil estão em cartaz em Suzano, no Casarão das Artes e no Centro de Educação e Cultura Francisco Carlos Moriconi. Há haikais (poemas curtos japoneses), fotos e documentos históricos de japoneses moradores de Suzano. No Casarão, as exposições “A Imigração Japonesa em Suzano” e “Takeo Moribe” ficam até 30 de julho. No Centro Cultural, a exposição “Um Olhar sobre o Japão” se estende até 7 de julho. Todos os eventos são gratuitos.
No Centro Cultural, o destaque da exposição “Um Olhar sobre o Japão” são os haikais, poesias curtas japonesas, fortes por sua sonoridade e pelo visual, com letras e símbolos desenhados. Parte dos haikais é do poeta Asatoshi Fujita, morador do município.
No Casarão das Artes, duas exposições homenageiam os imigrantes japoneses e seus descendentes que vivem em Suzano. A primeira é do acervo artístico municipal em homenagem ao artista plástico Takeo Moribe, de 80 anos, que vive em Suzano desde 1946. Estão expostas em uma sala três telas de flores e um auto-retrato, que foi selecionado para participar da 2ª Bienal de São Paulo, conhecida como bienal de Guernica, por também expor a famosa obra do espanhol Pablo Picasso. A 2ª bienal ocorreu em 1953 e contou com obras de artistas como Paul Klee, Mondrian, Edward Munch, Manubu Mabe e Alfredo Volpi
Na exposição “A Imigração Japonesa em Suzano”, há fotos antigas da colônia japonesa em Suzano, de anos como 1934, 1939, 1946 e 1955. Estão expostas também fotos e as biografias de seis japoneses viajantes que chegaram ao Brasil no navio Kasato Maru. Todos residiram em Suzano. Dos seis, cinco morreram no município e apenas um se mudou para Santo André no final da vida, onde faleceu.
Estão expostas as histórias e fotos familiares de Seijin Toguchi, Zensaburo Nakamura, Guiske Tadano, Matsurokuro Taira, Zentoku Nakamura e Kinoski Komura. Os descendentes destes japoneses continuam morando em Suzano.
Os japoneses começaram a vir a Suzano nas décadas de 20 e 30, ao ouvirem que tinham conterrâneos no município. Aqui, no início, uma das culturas desenvolvidas por eles foi a do morango. Até a década de 50, Suzano era considerada a capital do morango.
Documentos
A exposição do Casarão das Artes também traz mais documentos valiosos da época da chegada dos japoneses ao Brasil. Um mapa do Estado de São Paulo, que era vendido em Tóquio, em 1931, mostra a concentração de japoneses por cidade do Estado. Em japonês, o mapa também traz as informações das culturas cultivadas em cada um dos municípios, como café, arroz e algodão.
Estão também expostos um passaporte de 1908, de um japonês que veio ao Brasil pelo Kasato Maru, um documento policial do cais do porto e uma carteira de estrangeiro (uma espécie de RG), de 1915. Há também uma carteira de habilitação de 1939, de Mogi das Cruzes, que permitia a um imigrante dirigir charretes e carroças.
Serviço:
“Takeo Moribe”
Até 30/7
Das 9h às 16h
Casarão das Artes (rua 27 de Outubro, 271 – Centro)
“A Imigração Japonesa em Suzano”
Até 30/7
Das 9h às 16h
Casarão das Artes (rua 27 de Outubro, 271 – Centro)
“Um Olhar sobre o Japão”
Até 7/7
Das 8h às 17h
Centro de Educação e Cultura Francisco Carlos Moriconi (rua Benjamin Constant, 682- Centro)
Fonte: Imprensa de Suzano
Adaptada por: Magno Oliveira
quinta-feira, 17 de junho de 2010
Projeto Pirimpimpim leva cultura para as crianças

Desde sua reabertura, em setembro de 2009, o Theatro Vasques tem recebido inúmeros espetáculos de companhias teatrais da cidade e de São Paulo.
Da capital, podemos destacar ‘‘Mãos ao Alto SP!’’, o espetáculo infantil ‘‘Tchu Tchu Tchu’’, o show de humor de Ary Toledo e o musical de Zé Geraldo. De Mogi, “o Palhaço Imaginador”, o projeto manifesta Hip Hop e as aventuras circenses do “Circo do Seu Leo”.
Mas é com o projeto Pirimpimpim que a Secretaria Municipal de Cultura tem fomentado, dentre outros segmentos, das artes cênicas e desenvolvido ações para formação de público.
Foram 24 espetáculos infantis que levaram ao teatro, até o mês de maio, quase 6.000 crianças de 34 escolas da cidade de Mogi das Cruzes e de outras 6 escolas de alguns municípios da região.
De acordo com os agendamentos feitos para o Projeto Pirimpimpim, até o final deste ano cerca de 16.500 crianças terão passado pelo Vasques e assistido a mais de 60 espetáculos.
Dessa forma, a Secretaria Municipal de Cultura vem alcançando o objetivo de ampliar a frequência de crianças de crianças e jovens em idade escolar nos espetáculos teatrais, gratuitamente.
No dia 16 deste mês o projeto Pirimpimpim trouxe para o Theatro Vasques, o grupo Papo com a apresentação da peça Saci Pererê em “O Retorno da Bruxa”
O grupo Papo Cabeça trouxe para as crianças mogianas a apresentação da peça Saci Pererê em “O Retorno da Bruxa”. Além de crianças que estavam acompanhadas pelos pais, professores e alunos do Instituto Placidina, Magno Oliveira entrevistou a professora do Instituto, ela nos conta sobre a importância das crianças irem ao teatro e assistirem peças como a passada ontem (16), que narrava cuidados que devemos ter no futuro do nosso planeta.
“A gente vêm todas as quartas – feiras, cada semana é uma peça diferente e cada uma passando uma mensagem. A de hoje nós gostamos bastante, porque é o que a gente fala na escola para não jogar lixo no chão, para preservar a natureza, eu tenho certeza que as crianças entenderam bem o que a peça quis passar.”
Para finalizar ela completou: “Sim, é muito importante para o crescimento delas como pessoas.”
Ao final da peça o Folhetim Cultural esteve atrás da cortinas com os atores confira agora nas entrevistas. O primeiro ator entrevistado foi Luciano Gomes ele interpretou o Saci Pererê, além de também ser o diretor da peça.
Folhetim Cultural: Conte-nos mais sobre o grupo Papo Cabeça.
Luciano Gomes: Nós estamos na estrada há quase 19 anos, iremos completar 19 agora em agosto, dia 16, e assim nós estamos sempre na estrada com o objetivo de levar peças que discutirão esses temas sempre voltado para o social e tentando fazer com que eles entendam quais as posturas que elas têm que ter na sociedade.
Folhetim Cultural: Qual o intuito dessa peça?
Luciano Gomes: O espetáculo Saci Pererê e o Retorno da Bruxa ele foi criado justamente com o intuito de conseguir alertar as pessoas sobre a preservação da natureza e a reciclagem. Então o foco exclusivo é este que as crianças através da peça possam entender que elas também podem acabar com essa possível destruição do Meio Ambiente.
Luciano Gomes é o ator dirigi o espetáculo Saci Pererê em “O Retorno da Bruxa” para finalizar sua participação conosco ele ressalta a importância que têm a criança de ir ao teatro.
“Eu acho, acho não, tenho certeza que a coisa mais inteligente que o homem teve foi esta ideia de a criança ir ao teatro”.
A Formiga o Rei Osório foi interpretado pelo ator convidado José Junior ele estuda artes cênicas.
Folhetim Cultural: Em qual momento você decidiu ser ator?
José Junior: Acho que ser ator surgiu do nada, porque um dia eu estava na rua, apareceu lá uma oficina de teatro, eu fui, fiz 3 oficinas entrei em algumas companhias e agora estou com o Papo Cabeça.
A bruxa foi interpretada pelo ator Antônio Luís, ele também é professor e educador.
Folhetim Cultural: O trabalho que a educação faz com a cultura tem importância para as crianças que estão entrando para a pré - adolescência agora?
Antônio Luís: Muito importante não só a cultura teatro, mas a música, artes cênicas enfim, também é importante a integração da escola, com o aluno e a cultura.
Para quem quer conhecer mais o grupo Papo Cabeça pode visitar o blog do grupo que é: papocabeca.blogspot.com. A sede da associação de grupo fica no bairro Miguel Brada em cima da drogaria San Thiago em frente à estação de Suzano.
O projeto Pirimpimpim levará mais duas peças para apresentação No Theatro Vasques confira dias e horários:
Quarta–Feira 23 [Pirimpimpim]
9h30 e 15h-“Branca de Neve e os Sete Anões”
Cia. Brittos produções Artísticas (teatro infantil)
Adaptação do tradicional conto de fadas, a peça conta a história de uma linda princesa chamada Branca de Neve, cuja beleza causava inveja em sua madrasta. Tudo ocorria bem até que um dia o espelho respondeu a madrasta que “Branca de Neve era a mais bonita do reino”.
Entrada Gratuita.
Quarta–Feira 30 [Pirimpimpim]
9h30 e 15h – “A Bela e a Fera”
Cia. Teatral Educativa (teatro infantil)
A peça a historia de uma menina chamada bela, que troca de lugar com o pai, que foi aprisionado em um castelo pela fera, um príncipe que foi vítima do encanto de uma feiticeira. Durante a narrativa, a fera, mostra qualidades que surpreendem à jovem, que acaba se apaixonando pelo príncipe enfeitiçado.
Entrada Gratuita.
Reportagem e entrevistas: Magno Oliveira
Apoio: Natan Fellipe
Foto: http://www.cultura.pmmc.com.br
Agenda Cultural
Radar Cultural: Dicas culturais
Você que estava procurando um bom lugar para encontrar cultura, aqui no Folhetim Cultural você terá as melhores dicas de peças teatrais e de outros espaços aqui da região.
Veja as dicas captadas pelo radar cultural.
Sexta Feira 18
14h – “O Segredo da Lua”
Cia. Quartum Crescente (teatro infantil)
Conta a historia de uma Rainha que transforma o Sol em diamante. A partir daí, todo reino é obrigado a viver na escuridão onde só o brilho da lua reinará. Ingressos: R$ 20,00/ Meia R$ 10,00.
20h – “O Alto da Barca do Inferno”
Cia. Quartum Crescente (teatro)
Clássico de Gil Vicente escrito em 1517, narra a saga de personagens mortos, que esperam julgamento da barca que os levará à barca do céu ou do inferno. Um a um eles aproximam-se do diabo, carregando na vida o que lhes pesou. Ao sabre que a barca vai para o inferno, ficam horrorizados e se dizem merecedores do Céu.
Aproximam-se do anjo que os condena as profundezas por seus pecados.
Escritos em versos rimados fundido poesia e teatro, fazendo com que o texto, cheio de ironia, trocadilhos metáforas e ritmo, fluam naturalmente.
INGRESSOS: R$ 20,00 inteira e R$10,00 meia.
Domingo 20
Cia. De Dança Silmara Couto (dança)
18h – “O Mundo Encantado dos Animais”
Cerca de 70 bailarinos de idades e níveis variados mostram muita técnica e diversidade em várias modalidades. Coelho, borboleta, cachorro, cisne, pássaro, beija–flor, gatinhas, abelha, leão e onça tomam conta do palco, dançando ballet clássico, baby class, estilo livre, dança do ventre, pás–de–deux e muito mais.
INGRESSOS: R$ 10,00 inteira / R$5,00 meia/ R$5,00 antecipado
Theatro Vasques: Rua Dr. Corrêa, 515 – Carmo.
TEL: 4798-1747
Outros Espaços
Terça–Feira 22
19h – “Terças Literárias”– Palestra
Palestra: Romantismo e seus principais escritores românticos brasileiros com o PRF. Rafael Puertas.
Casarão do Carmo Rua José Bonifacio 516 – Largo do Carmo
TEL: 4725-281
Reportagem: Magno Oliveira
Apoio: Natan Fellipe
Conheça o pró - tv
A Associação dos Pioneiros da Televisão Brasileira
É uma entidade sem fins lucrativos, que visa preservar a memória da televisão. Ela foi fundada em 18 de setembro de 1995 e tem como seu maior objetivo criar o Museu da Televisão Brasileira.
A Pró - TV recebe a visita de pesquisadores, alunos de comunicação, arte, jornalismo, equipes de TV, radio e internet. Tem um amplo acervo.
Entre em contato com a Associação dos Pioneiros da Televisão Brasileira:
TEL: (11) 3872-7743
Peça "A Propósito da Chuva" será apresentada neste sábado (19/6) no Galpão das Artes
O espetáculo “A Propósito da Chuva” será apresentado neste sábado (19/6) no Galpão das Artes, às 20h. A apresentação é gratuita e os ingressos devem ser retirados no local com uma hora de antecedência. A peça conta com a participação do ator Rui Ricardo Diaz, protagonista do filme “Lula, o Filho do Brasil”. A direção é de Paulo Fabiano e a classificação é 16 anos.
O espetáculo foi criado a partir do livro “Memórias do subsolo” de Fiódor Dostoievski. O texto adaptado é de Ricardo Diaz e Paulo Fabiano. Na história, o personagem Homem do Subterrâneo se envolve com uma prostituta, Liza (interpretada por Fabíula Antonini). O diálogo entre os dois trata da generosidade e do amor. “A peça trata do encontro entre o Homem do Subterrâneo e a prostituta e fala da dificuldade de se praticar o amor nos dias de hoje”, conta o ator Ricardo Diaz. Segundo ele, o espetáculo faz um paralelo entre os dias atuais e a época na qual o livro russo foi escrito.
A peça começou a ser montada em 2008, mas, por conta da participação do ator no filme, foi retomada este ano. A estreia foi há um mês e a peça foi apresentada nas cidades de Barueri, Mauá, São Bernardo do Campo e vem agora a Suzano. No segundo semestre, o espetáculo terá temporada na capital paulista.
Filme
O ator Ricardo Diaz, do elenco de “A Propósito da Chuva” e protagonista do filme “Lula, o Filho do Brasil” trabalha no teatro há 15 anos e fez sua estreia nas grandes telas com o filme que trata de Lula, contando sua vida particular antes de se tornar presidente da República.
“Fazer parte deste filme foi maravilhoso e ganhar este papel foi um presente”, afirmou o ator. O personagem interpretado por ele, o Lula antes de ser presidente, tem, para Ricardo Diaz, uma história incrível. “Ele saiu da pobreza extrema e se tornou, na década de 80, presidente de sindicado. A história que eu interpreto não é do Lula, mas de outra figura que ninguém conhece, da sua vida pessoal, do seu relacionamento com a mãe e os irmãos”, contou.
Ficha Técnica da Peça “A propósito da Chuva”
Texto original: Fiódor Dostoievski
Adaptação: Rui Ricardo Diaz e Paulo Fabiano
Elenco: Fabiula Antonini, Camila Molla, Evelim Gonçalves e Rui Ricardo Diaz.
Direção: Paulo Fabiano
Cenografia/ instalação: Paulo Fabiano
Figurino: Cia Teatro X
Iluminação: Tiê Fabiano
Design Gráfico: Carla Pinkovai
Duração: 60 minutos
Classificação: 16 anos
Serviço
Galpão das Artes
Rua 9 de Julho, 267 – Centro
Ingressos devem ser retirados com uma hora de antecedência
Fonte: Imprensa de Suzano
Adaptação: Magno Oliveira
O alicerce da moderna Biblioteca de São Paulo sepulta milhares de histórias. Reais! Inglória face na arte de reeducar e reintegrar. No Complexo Carand
O alicerce da moderna Biblioteca de São Paulo sepulta milhares de histórias. Reais!
Inglória face na arte de reeducar e reintegrar. No Complexo Carandiru, muito mais que 111 agonias circularam entre muros e barras de ferro, diuturnamente, durante mais de seis décadas. Reduzida a pó, restaram amargas lembranças. Não poucas.
Em seu lugar, ergueu-se acolhedor abrigo. A casa dos livros. As histórias não são mais confinadas. Ganharam liberdade. Interagem com quem busca saber.
Recém-inaugurada, a Biblioteca de São Paulo é gerida com novo conceito. Além das obras obrigatórias, os mais de 30 mil livros atendem à solicitação do público, à sua preferência. Ao menos 100 computadores estão disponíveis para os leitores e há, ainda, palestras, shows, oficinas e saraus.
Entre a extensa programação mensal, mais uma atividade estará em ação. Sob a marquise da entrada, o palco e o microfone estarão atentos aos versos e acordes da manifestação popular.
O Sarau da Biblioteca de São Paulo chega para somar entre os mais de 60 recitais espalhados pela região metropolitana.
Mas o que é um sarau?
É um espaço livre onde as palavras impressas ganham voz. É o lugar onde a poesia torna-se expressão. Onde a alma do escritor anônimo aflora.
Sem preconceitos de temas ou formas, criação nenhuma é rejeitada. Antes, aplaudida. É a comunhão daqueles que procuram dialogar consigo e com o mundo que os cerca. Incentivo à leitura! Quem lê não mosca, voa mais alto!
O Sarau da Biblioteca de São Paulo, que fica ao lado da Estação Carandiru do Metrô, estreia no sábado, 19 de junho, das 16 às 18 horas. Os encontros serão semanais e abertos a todo segmento artístico.
A literatura, em especial a poesia, vive momento único, acumulando mais e mais adeptos. Aos amantes e guerreiros, temos, assim, mais um recanto para exercitá-la.
A palavra é um cavalo sem sela. Se bobear, ela derruba. Mostre a cara. Dê voz ao seu poema! Cavalgue essa ideia!
Contamos com sua participação!
Serviço
Biblioteca de São Paulo
Parque da Juventude
Av. Cruzeiro do Sul, 2630 – Santana – São Paulo (SP)
Tel.: (11) 2089-0800
Site: www.bibliotecadesaopaulo.org.
Blog: www.bibliotecadesaopaulo.
Twitter: www.twitter.com/spbiblioteca
Readaptação: Magno Oliveira
quarta-feira, 16 de junho de 2010
O MUNDO ENCANTADO DOS ANIMAIS

Cerca de 70 bailarinos de idades e níveis variados mostram muita técnica e diversidade em várias modalidades. Coelho, borboleta, cachorro, cisne, pássaro, beija-flor, gatinhas, abelha, leão e onça tomam conta do palco, dançando ballet clássico, baby class, estilo livre, jazz, dança do ventre. pas-de-deux e muito mais .
O AUTO DA BARCA DO INFERNO
Sinopse
Clássico de Gil Vicente escrito em 1517, narra a saga de personagens mortos, que esperam julgamento que os levará à barca do céu ou do inferno. Um a um eles aproximam-se do Diabo, carregando o que na vida lhes pesou. Ao saber que a barca vai para o inferno, ficam horrorizados e se dizem merecedores do céu. Aproximam-se então do Anjo que condena às profundezas por seus pecados.
Escrito em versos rimados, fundindo poesia e teatro, fazendo com que o texto, cheio de ironia, trocadilhos, metáforas e ritmo, flua naturalmente.
O SEGREDO DA LUA
Sinopse
Conta a história de uma rainha que transforma o Sol em um diamante. A partir daí, todo o reino é obrigado a viver na escuridão onde só o brilho da Lua reina.
Oficina de Artesanto - Praça Osvaldo Cruz
RESGATANDO A MÚSICA SERTANEJA
Local: CIARTE (Rua Dr. Ricardo Vilela, 69 - Centro)
Data: 16/06/2010
Horário: das 17h às 22h
GRATUITO
Show musical com a participação de cantores, duplas e trios sertanejos de várias cidades da região:> Trio Andorinha e Fábio Henrique - Suzano> Duo Estrela - Mogi das Cruzes> Tião Mineiro e Carlinhos - Mogi das Cruzes> Del e Chumbinho - Biritiba Mirim> Zé Peão e Zé Paixão - Mogi das Cruzes> João Goiano e Rei do Mar - Mogi das Cruzes> Os Amigos de Mogi - Mogi das Cruzes> Bene Ramos e Tanut - Ferraz de Vasconcelos.
Fonte: Site da secretária de cultura de Mogi das Cruzes
http://www.cultura.pmmc.com.br/novosite/index.php?view=details&id=708&option=com_eventlist&Itemid=26
Readaptação: Bruno Martins
SACI PERERÊ EM: O RETORNO DA BRUXA (Grupo de Teatro Papo Cabeça)
Local: Theatro Vasques (Rua Dr. Corrêa, 515 - Carmo)
Horários: 9h30 e 15h
Recomendação: Livre
GRATUITO

Sinopse
E agora? A floresta encantada está nas mãos daquela bruxa malvada! Ela está mais poderosa, destruiu a floresta, destruiu o Reino de Formigália e ainda convenceu o Rei Osório a ficar do seu lado. E agora quer expulsar o Saci da floresta. Puxa, essa bruxa é malvada mesmo! O Saci Pererê está muito encrencado! E agora será o fim da floresta encantada? Conseguirá o Saci derrotar a bruxa Malvina Malvada e salvar a floresta? Você não pode perder essa batalha do Saci contra a Bruxa em defesa da preservação do meio ambiente. Ficha TécnicaAutores: Antonio Luis Carvalho e Luciano GomesAdaptação: Luciano GomesDireção: Luciano GomesTécnica – MarianeCenário – Companhia Teatral Papo Cabeça (Artista Plástica: Andréia Sato)Figurinos – Companhia Teatral Papo CabeçaMaquiagem - Antonio Luis CarvalhoIluminação – Luciano GomesSonoplastia – Companhia Teatral Papo Cabeça
Elenco:Luciano Gomes, Antonio Luis Carvalho e Josi Moraes
Fonte: Site da secretária de cultura de Mogi das Cruzes http://www.cultura.pmmc.com.br/novosite/index.php?view=details&id=687&option=com_eventlist&Itemid=26
Readaptação: Bruno Martins
A Propósito da Chuva
O espetáculo foi criado a partir do livro “Memórias do subsolo” de Fiódor Dostoievski. O texto adaptado é de Ricardo Diaz e Paulo Fabiano. Na história, o personagem Homem do Subterrâneo se envolve com uma prostituta, Liza (interpretada por Fabíula Antonini). O diálogo entre os dois trata da generosidade e do amor. “A peça trata do encontro entre o Homem do Subterrâneo e a prostituta e fala da dificuldade de se praticar o amor nos dias de hoje”, conta o ator Ricardo Diaz. Segundo ele, o espetáculo faz um paralelo entre os dias atuais e a época na qual o livro russo foi escrito.
A peça começou a ser montada em 2008, mas, por conta da participação do ator no filme, foi retomada este ano. A estreia foi há um mês e a peça foi apresentada nas cidades de Barueri, Mauá, São Bernardo do Campo e vem agora a Suzano. No segundo semestre, o espetáculo terá temporada na capital paulista.
Filme
O ator Ricardo Diaz, do elenco de “A Propósito da Chuva” e protagonista do filme “Lula, o Filho do Brasil” trabalha no teatro há 15 anos e fez sua estreia nas grandes telas com o filme que trata de Lula, contando sua vida particular antes de se tornar presidente da República.
“Fazer parte deste filme foi maravilhoso e ganhar este papel foi um presente”, afirmou o ator. O personagem interpretado por ele, o Lula antes de ser presidente, tem, para Ricardo Diaz, uma história incrível. “Ele saiu da pobreza extrema e se tornou, na década de 80, presidente de sindicado. A história que eu interpreto não é do Lula, mas de outra figura que ninguém conhece, da sua vida pessoal, do seu relacionamento com a mãe e os irmãos”, contou.
Ficha Técnica da Peça “A propósito da Chuva”
Texto original: Fiódor Dostoievski
Adaptação: Rui Ricardo Diaz e Paulo Fabiano
Elenco: Fabiula Antonini, Camila Molla, Evelim Gonçalves e Rui Ricardo Diaz.
Direção: Paulo Fabiano
Cenografia/ instalação: Paulo Fabiano
Figurino: Cia Teatro X
Iluminação: Tiê Fabiano
Design gráfico: Carla Pinkovai
Duração: 60 minutos
Classificação: 16 anos
Serviço
Galpão das Artes
Rua 9 de Julho, 267 – Centro
Ingressos devem ser retirados com uma hora de antecedência.
Estréia o Sarau da Biblioteca São Paulo
O alicerce da moderna Biblioteca de São Paulo sepulta milhares de histórias. Reais!
Inglória face na arte de reeducar e reintegrar. No Complexo Carandiru, muito mais que 111 agonias circularam entre muros e barras de ferro, diuturnamente, durante mais de seis décadas. Reduzida a pó, restaram amargas lembranças. Não poucas.
Em seu lugar, ergueu-se acolhedor abrigo. A casa dos livros. As histórias não são mais confinadas. Ganharam liberdade. Interagem com quem busca saber.
Recém-inaugurada, a Biblioteca de São Paulo é gerida com novo conceito. Além das obras obrigatórias, os mais de 30 mil livros atendem à solicitação do público, à sua preferência. Ao menos 100 computadores estão disponíveis para os leitores e há, ainda, palestras, shows, oficinas e saraus.
Entre a extensa programação mensal, mais uma atividade estará em ação. Sob a marquise da entrada, o palco e o microfone estarão atentos aos versos e acordes da manifestação popular.
O Sarau da Biblioteca de São Paulo chega para somar entre os mais de 60 recitais espalhados pela região metropolitana.
Mas o que é um sarau?
É um espaço livre onde as palavras impressas ganham voz. É o lugar onde a poesia torna-se expressão. Onde a alma do escritor anônimo aflora.
Sem preconceitos de temas ou formas, criação nenhuma é rejeitada. Antes, aplaudida. É a comunhão daqueles que procuram dialogar consigo e com o mundo que os cerca. Incentivo à leitura! Quem lê não mosca, voa mais alto!
O Sarau da Biblioteca de São Paulo, que fica ao lado da Estação Carandiru do Metrô, estreia no sábado, 19 de junho, das 16 às 18 horas. Os encontros serão semanais e abertos a todo segmento artístico.
A literatura, em especial a poesia, vive momento único, acumulando mais e mais adeptos. Aos amantes e guerreiros, temos, assim, mais um recanto para exercitá-la.
A palavra é um cavalo sem sela. Se bobear, ela derruba. Mostre a cara. Dê voz ao seu poema! Cavalgue essa ideia!
Contamos com sua participação!
Serviço Sarau da Biblioteca de São Paulo Dia 19 de junho,
Blog: http://www.bibliotecadesaopaulo.blogspot.com/
Twitter: www.twitter.com/spbiblioteca
Fonte:Cristina Nolli poiesis.org.br
Readaptação: Bruno Martins