O escritor João Carlos Marinho fez ontem uma palestra gratuita em Suzano , às 14horas
O evento foi na biblioteca do Centro de Educação e Cultura Francisco Carlos Moriconi. A visita do escritor fez parte do projeto Viagem Literária, desenvolvido pela Secretaria Municipal de Cultura em parceria com o Governo do Estado.
Por meio desta iniciativa, a cidade de Suzano recebe até novembro um escritor por mês. Quem também participou do projeto, em junho, foi o escritor Zuenir Ventura.
Durante a palestra, João Carlos Marinho falou de sua trajetória literária e conversou com o público a respeito do livro "O Gênio do crime", clássico infanto-juvenil que completou 40 anos em 2009.
Para o coordenador literário da Secretaria de Cultura de Suzano, Ademiro Alves, o Sacolinha, as palestras de escritores que são referência na literatura brasileira são exemplos para quem escreve e estimulam o público. A palestra de João Carlos Marinho foi aberta a todo o público.
O projeto em parceria com o Estado dá continuidade ao Trajetória Literária, já desenvolvido no município e que trouxe grandes nomes da literatura à cidade, como Ariano Suassuna, Marcelo Rubens Paiva, Loyola Brandão, Paulo Lins e Moacyr Scliar.
O autor
João Carlos Marinho nasceu na capital do Rio de Janeiro, em 1935. Passou sua infância e adolescência nas cidades paulistas de Santos e São Paulo. Ainda jovem, foi estudar na Suíça, onde ficou até os 20 anos. Diplomou-se em Direito pela Faculdade do Largo de São Francisco da Universidade de São Paulo (USP). Em 1969, quando ainda advogava, publicou o livro “O Gênio do crime”, que se tornou um clássico da literatura infanto-juvenil brasileira. A obra já ultrapassa a marca de 60 edições.
Após este livro, o autor lançou outras 12 obras da turma do gordo, como Caneco de Prata (1971), Sangue Fresco (1982) e Berenice Detetive (1986). Recebeu diversos prêmios, como o Jabuti, o prêmio da Associação Paulista de Críticos de Arte (APCA) e o Prêmio Mercedes Benz.
Fonte: Érica Secretaria de Imprensa de Suzano
Adaptação e postagem: Magno Oliveira
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Obrigado por interagir conosco!