quinta-feira, 28 de fevereiro de 2013

BALEIAS JUBARTE NA PRAÇA VICTOR CIVITA

Peças produzidas com garrafas PETs integram o projeto Planeta no Parque 2013 e representam o conceito de sustentabilidade da praça
Baleias Jubarte-baixa_.jpg
                                                               Baleias Jubarte. Foto: Divulgação


Entre 2 de fevereiro e 31 de março, a Praça Victor Civita recebe duas Baleias Jubarte produzidas com mais de duas mil garrafas PETs para o Planeta no Parque 2013, evento que aconteceu nos dias 25 e 26 de janeiro.

 
Com seis metros de altura, as réplicas do gigante marinho foram posicionadas no bosque da Praça e podem ser vistas à distância. A área verde representa o mar e, nela, estão as duas grandes baleias: uma que parece sair da terra, como se estivesse no mar dando um salto para fora da água, e a outra – que parece estar dentro da água também -, apenas com o dorso fora da superfície.

Leia também


“A ideia dessa instalação é fazer as pessoas refletirem, de forma lúdica, a respeito da quantidade de lixo que produzimos e que pode ser reaproveitado”, diz Daltro Mendonça, diretor da área de projetos da GTM Cenografia, empresa responsável pela produção do cenário do Planeta no Parque 2013.

As mais lidas da semana
      

Reciclagem e arte são temas recorrente na Praça Victor Civita, espaço revitalizado que recuperou uma área totalmente degradada e hoje é um local utilizado para promover diversas ações sociais e culturais (veja aqui mais detalhes sobre o processo de restauração). 

• SOBRE A PRAÇA VICTOR CIVITA

Projeto pioneiro na América Latina, inaugurada em 2008, a Praça Victor Civita é resultado da iniciativa do Grupo Abril em parceria com a Prefeitura do Município de São Paulo, o Itaú, a Even Construtora e a Petrobrás. A partir de um espaço com aproximadamente 14 mil metros quadrados e área verde com cerca de 80 árvores, a Praça oferece à população um espaço que propõe uma reflexão acerca da preservação ambiental. Também abriga o Museu da Sustentabilidade, instalado no antigo incinerador de Pinheiros, e desenvolve atividades de educação socioambiental, com cursos, palestras e visitas escolares, além de localização privilegiada e de fácil acesso através de transporte público ou carro. A Praça Victor Civita dispõe de um palco para espetáculos com arquibancada coberta para 300 pessoas, onde ocorrem apresentações musicais, passando pelo rock, samba e música clássica, também espetáculos circenses, aulas de arte, yoga e pilates, além de atividades no centro de convivência para a terceira idade (CIIPE). O projeto foi implementado a partir da iniciativa de reviver uma região degradada pelo acúmulo de detritos ao longo dos anos, uma vez que, entre os anos de 1949 e 1989, o espaço funcionou como centro de processamento de resíduos urbanos.

Dentro das normas técnicas de acessibilidade, a área conta com uma exposição permanente sobre as formas, materiais e tecnologias empregadas no tipo de reabilitação ambiental do terreno. Além disso, a Praça Victor Civita conta com soluções arquitetônicas de reuso de água, economia energética e projeto paisagístico educativo. A Praça Victor Civita é aberta diariamente, das 6h30 às 19h, e toda a sua programação é gratuita. Para visita de grupos escolares é necessário agendamento. A Praça divulga suas atividades através do site http://pracavictorcivita.org.br e também  nas redes sociais twitter (@pracavc) e facebook (fb.com/pracavictorcivita). No site, o público pode se cadastrar para receber a newsletter da programação.

• SERVIÇO

Baleias Jubarte  
        
Data de 2 de fevereiro a 31 de março de 2013. De segunda a domingo, das 6h30 às 19h

Local: Praça Victor Civita | Rua Sumidouro, 580, Pinheiros
          
Contato: (11) 3031-3689 
     
Entrada Franca

Em junho primeira edição da revista digital Folhetim Cultural solicite e receba via e-mail: folhetimcultural@hotmail.com 
 
Fonte: Baobá Comunicação Postagem: Magno Oliveira


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por interagir conosco!