O secretário municipal de Cultura, Walmir Pinto, falou sobre “Cultura e Periferia” a moradores do Jardim Revista e a estudantes da Educação de Jovens e Adultos (EJA). A palestra foi realizada no Ponto de Cultura Círculo das Letras, na quinta-feira passada (29/9).
Walmir falou também sobre a política de descentralização da Secretaria Municipal de Cultura, que desde 2005 faz esforços para fomentar projetos e ações culturais além da área central da cidade. São resultado disso a instalação de centros culturais no Boa Vista, em Palmeiras e no Colorado, e os nove Pontos de Cultura do município, que recebem recursos para desenvolver ações culturais em diversos bairros da cidade.
Há ainda um projeto de formação que hoje atende cerca de 4 mil alunos em oficinas, trazendo oportunidade a pessoas que não tinham acesso algum à área cultural. “É o tipo de trabalho invisível, que muita gente não percebe, mas que a longo prazo propõe novo senso crítico e estima da população, além de contribuir com a melhora da qualidade de vida e do diálogo entre moradores de diferentes regiões da cidade. Estar no Jardim Revista, num Ponto de Cultura, falando com a comunidade é prova desse trabalho”, disse Walmir. “Nosso trabalho envolve também fortalecer a travessia, não apenas a ponte. Os bairros devem se comunicar e trocar experiências entre si”.
Walmir também falou no Jardim Revista sobre as ações da Prefeitura na região do Boa Vista para além da Cultura. Ele citou como exemplo a Unidade de Pronto-atendimento (UPA), que está em construção no bairro; a Praça dos Esportes e da Cultura (PEC), que será financiada com recursos do governo federal no Jardim Gardênia; e o empreendimento do programaMinha Casa, Minha Vida, no Jardim Europa, previsto para ser entregue em fevereiro de 2012.
Fonte: SECOM (Secretaria de Comunicação de Suzano)
Postagem: Magno Oliveira
Muy interesante su blog gracias por su visita
ResponderExcluirUn cordial saludo de José Ramón desde…
Abstracción textos y Reflexión.
Ótimo!
ResponderExcluirQue estas ações sejam contínuas.
Beijos
Mirze