quinta-feira, 11 de setembro de 2014

EXPEDIÇÃO “ÁRVORES DO MUNDO” PROMOVE PASSEIO GUIADO NO PRIMEIRO JARDIM PÚBLICO DE SÃO PAULO

Neste domingo (14), no Parque Jardim da Luz, público terá de forma inédita contato mais próximo com o patrimônio vegetal e árvores centenárias do local



Em um primeiro instante pode parecer improvável, mas as regiões centrais de São Paulo abrigam um mundo discreto no qual fauna e flora podem ser contempladas. Essa nova perspectiva de vivenciar a cidade é apresentada no 5º Festival Cultivar, idealizado pelo Instituto Árvores Vivas, que é coordenado por Sandro Von Matter e Juliana Gatti. No domingo (7), o Parque Tenente Siqueira Campos foi contemplado com a primeira expedição da edição. Neste próximo domingo dia 14, será a vez do Parque Jardim da Luz receber uma expedição, será a “Árvores do Mundo”.

Expedição Árvores do Mundo integra aspectos da história e vegetação do mundo, e acontece no Parque Jardim da Luz, primeiro jardim público da cidade de São Paulo inaugurado em 1798 com o nome Jardim Botânico e depois reaberto em 1825. O local apresenta um patrimônio vegetal com espécies de vários continentes, algumas árvores mais do que centenárias. Conhecer essas árvores antigas e tão representativas é o foco deste passeio inédito muito especial.

As vagas são ilimitadas, mas é preciso se inscrever para participar das expedições, as inscrições online podem ser feitas pelo link: http://goo.gl/SCu1qU
 
Durante os outros dias da Quinta Edição do Festival Cultivar, que acontece em São Paulo até 24 de setembro, serão realizados ciclos de palestras, expedições, atividades ao ar livre, oficinas e atividades culturais, apresentação musical e sessão de cinema.

Clique para ver a programação completa: http://festivalcultivar.com.br/

SERVIÇO


EXPEDIÇÃO ÁRVORES DO MUNDO


Quando: Domingo, 14 de setembro 
Onde: Parque Jardim da Luz (ao lado da Pinacoteca do Estado, acesso direto na estação do metrô Luz - linha 1 azul e 4 amarela - e a 400m da estação de metrô Tiradentes - linha 1 azul)

Horário: Das 9h30 às 13h (recepção às 9h)

Sobre a instituição Árvores Vivas

A missão do Árvores Vivas é sensibilizar os moradores de grandes centros urbanos em relação a preservação das árvores e da natureza em praças, parques e caminhos do dia a dia. Sempre utilizando informações históricas, culturais e científicas de forma muito acessível e criativa, as principais atividades organizadas pela instituição consistem em mapeamento e roteiros de árvores e vegetação para empresas, sítios, hotéis, escolas e grupos abertos; produtos ecológicos e presentes personalizados, como mudas e sementes para ocasiões especiais; oficinas técnicas, artísticas e de integração para empresas, clubes e aniversários; e consultoria e paisagismo que privilegia espécies nativas em calçadas, casas, condomínios, sítios, hotéis e empresas. A instituição é coordenada pela designer para a sustentabilidade, Juliana Gatti, e o especialista em ecologia de florestas tropicais, aves e interações mutualísticas, Sandro Von Matter.


Sobre Sandro Von Matter

Sandro Von Matter é especializado em ecologia de florestas tropicais, interações mutualísticas, pesquisa e conservação das aves, além de um dos mais importantes entusiastas da popularização da observação de aves no país. Um pesquisador dedicado em aproximar as pessoas da ciência, conectando divulgação científica, ciência colaborativa e educação há mais de 15 anos.  Atualmente têm focado seus esforços em encontrar formas inovadoras de restaurar e reconectar áreas verdes em ambientes urbanos.

Sobre Juliana Gatti 

Juliana Gatti é designer para a sustentabilidade. Há oito anos trabalha com pesquisas sobre a relação que as pessoas têm com as árvores e o meio ambiente. Inspira-se da diversidade natural como uma obra de arte infinita e viva. No seu dia-a-dia percebeu que unir informação e apreciação é uma das maneiras mais eficientes na promoção da reconexão da sociedade com a natureza que a sustenta. Fundadora da instituição Árvores Vivas, idealizou e organiza a Rede PicNic de Trocas de Sementes e Mudas das Estações e anualmente realiza o Festival Cultivar.




Postagem: Magno Oliveira
Fonte: Baobá Comunicação

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por interagir conosco!