Publicado em 8/03/2011 por Redação, nas categorias - Folclore, Almanaque Brasil Cultura, Cultura, Cultura Popular, Notícias,Sociologiae com as tags - Folclore,História,Notícias,Sociologia.
A escola da comunidade da Lagoa da Conceição, União da Ilha da Magia, de Florianópolis (SC), trouxe para avenida um tema recheado de polêmica. O enredo “Cuba sim. Em nome da verdade”, ousou retratar os EUA como “monstros” e os guerrilheiros de Che e Fidel como ícones da liberdade.
Política à parte, o desfile encantou os jurados e trouxe o primeiro título para a agremiação em apenas três anos de história. A União deixou para trás escolas tradicionais da cidade, como a Copa Lord, atual campeã, e a Protegidos da Princesa, fundada em 1948 e detentora de 24 campeonatos. Unidos da Coloninha e Consulado do Samba ficaram na quarta e quinta posição, respectivamente.
As três primeiras colocadas voltarão à passarela nesta terça-feira (8) para o desfile das campeãs. A filha de Che, Aleida Guevara (foto), permanece em Florianópolis para uma série de palestras na quarta e quinta-feira, mas ainda não confirmou presença no novo desfile.
Em uma proposta ousada, causando grande expectativa na sociedade, a escola conseguiu fazer um desfile impecável e conquistar boas notas em quase todos os quesitos. A escola ganhou com 264,8 pontos. Em segundo lugar ficou a Embaixada Copa Lord, com 261,5 pontos, e, em terceiro a Protegidos da Princesa com 261,3 pontos.
A médica e revolucionária cubana Aleida Guevara foi destaque na passarela e participou da apuração na arquibancada ao lado da comunidade da Lagoa da Conceição. A cada nota dez recebida a comunidade se levantava e comemorava a aproximação do título.
Aleida também comemorou a vitória e saudou a coragem da escola e a homenagem feita a seu povo e sua revolução. O enredo da União da Ilha da Magia (UIM) foi cantado por todos, e palavras de ordem como “Cuba sim, yankees não. Viva Fidel e a revolução” também foram ecoadas.
O destaque na pontuação foi também para a Comissão de Frente, que na Passarela Nego Quirido montou um mosaico com o rosto de Che Guevara, e para a bateria UIM, com todos os seus integrantes vestidos de guerrilheiros revolucionários.
Matéria publicada no sítio Vermelho.
Postado no Folhetim Cultural por Magno Oliveira
Olá.... vou estar sempre por aqui olhando as novidades.... Abraço.
ResponderExcluirSamanta obrigado por visitar nosso espaço iremos sempre procurar fazer o melhor para agradar você e todos os nossos leitores.
ResponderExcluirMagno Oliveira Twitter: @oliveirasmagno ou twitter/oliveirasmagno
Telefone: 55 11 61903992
Estou super antenada nas novis aqui!!!!!
ResponderExcluirBeijo
Helena
Helena
ResponderExcluirPode sim aqui não vai faltar informação!