Ás vezes o que acontece nas Secretarias de Cultura, é que gestores culturais e artistas não sabem definir o que são agentes e fazedores culturais. Isso se deve a muitas teorias que não quero discutir aqui, relacionei os mais importantes, para sua análise se quiser implementar no Blog. Abraços!
Produtores Culturais: aqueles que realizam produções, sejam eles na área da música, do teatro, da dança, uma exposição de artes, fotografia, etc. Mesmo que informal.
Agentes Culturais: aqueles que trabalham dentro de um produto cultural. Por exemplo, atores, atrizes, músicos, artistas plásticos, fotógrafos, cineastas, poetas, historiadores e similares.
Fazedores Culturais: aqueles que fazem/realizam seu produto cultural, mesmo sem estarem estabelecidos, ou seja, que não possuam um CNPJ ou estejam ligados a algum grupo cultural.
Grupos Culturais: Todos aqueles grupos das mais diversas áreas da cultura: grupo de teatro, de rock, de hip-hop, rap, dança, folclore, festas típicas (São Gonçalo, Moçambique, Congada, Catira, Festa do Divino, etc), aqui entram também os festeiros.
Gestores de Espaços Culturais: Sejam eles públicos ou privados. por exemplo, a biblioteca, a escola de música, ou algum empresário que tenha algum espaço onde tem como oferta uma atração cultural, uma música ao vivo, uma apresentação teatral.
E os demais: Como as escolas de samba, os blocos de carnaval, clubes onde acontecem apresentações culturais ou exposições artíticas eventuais. Além dos bens patrimoniais (móveis e imóveis), material e imaterial da cultura, temos que ter um panorama destes grupos acima, pois eles estarão diretamente ligados a proposta de aumento de turismo regional e também em prol da cadeia produtiva da cultura na própria cidade.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Obrigado por interagir conosco!