sábado, 21 de agosto de 2010

Em setembro, praça Cidade das Flores será palco para espetáculo com Elizabeth Savala

A peça “Friziléia – Uma Esposa à Beira de um Ataque de Nervos”, com a atriz Elizabeth Savala, será apresentada na praça Cidade das Flores no dia 26 de setembro às 19h. O espetáculo será gratuito. A peça faz parte do projeto Teatro de Graça na Praça, apresentado pela atriz ao prefeito Marcelo Candido e ao secretário municipal de Cultura, Walmir Pinto, na última quinta-feira (5/8), em visita a Suzano.
O prefeito e o secretário gostaram do projeto e acreditam que ele vá ao encontro das políticas de Cultura desenvolvidas no município e, por isso, aceitaram o projeto e fecharam a data para a apresentação. “Gostei muito da proposta trazida pela Elizabeth, pois é parecida com o que nós pensamos e com nosso esforço em colocar em prática a descentralização e a popularização da cultura na cidade”, afirmou Candido, na ocasião da visita da atriz e de seu marido, o produtor Camilo Attila.

Ele lembrou que Suzano já conta com apresentações de teatro ao ar livre, como as da Mostra de Referências Teatrais, mas afirmou que, geralmente, essas apresentações têm público pequeno. “Esta proposta (Teatro de Graça na Praça) amplifica o que nós fazemos, pois tem o objetivo de trazer milhares de pessoas para a apresentação”, completou o prefeito.






Walmir acrescentou que uma peça apresentada ao ar livre interfere diretamente na vida das pessoas, de quem está voltando para casa ou indo ao trabalho. “Nós consolidamos nossos espaços no município e temos um público cativo. Mas, além disso, queremos a participação popular”, frisou. “Por isso, esta proposta vem no momento certo, encontra o que estamos fazendo”.
Friziléia

Estrelada por Elizabeth Savala, Friziléia é uma comédia com texto de Camilo Áttila e Luis Campelo Torres, em que a protagonista contracena virtualmente com os atores Marcelo Escorel, Maria Esmeralda e com ela própria no papel de seu alter-ego.



A partir das mazelas de uma personagem clássica - a mãe de família tradicional - a peça demonstra que mesmo em situações de limite extremo, o ser humano pode rir de si mesmo. Friziléia, uma ex-líder estudantil combativa que, por artes do destino se tornou uma dona-de-casa frustrada, divide com o público sua saga tragicômica em que só vê uma saída: uma morte espetacular, para denunciar sua condição de vítima explorada por todos.
Para a platéia, é imediata a identificação com as queixas sobre o marido grosseirão que só quer saber de futebol, sobre a sogra que inferniza sua vida, sobre os filhos rebeldes e ingratos ou sobre a obsessão de voltar a ter uns quilinhos a menos.

"Acho que o fato de eu não ser uma atriz de beleza escultural, ajuda o público a se identificar com meus personagens. Eu tenho cara de mulher comum, dessas que todo mundo tem uma prima, uma amiga", comenta Elizabeth.


Friziléia foi apresentada nas sete lonas culturais da prefeitura do Rio de Janeiro e em três comunidades cariocas: Vila do Céu, Vila Vintém e Vila Aliança. Em 2004 fez sua primeira turnê nacional por 32 cidades. Em 2005, permaneceu dez meses em cartaz no Teatro Bibi Ferreira, em São Paulo, quando teve excelentes críticas da imprensa especializada. Em 2006, fez uma segunda turnê nacional por 28 cidades e em 2007 iniciou o projeto "Teatro de Graça na Praça", quando fez 20 apresentações ao ar livre em pequenas cidades do interior de São Paulo, com média de público de 5 mil pessoas por apresentação. Em 2008, fez nove apresentações em quatro cruzeiros marítimos por águas uruguaias e argentinas.


*Fotos: DIVULGAÇÃO/INTERNET

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por interagir conosco!