quarta-feira, 26 de outubro de 2011

O quadrado é tema condutor da exposição Homenagem² organizada pela Dan Galeria


 
Obras de Ferreira Gullar

“As obras selecionadas mostram como os artistas se expropriam de um conceito universal, que é o quadrado, para chegar a uma criação individual”, explica Flávio Cohn, diretor da Galeria e curador da exposição

A Dan Galeria abre no próximo sábado, 29 de outubro, a exposição Homenagem², título inspirado na célebre série criada pelo pintor germano-americano Josef Albers (1888 – 1976), Homenagem ao Quadrado. A denominação da mostra sintetiza a linha condutora que orientou a escolha das obras selecionadas e, ao mesmo tempo, representa um reconhecimento ao próprio artista, que pela primeira vez terá seus trabalhos expostos no Brasil. “Na natureza não encontramos o quadrado, mas esta forma, que é universal e atemporal, está presente em todas as civilizações, desde as antigas até a contemporânea, e faz parte de quase tudo em nossas vidas”, observa Flávio Cohn, diretor da Galeria Dan e curador da exposição. E explica: “escolhi o quadrado como tema para organizar esta exposição com obras de artistas que criaram a partir de, e com a forma do quadrado”.

A seleção de artistas traz nomes célebres não apenas por suas obras, mas também pela influência que tiveram no movimento concretista brasileiro. Ao lado de Albers, outro ícone desse movimento que terá suas obras expostas será o artista plástico, escultor, arquiteto e designer gráfico Max Bill (1908 – 1994), ambos envolvidos com o projeto e a direção da escola de ULM, na Alemanha, que resgatou o conceito da Bauhaus no pós 2ª Guerra e influentes referências na composição dos grupos Frente (Rio de Janeiro) e Ruptura (São Paulo), no início dos anos 50, que reuniam os principais ativistas desse movimento. Max Bill teve fortes laços artísticos com o Brasil, tendo em Alexandre Wollner um de seus mais conhecidos discípulos. Sua obra Unidade Tripartidaganhou o grande prêmio de escultura na 1ª Bienal Internacional de São Paulo (1951).

A mostra reafirma, também, o importante papel desempenhado por Ferreira Gullar na origem do concretismo. O reconhecido poeta, jornalista e escritor tem uma dupla participação em Homenagem ². Ele escreve o prefácio do catálogo da mostra e também terá exposto seu livro-poema A Experiência Neo-Concreta. Gullar lembra em seu texto que o quadrado surge na pintura moderna, como elemento temático, em consequência do abandono, pelos artistas, da linguagem figurativa. Conforme reflete, a opção pela linguagem abstrata liberta os artistas da referência ao mundo real e lhes oferece ampla liberdade para compor seus quadros. Ao mesmo tempo, raciocina ele, suscita a questão: “trata-se de algo necessário ou de composições arbitrárias meramente decorativas?” No mesmo texto Ferreira Gullar sugere uma linha de resposta, ao afirmar que “esses e outros questionamentos terão possivelmente conduzido alguns pintores a buscar um fator essencial para a expressão geométrica. O quadrado parece ter se tornado, para alguns deles, esse elemento irredutível, talvez porque sua forma regular e absolutamente simétrica o torne, ao mesmo tempo, essencial e neutro”.
 
Artistas

·         Josef Albers
·         Max Bill
·         Franz Weissmann
·         Lothar Charoux
·         Hércules Barsotti
·         Amilcar de Castro
·         Hermelindo Fiaminghi
·         Leon Ferrari
·         Lygia Clark
·         Geraldo de Barros
·         Carlos Cruz-Diez Caracas
·         Jesús Rafael Soto
·         Luiz Sacilotto
·         Almir Mavignier
·         Dionísio del Santo
·         Amelia Toledo
·         Alexandre Wollner
·         Ferreira Gullar
·         Ascânio MMM
·         Willys de Castro
·         César Paternosto
·         Adolfo Estrada
·         Macaparana
·         Laura Miranda


 
HOMENAGEM ²
Abertura: sábado, 29 de outubro, das 10h às 14h
Período da exposição: de 31 de outubro a 21 de novembro
Horário da exposição: de segunda a sexta-feira, das 10h às 18h; sábados das 10h às 13h

DAN GALERIA
Rua Estados Unidos, 1638, São Paulo | Tel.: 11 3083.4600


Mais informações:
A4 Comunicação – Tel: (11) 3897.4122
Karina Betencourt karinabetencourt@a4com.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por interagir conosco!