INAUGURAÇÃO DA PRIMEIRA LIVROTECA DE POÁ SERÁ COM SARAU E NESTE SÁBADO NA OPERETA

Este equipamento cultural trata-se de fundo de geladeira reaproveitado para servir de suporte para livros à disposição para leitura. Espaço cultural e educacional, que potencializará o turismo cultural, melhorar a educação, democratizar o acesso à leitura, além de oferecer um espaço de relacionamento entre as pessoas. Um projeto com custo baixo e eficiente.

O Rapper Mano Rodolfo é uma das atrações do sarau de inauguração da Livroteca Foto: Divulgação


A primeira Livroteca de Poá será inaugurada no Espaço Cultural Opereta, localizada na rua Doutor Emílio Ribas, 168, Vila Sopreter, Poá-SP. A partir das 20 horas terá início um sarau para celebrar o acontecimento. Diversos artistas da cidade e da região confirmaram presença: cantor e ator Jhony Uriel, Helder Vinhola, escritora Jussara Melo, poeta Magno Oliveira, artista plástico Anderson Benardelli, entre outros. O microfone estará aberto ao público para intervenções.

A Livroteca será inaugurada com 150 livros que ficarão à disposição dos poaenses. Gibis, livros infanto juvenil, infantil, comédia, poesias entre outros gêneros e revistas. Para agitar e movimentar o espaço o grupo que coordena o projeto fará periodicamente diversas atividades como roda de leitura, contação de história, etc. O grupo responsável por esta política pública é formado pelo partido-movimento em formação RAiZ Movimento Cidadanista Poá - SPAssociação Grupo EsperançaIFAB Instituto de Formação Augusto BoalAssociação Cultural Opereta que cedeu o espaço para abrigar a Livroteca, além de alguns escritores da cidade.

Este projeto começou a nascer no município em julho de 2015, durante o fórum RAiZ de Cultura – Bibliotecas, o membro da RAiZ 
Magno Oliveira apresentou o projeto que após pesquisas conheceu era a Geloteca. Após o fórum, as pessoas que participaram dele se organizaram e promoveram um grupo de discussão (GD), mais tarde este grupo se tornou o organizador da FLIPoá (Festa Literária Itinerante Poaense) e abraçaram a proposta de realizar o projeto Livroteca em Poá inspirado na Geloteca. Para tocar este e outros projetos culturais e educacionais de incentivo a leitura a RAiZ criou o círculo Educação e Cultura, o qual o GT Flipoá faz parte. Do círculo e do GT qualquer pessoa da sociedade civil pode participar, o GT ainda é aberto para participação de qualquer instituição que queira de forma positiva colaborar.

“Teremos uma equipe a qual ficará responsável por organizar as diversas atividades para movimentar a Livroteca. Não será depósito de livro, será um equipamento cultural funcional, será uma política pública eficiente de democratização ao acesso à leitura, de estudo, de formação de cidadãos e cidadãs.” Relata 
Magno Oliveira membro do círculo Educação e Cultura da RAiZ e do GT FLIPoá, que complementa “Esta será a primeira, mas teremos uma segunda que será inaugurada em Nova Poá e nos próximos meses inauguraremos outras em todos os cantos da cidade.”

Os livros foram recebidos de doação, diversos pontos de coleta na cidade serviram de base para a arrecadação. Quem quiser colaborar doando livros ou geladeiras sem utilização pode entrar em contato por meio das fan pages: FLIPoá ou RAiZ Movimento Cidadanista Poá-SP, há ainda o e-mail: raizmovimentocidadanistapoa@gmail.com. No próprio ponto instalado a Livroteca poderá receber as doações.


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Conheça um pouco mais sobre Carla Cristina Garcia ministrante da oficina cultural “A literatura e a moda: A estranha relação entre as palavras e o corpo”

REUNIÃO DO CONSELHO DE CULTURA DE POÁ SERÁ DIA 19

Arquivo da Música: Roupa Nova