Secretaria de Cultura lança projeto Memória Viva, que vai homenagear personalidades do município

A Prefeitura de Suzano, por meio da Secretaria Municipal de Cultura, lança no próximo dia 25 de agosto o projeto Memória Viva, com o objetivo de homenagear personalidades que fizeram e fazem parte da história do município. As homenagens serão feitas uma vez por mês, toda última quarta-feira, às 20h, a duas personalidades da cidade. Haverá, a cada encontro, um show musical com músicas de um compositor brasileiro. Os eventos serão no Casarão das Artes (rua 27 de Outubro, 271, centro).

No primeiro encontro do Memória Viva, haverá um show com Chiquinho e Teresa e com o grupo Geraes. Os artistas vão interpretar músicas do compositor carioca Cartola. Serão homenageados, nesta data, os suzanenses Jorge Salvarani Netto, escritor do município, e José Gonzaga Sobrinho (in memoriam), professor de violão que é patrono do Estúdio Público Musical, que fica no Casarão das Artes. As famílias dos homenageados também foram convidadas para participar do evento. Elas e os homenageados presentes vão receber um certificado.

O objetivo do projeto é recuperar informações importantes sobre o município. Serão confeccionados banners com as biografias dos homenageados e estes materiais passarão a fazer parte do acervo da Diretoria de Patrimônio Municipal, Artístico, Arquitetônico e Cultural. “É importante fazermos isso, coletar informações e conversarmos com as pessoas e famílias que fazem parte da história do município”, afirmou o diretor de Patrimônio, Iberê Rodrigues.

Quando houver cerca de 10 banners, eles começarão a circular pelas escolas do município. O objetivo é difundir a história entre os estudantes. “A idéia deste projeto foi do secretário de Cultura, Walmir Pinto. Os livros que falam de Suzano contemplam políticos, mas não os cidadãos comuns, líderes comunitários, pessoas que ajudam na construção da cidade”, explicou o diretor.

O patrimônio já conta atualmente com alguns conjuntos de banners que integram o projeto Memória Viva: fotos históricas da cidade, imigração japonesa no município, história do Carnaval suzanense e futebol de Suzano.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Conheça um pouco mais sobre Carla Cristina Garcia ministrante da oficina cultural “A literatura e a moda: A estranha relação entre as palavras e o corpo”

REUNIÃO DO CONSELHO DE CULTURA DE POÁ SERÁ DIA 19

No Café da Manhã com Poesia: Uma pequena crônica de uma manhã de domingo