quarta-feira, 29 de abril de 2015

A Raiz Movimento Cidadanista de Poá realizou o 1º Fórum Raiz de Cultura


A Raiz Movimento Cidadanista pretende se tornar partido em breve, segundo Magno Oliveira um dos fundadores do movimento na cidade “A proposta da Raiz é, reunir diferentes pessoas para discutir os problemas de forma horizontal sempre propondo soluções”.



O tema da 1º edição do Fórum Raiz de Cultura foi museus. João Pedro Rodrigues, graduando em museologia pela Universidade Federal de Pelotas (RS), explicou a definição do termo, apresentou possibilidades de museus desde os tipos tradicionais aos comunitários, como o da Favela da Maré, no Rio de Janeiro. Durante sua explanação João Pedro informou os procedimentos para a constituição destes centros culturais.

Antes da participação do estudante de Museologia, o poeta e jornalista Magno Oliveira, abriu o evento falando sobre a história da Raiz e exibindo Teaser da Carta Cidadanista, que é o manifesto do partido-movimento lançado há cerca de um mês na capital paulista. Segundo Oliveira, Luiza Erundina (PSB) apoia o projeto e organiza um evento de lançamento público do partido-movimento para o dia 1 de maio, em Brasília. A Raiz Movimento Cidadanista Poá – SP possui página no Facebook que pode ser acessada através do seguinte endereço: https://www.facebook.com/pages/Raiz-Movimento-Cidadanista-Po%C3%A1-SP/530655040408495?fref=ts

O fotógrafo e educador William Ferro falou sobre a importância da memória por meio de um projeto realizado dentro do Reino da Garotada. Após a segunda palestra da noite, o público de cerca 20 pessoas assistiram ao filme “Memórias do Olhar”, produzido pelo Ponto de Cultura do Reino. Ferro finalizou sua participação no fórum afirmando “Acredito que a nossa discussão vai além dos museus, mas qual é a política cultural que queremos”.

O fórum foi aberto ao público, por isso, com decisão tomada junto com os presentes decidiu-se fazer uma roda para debate. Onde todos puderam expor suas ideias e opiniões, o assunto de mais destaque foi o Museu Padre Eustáquio.

Tatiane Oliveira, membro da Pastoral do Museu Padre Eustáquio e da Paróquia Nossa Senhora de Lourdes expôs a atual situação do projeto.  Os problemas enfrentados para criar o Museu e como o espaço é importante para a preservação da história de Poá. A Raiz Movimento Cidadanista Poá - SP convidou a paróquia, mas o Padre Reginaldo Martins pároco atual preferiu não enviar ninguém e nem foi ao evento.

Segundo a Raiz Movimento Cidadanista Poá – SP o atual prefeito, os Secretários de Turismo e Cultura e todos os atuais vereadores foram convidados, apesar disso apenas Lázaro Borges (PROS) compareceu.

DURANTE O FÓRUM LÁZARO BORGES (PROS) FOI COBRADO POR MAGNO OLIVEIRA PARA QUE HAJA A EFETIVAÇÃO DO SISTEMA MUNICIPAL DE CULTURA NA CIDADE

O Vereador Lázaro Borges (PROS) foi cobrado por Magno Oliveira, sobre a efetivação do Sistema Municipal de Cultura, que institui o Fundo Municipal de Cultura e Conselho Municipal de Políticas Culturais. O Vereador prometeu cobrar do prefeito de Poá, Marcos Borges (PPS), o Marcos da Gráfica, a efetivação do projeto. A declaração foi dada durante o Fórum Raiz de Cultura.

“Prometo que vou conversar com o prefeito para saber o porque de não ter sancionado a lei. Quero entender melhor o que acontece”, declarou Lázaro Borges (PROS). Diversas instituições e lideranças como Magno Oliveira, que atuam no setor cultural cobram para que a Prefeitura de Poá legitime o Conselho Municipal de Cultura, cujo projeto de lei foi aprovado pela Câmara em dezembro de 2013. Magno garantiu que vai acompanhar a promessa.


Sobre a Raiz Movimento Cidadanista

Formado inicialmente por um grupo dissidente da Rede e com nome Avante, Raiz Movimento Cidadanista tem como apoiadores Célio Turino e Luiza Erundina, atualmente está presente em 23 estados e o DF.

Possui ex-filiados de vários partidos, além de pessoas nunca filiadas a nenhum partido político. A Raiz propõe ser um partido Cidadanista, horizontal e aberto para participação de não-filiados em sua estrutura.

Entre o final de abril e início de maio deverá ocorrer o lançamento público do partido, no dia 27 de março foi lançada carta Cidadanista que pode ser lida na íntegra no site


Fan Page da Raiz Movimento Cidadanista Nacional


Fan Page da Raiz Movimento Cidadanista Poá SP

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por interagir conosco!