segunda-feira, 8 de junho de 2015

Publicado pela Fundação Pró-Memória, livro infantil sobre a história de São Caetano é elogiado por alunos e professores‏

A Fundação Pró-Memória de São Caetano do Sul lançou na tarde de (25/5), no Centro de Capacitação dos Profissionais da Educação Dra. Zilda Arns (Rua Tapajós, n° 300 – Bairro Barcelona), o livro A História de São Caetano do Sul, a vigésima quinta publicação da instituição, mas a primeira voltada especialmente ao público infantil. Escrito por Nereide Schilaro Santa Rosa e ilustrado por Roberta Giotto, o livro apresenta textos curtos, simples e objetivos, aliados a ricas ilustrações, que permitirão que as crianças tenham contato com a história da cidade e seus mais importantes acontecimentos. O evento de lançamento contou com a presença do prefeito, Paulo Pinheiro, e de outras autoridades. Na ocasião, também houve a entrega simbólica dos exemplares para 20 alunos, que representaram as escolas de ensino fundamental da cidade.

A primeira a discursar aos presentes foi Nereide, escritora ganhadora do Prêmio Jabuti em 2004, que afirmou que “este é um evento muito especial na minha vida por poder contar a história de São Caetano de maneira lúdica, divertida e com objetivo educacional”. E completou: “Ao escrever o livro, a minha intenção foi formar cidadãos críticos, transformadores e que possam ter amor pela terra em que vivem”.
Em seguida, a presidente da Fundação Pró-Memória, Sonia Xavier, ressaltou que “a Pró-Memória já pesquisa a história da cidade e devolve o resultado deste trabalho para os munícipes há muitos anos. Mas ainda não havíamos escrito para crianças. Por isso, surgiu a ideia desta publicação”. Sonia também sublinhou a importância do encarte destacável dos personagens do livro. “Por meio deste material, as crianças também poderão contar a história de sua família, de sua rua e de sua escola.”
A secretária municipal de Educação, Ivone Braido Voltarelli, também esteve presente. “A Secretaria de Educação sempre será parceira em tudo que contribuir para a aquisição de conhecimento dos alunos. Quando a criança conhece a história de sua cidade, isso faz com que ela tenha mais respeito pelo lugar onde vive”, disse.
O prefeito, Paulo Pinheiro, prestigiou o lançamento do livro e aprovou a iniciativa. “São Caetano é uma cidade voltada para o ensino, para a educação. Este é um município que cresceu de maneira positiva, graças a essas pessoas que já deram sua contribuição, às que estão dando e às crianças, que ainda muito contribuirão. Queremos sempre promover eventos deste tipo, que incentive nossas origens”, afirmou.
Também subiram ao palco o secretário de Comunicação, Fernando Scarmelotti, o conselheiro da Fundação Pró-Memória Wagner Natale e o autonomista Mario Porfírio, que é um dos personagens do livro. Ao final do evento, as crianças puderam tirar foto, conversar e pegar autógrafo da autora.
Nas próximas semanas ocorrerá a entrega dos exemplares para todos os alunos do 3° ano do Ensino Fundamental das escolas municipais, a fim de que o conteúdo seja trabalhado em sala de aula. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone 4223-4780.
Postagem: Magno Oliveira

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por interagir conosco!