Cenários de cidade inglesa são destaque no Atende Fácil‏


Cambridge 1993 - Professor emérito, sociólogo, fotógrafo e escritor José de Souza Martins (Crédito: Reprodução)
A partir desta quinta-feira (03/10), cenários da cidade de Cambridge (Inglaterra), local de grandes criações na arte, na literatura, nas humanidades e na ciência, ocuparão o Espaço Cultural do Atende Fácil como parte da exposição Cambridge na fotografia de um são caetanense, promovida pela Fundação Pró-Memória. As imagens poderão ser apreciadas pelo público até 1°/11. A visitação é livre e gratuita.
Há cerca de 40 anos, o professor emérito, sociólogo, fotógrafo e escritor, nascido em São Caetano do Sul, José de Souza Martins foi convidado pela Universidade de Cambridge para ser pesquisador visitante. Foram durante essas quatro décadas de visitas e residência periódica que Martins fez seus registros. Vale ressaltar que ele foi o terceiro brasileiro, depois de Celso Furtado e Fernando Henrique Cardoso,  a ocupar a prestigiosa Cátedra Simón Bolivar da universidade entre os anos 1993 e 1994.
Martins é um importante protagonista da construção e preservação do patrimônio histórico, artístico e literário de São Caetano, sendo o idealizador e primeiro diretor do Museu Histórico Municipal. A dimensão de sua obra é vasta, sendo composta por 40 livros, mais de 100 pesquisas e produções e cerca de 500 textos publicados em jornais e revistas, além de 14 prêmios e títulos recebidos.
Entre seus livros, podemos destacar Imigração e a crise do Brasil agrário (1973), Subúrbio (1992), O Imaginário na Imigração Italiana(editado pela Fundação Pró-Memória em 2003) e A Aparição do Demônio na Fábrica (2008). Mais informações sobre a exposição podem ser obtidas pelo telefone 4223-4780.
Fonte: Marília Tiveron
Fundação Pró-Memória
Postagem: Magno Oliveira

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Conheça um pouco mais sobre Carla Cristina Garcia ministrante da oficina cultural “A literatura e a moda: A estranha relação entre as palavras e o corpo”

REUNIÃO DO CONSELHO DE CULTURA DE POÁ SERÁ DIA 19

No Café da Manhã com Poesia: Uma pequena crônica de uma manhã de domingo