terça-feira, 18 de outubro de 2011

Ivana Arruda fala sobre processo criativo em Suzano


 A escritora Ivana Arruda Leite esteve em Suzano na noite de quinta-feira (13/10), para uma palestra gratuita no Centro de Educação e Cultura Francisco Carlos Moriconi. O evento é parte do projeto Viagem Literária, desenvolvido pela Prefeitura de Suzano, por meio da Secretaria Municipal de Cultura, em parceria com o governo estadual.

Bem-humorada e atenciosa, a escritora respondeu a diversas perguntas do público, sobre o método e o processo criativos, a chegada do livro digital, a conciliação entre a escrita e outra profissão e os empecilhos para a publicação encontrados por muitos escritores – o que fez parte do início da carreira de Ivana. “A publicação pode ser mimeografada, xerocada, impressa, mas literatura só se realiza quando há leitores”, disse.

Sobre sua marca, a escritora, que é mestre em Sociologia, diz ser “a gargalhada da compaixão”. “Nos meus contos, há o humor e a leveza que não há na realidade. O colorido que eu gostaria que tivesse na realidade eu ponho na literatura”, disse.

Ivana Arruda Leite nasceu em Araçatuba, em 1951. Publicou três livros de contos, entre eles, “Ao Homem que Não me Quis” (2005), finalista do prêmio Jabuti. Escreveu uma novela, livros infanto-juvenis e dois romances: “Alameda Santos” (2010) e “Hotel Novo Mundo” (2009), finalista do Prêmio São Paulo de Literatura. Participou de inúmeras antologias, dentre as quais “Geração 90 – os Transgressores”, “25 Mulheres que Estão Fazendo a Nova Literatura Brasileira” e “Contos de Escritoras Brasileiras”.

A vinda da escritora a Suzano dá continuidade ao projeto Trajetória Literária, que é desenvolvido em Suzano e trouxe grandes nomes da literatura ao município, como Moacyr Scliar, Ariano Suassuna, Marcelo Rubens Paiva, Ignácio de Loyola Brandão e Paulo Lins. O objetivo do projeto é aproximar o público leitor de autores de referência e estimular a leitura.

Fonte: (SECOM) Secretaria de Comunicação de Suzano Mayara Francine

Postagem: Magno Oliveira

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por interagir conosco!