Publicado em 22/03/2011 por Redação, nas categorias Almanaque Brasil Cultura, Antropologia, Cultura, Cultura Popular, Gestão Cultural, Leis, Notícias, Patrimônio Cultural, Sociologiae com as tags Cultura Brasileira,MinC,Ministério da Cultura,Notícias,Sociologia.
Uma série de encontros entre a presidente Dilma Rousseff e artistas e membros de setores da cultura visam aproximá-la mais das questões e discussões ligadas ao âmbito cultural no País, explica a colunista da rádio Band News FM, Mônica Bergamo.
Em homenagem ao mês da mulher, Dilma deve receber na próxima sexta-feira, no Palácio da Alvorada, 30 cineastas brasileiras para assistir um filme, jantar, e, depois, discutir políticas culturais.
Os próximos encontros, que serão mensais, incluirão também homens e representarão a primeira tentativa de aproximação de Dilma com o setor cultural. O governo da presidente se iniciou com discussões e polêmicas ligadas principalmente à Lei Rouanet e à política de direitos culturais no País.
O plano cultural do governo de Dilma, entretanto, é um dos únicos que rompeu com a política que estava sendo feita por seu antecessor. Dilma decidiu frear a discussão que Lula havia colocado em pauta sobre assuntos como, por exemplo, a mudança nas leis de financiamento de cultura no Brasil.
Dados mostram que recursos de empresas privadas vão apenas para grandes projetos de artistas famosos, e dificilmente saem do eixo Rio-São Paulo. Além disso, cerca de 80% dos recursos de cultura são públicos, porém distribuídos pelo setor privado, e não pelo Estado.
Fonte: Brasil Cultura
Postado por Magno Oliveira
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Obrigado por interagir conosco!