Neste domingo (10/6), às 20h, o Galpão das Artes recebe o espetáculo “Sobre Homens e Caranguejo”, da Cia. Duas da Criação e Coletivo Cênico Joanas Incendeiam. A peça é uma realização do Programa de Ação Cultural (Proac), com apoio da Prefeitura de Suzano, por meio da Secretaria de Cultura. A classificação indicativa é de 12 anos e a entrada é gratuita.
Com direção e encenação de Luciana Lyra, a peça se baseia no romance homônimo escrito em 1966 pelo geógrafo pernambucano Josué de Castro, estudioso que lutou pela construção de uma democracia social no Brasil. A ideia não é a transposição literal da obra, mas a criação de fricções entre o universo criado por Castro e o cotidiano de duas comunidades brasileiras: a Ilha de Deus, em Recife, e o Boqueirão, em São Paulo, que vêm sendo pesquisadas por atrizes das duas companhias teatrais há um ano e meio.
A trama do espetáculo gira em torno de um Menino, que chegou à cidade e aos mangues com seu Pai, fugindo da seca, depois da morte do irmão mais velho. Sua vida se divide entre trabalhar para o Padre, como catador de caranguejos, a vontade de brincar e a amizade com Cosme, um homem sábio que vive no seu mocambo com suas pernas imóveis. Cosme vê a Aldeia dos Demais, comunidade ficcional onde moram, através dos reflexos num pedaço de espelho, e o mundo através dos jornais velhos do Menino. É Cosme quem fomenta no Menino certa consciência política e instiga a lutar contra o Rei Dom Agamenon pelo direito às terras da Aldeia.
Visite o blog: http://exposicao2artes.blogspot.com.br/
Permeado por histórias tocantes, cômicas e contundentes, o espetáculo analisa o fenômeno social da miséria e da fome em todas as suas contradições e consequências, com o objetivo de desnaturalizá-lo e problematizá-lo como uma criação humana.
O Galpão das Artes fica na rua Nove de Julho, 267 – Centro.
Fonte: SECOM - Suzano
Postagem: Magno Oliveira
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Obrigado por interagir conosco!