A nova ministra da Cultura, Ana de Hollanda, assumiu nesta segunda-feira (3) a pasta, na cerimônia de posse mais animada da Esplanada dos Ministérios. Recebida por grupos de cultura popular, na entrada do Museu da República, Ana arriscou passos de samba de roda e coco, dança típica do Maranhão.
Dentro do auditório, com quase mil pessoas, mais música, tocada por uma bateria de escola de samba, que levou o senador Eduardo Suplicy (PT-SP) a cair no samba com um grupo de passistas.
Foto: AE
A Nova ministra da Cultura, Ana de Hollanda, dança ao chegar para cerimônia de transmissão de cargo
Ana disse que sua gestão será de “continuidade e avanços” e se comprometeu a manter programas criados nos últimos anos, como os Pontos de Cultura e os projetos do Mais Cultura. “A minha gestão jamais será sinônimo de abandono do que foi ou do que está sendo feito. Não quero a casa arrumada pela metade, as coisas se desfazendo pelo caminho, a pintura deixada no cavalete por falta de tinta”.
A nova ministra disse que a ascensão social conquistada durante o governo do ex-presidente Lula tem que ser complementada pelo acesso à cultura e informação, na gestão da presidenta Dilma Rousseff. “ É preciso ampliar a capacidade de consumo cultural dessa multidão de brasileiros que está ascendendo. Até aqui, essas pessoas têm consumido mais eletrodomésticos que cultura”, avaliou.
Ana aproveitou a presença de parlamentares na cerimônia de posse e pediu apoio do Congresso Nacional para aprovar, ainda no primeiro semestre, o projeto de lei que cria o Vale Cultura. “Temos que incrementar a cesta do trabalhador com a inclusão da cultura. Fazer o casamento da ascensão cultural e social, para acabar com a fome de cultura que ainda reina no nosso país”.
A nova ministra destacou que o ministério ganhou importância política nos últimos anos e disse que, nos próximos quatro anos, a pasta vai estar integrada às demais áreas do governo. “O Ministério da Cultura na gestão Dilma Rousseff não será uma senhora excêntrica nem um estranho no ninho”.
Paulistana, irmã do cantor Chico Buarque, a nova ministra da Cultura é cantora, compositora, já foi secretária de Cultura da cidade de São Paulo e de Osasco, além de gestora da Funarte e do Museu da Imagem e do Som.
No discurso de transmissão do cargo, o ex-ministro Juca Ferreira listou programas e iniciativas do ministério, se emocionou ao se despedir dos colegas de governo e foi aplaudido de pé mais de uma vez.
Fonte: Portal IG
Postagem: Magno Oliveira
Fonte: Portal IG
Postagem: Magno Oliveira
Gracias por visitarme, te sigo.
ResponderExcluirFeliz Año nuevo, que sea con amor, trabajo, salud y mucha felicidad.
besitos para ti, que Dios te bendiga.
Fisuras las contiene el viento
ResponderExcluiry el alma que derrama el suspense
¿quien puede sobreponer el mañana?
¡¡Yo no!! ¿Y tu?
Posiblemente sea un vago capricho
aquel que nos hace seguir...
sendas bajo el mismo palio
pienso luego existo...
me acurrucan los sentidos
no los sentimientos
luego sigo el bagaje
de las garzas por el desierto...
...posible ser un pasaje incierto...
María del Carmen
PD/ Que los Magos Reyes
sean muy gentiles contigo.
TQ.
Bienvenida a casa!!! Seguire cuidando la semilla de esta amistad...
Viva Brasil que en estos tiempos tan duros se ha convertido en la esperanza del mundo, de un cierto mundo progresista y que desea justicia y atención a los más pobres. Ánimo a todos y a no cansarse. Teneis que saber que la labor que se ha emprendido desde el gobierno es ingente y muchos ojos en el mundo, entre ellos los míos, os están mirando con admiración. Un fuerte abrazo a todos
ResponderExcluirMás cultura siempre!!!!!!
ResponderExcluirSaludos
Gracias por visitar mi blog.
ResponderExcluirFeliz año 2011
nice blog! i'll exercise my spanish on your blog, because next year i'll be in valencia with my school!
ResponderExcluirO belo como a poesia gostam mesmo é das coisas simples.. obrigada pela visita
ResponderExcluirTudo que for bom pro povo tem que ser mais.
ResponderExcluirBeijos
Com que dinheiro esse povo vai "consumir" cultura?
ResponderExcluirAntes há que se explicar que "cultura" não BBB, não é Pagode, não Axé, não é "novela" da globo, Futebol às quartas & sábados...
Antes de mandar consumir, "expliquem" o que é a tal da CULTURA...
Adelante! Muy bueno. Gracias por la visita
ResponderExcluirA falta de Cultura aparece quase sempre associada à miséria.
ResponderExcluirO Grande Brasil tem vindo a crescer na justa medida da sua Cultura.
abç
G.J.
Mais cultura, mais vida .
ResponderExcluirAbraço.
Que venha cheia de vontade e de atitudes.
ResponderExcluirPrecisamos.
Um abraço
Obrigado pela visita.
ResponderExcluirMais cultura para toda a América do Sul.
Cumprimentos de Salta, Argentina.
Vim agradecer o convite e o carinho.
ResponderExcluirE falar que sem cultura uma nação não tem chance de acreditar que o melhor é a evolução.
Obrigada e um ano de muitos exitos
Obrigado a todos que visitaram o folhetim. E comentaram esta postagem. Agradeço pelos votos de feliz ano novo. E por quem retribuiu a nossa visita.
ResponderExcluirnum geral sobre os comentários espero que ela possa fazer um bom trabalho na cultura como também torço pelo sucesso de Dilma!
Magno Oliveira
Folhetim Cultural