quinta-feira, 8 de julho de 2010

25ª Festa da Cerejeira será realizada nos dias 9, 10 e 11 de julho‏

A tradicional Festa da Cerejeira completa 25 anos e terá uma edição especial nos dias 9, 10 e 11 de julho. A expectativa é de que 30 mil pessoas passem pelo evento que será realizado no Bunkyo Suzano (avenida Armando de Sales Oliveira) e conta com o apoio da Prefeitura de Suzano.

A abertura será nesta sexta-feira (9/7) às 18h. Logo após a cerimônia oficial, será realizado o também tradicional concurso da Miss Cerejeira. No sábado (10/7) e domingo (11/7), também haverá atrações musicais. No sábado, às 20h30, se apresenta o cantor Joe Hirata, brasileiro descendente de japoneses que faz sucesso cantando música sertaneja. O cantor ganhou um prêmio de karaokê da rede de tevê japonesa MHK.

No domingo, quem sobe ao palco às 20h10 é a cantora Bianca Cirillo. Durante a tarde, haverá um telão para que os visitantes possam acompanhar a final da Copa do Mundo. Após o jogo, a festa recebe uma apresentação inédita de dança, do grupo awa-odori. Segundo o coordenador geral da festa, Reinaldo Takashi Katsumata, os participantes dançam uma música alegre vestidos com kimono. “Esta dança é comparada ao carnaval”, afirmou.

Parceria
A Prefeitura de Suzano é responsável pela estrutura da festa, como montagem de barracas, tendas e do palco onde ocorrerão os shows. As atrações musicais também são contratadas pela administração.

Este ano, a festa também conta com a parceria com a Secretaria de Cultura, que levará ao local as exposições em homenagem aos 102 anos da imigração japonesa, que estão no Casarão das Artes e no Centro de Educação e Cultura Francisco Carlos Moriconi.

Serão expostos na festa haikais do poeta Asatoshi Fujita, morador de Suzano, além de documentos das primeiras famílias japonesas que vieram a Suzano. Há fotos antigas, além de documentos valiosos da época em que os japoneses começaram a desembarcar no Brasil, como um mapa que era vendido em Tóquio e mostrava em que cidades brasileiras os japoneses estavam concentrados. Há também um passaporte de 1908, de um japonês que chegou ao Brasil trazido pelo navio Kasato Maru.

Atrações
O evento contará, este ano, com um pavilhão do Sindicato Rural de Suzano, onde haverá uma exposição agrícola.

Como em todos os anos, os visitantes poderão contar com barracas de comidas e bebidas típicas. Entre os pratos oferecidos, haverá yakissoba (serão 2 toneladas de macarrão), harumaki, sushi e um doce tradicional da Festa das Cerejeiras, feito com a folha desta árvore, o sakurá moti.

Fonte: Imprensa de Suzano
Readaptação: Bruno Martins

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por interagir conosco!