“A literatura e a moda: A estranha relação entre as palavras e o corpo”
Walter
Rodrigues, Carla Cristina Garcia (PUC-SP), Brunno Almeida Maia
(UNIFESP) ministram oficina híbrida de moda, literatura e filosofia. "Até que ponto os criadores de moda, podem forjar da literatura uma
ideia de manifesto para um corpo-texto? E o caminho contrário?”.
Partindo desta inquietação, o estilista brasileiro Walter Rodrigues, a
escritora e socióloga Carla Cristina Garcia (PUC-SP) e o filósofo Brunno
Almeida Maia (UNIFESP) ministram de 28 de março (quinta-feira) a 27 de
junho, das 19h às 21h30, a oficina híbrida “A literatura e a moda: A
estranha relação entre as palavras e o corpo”, na Oficina Cultural
Oswald de Andrade, instituição da Secretaria de Estado da Cultura.
Gratuita e aberta aos estudantes e profissionais de moda e das artes em
geral - a partir de 16 anos de idade – o projeto visa proporcionar uma
reflexão sobre a produção literária e de moda no século XX. Ao final da
oficina, os participantes terão a oportunidade de exercitar o olhar
conceitual com uma coleção, que será apresentada ao público. No dia 28
de março (quinta-feira), a partir das 19h haverá aula aberta gratuita e
livre (independente do vínculo como participante) com os ministrantes da
oficina. De Virginia Woolf a Aldous Huxley – passado, presente e
hipotético futuro.
Trimestral, a oficina será dividida em
dois momentos. O primeiro corresponde ao período de investigação,
pesquisa e explosão de imagens. Serão utilizadas três obras que
delimitam o objeto de estudo – do Modernismo até o final da década de 80
do século XX – além da exibição de filmes, documentários e leituras
dramáticas que estimulem e catalisem o potencial criativo dos
estudantes. Narrativa de espírito do tempo, a obra ”Orlando – Uma
Biografia” de 1928 da escritora inglesa Virginia Woolf, inicia a
delimitação do campo de pesquisa da oficina. Segundo os organizadores da
oficina, em Virginia, a Moda aparece não como mero acessório, badulaque
ou enfeite narrativo, mas sim como uma personagem central indicadora
das mudanças comportamentais, de pensamento e dos modos. Ao narrar a
história de 350 anos de vida do jovem inglês que nasce na Inglaterra da
Idade Moderna e, durante uma estada na Turquia, simplesmente acorda
mulher, o livro não só discorre sobre o tempo político e social, mas
coloca a Moda como uma espécie de testemunha e impulsionadora das
continuidades e descontinuidades da época.
Na sequência,
“Esperando Godot” do irlandês Samuel Beckett introduz uma noção
simbólica de estética. Da incerteza, da lacuna, da sugestão na obra - ao
não descrever as possibilidades estéticas no texto - a procura por uma
arqueologia do silêncio. “O não descrever das circunstancias simbólicas
pelo autor territorializa o período como ausência de criatividade? Ou
seria o contrário? O silêncio, o não dito, o interdito no discurso é uma
náusea, uma vertigem necessária para tempos de potências criativas? Que
estética temos ao ler ‘Esperando Godot’?”, questiona o filósofo Brunno
Almeida Maia da Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP).
Na
etapa final da série de estudos, encontra-se a obra “Admirável Mundo
Novo” de Aldous Huxley. Escrita em 1928, a abordagem de suas temáticas
(futuro hipotético, Sociedade da Felicidade, Sociedade Disciplinar,
Poder Soberano, Controle) serão analisadas como uma pretensa ideia do
que surgiu na Moda durante as décadas de 60 a 90 e um desejo nas
criações que vislumbravam um hipotético futuro.
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No segundo
momento – após a passagem por estas três obras – Walter Rodrigues
coordenará a criação coletiva de uma coleção de moda, partindo das
imagens e ideias debatidas ao longo do período de investigação, pesquisa
e conceitualização. A ideia é que ao transcorrer pelas obras e
temáticas, o estudante refaça o percurso da criação de uma coleção,
desde a imagem inicial até a apresentação das roupas ao público. “Estou
ansioso para poder combinar estas duas paixões, moda e literatura, e
juntar estas duas correntes que tão bem descrevem e lapidam a ideia do
"Espírito do Tempo": este momento mágico congelado que tão fortemente
define um espaço de tempo, uma fagulha de vida.”, reflete o estilista
Walter Rodrigues.
Para a socióloga Carla Cristina Garcia
(PUC-SP), que abordará o contexto histórico-social, não se trata apenas
de analisar as nuances das mudanças no guarda-roupa ao longo do século
XX, mas sim criar uma narrativa poética de ligação entre a memória das
roupas e a memória afetiva de quem as usa.
“Porque mesmo que não sejam
transparentes, cada vestido revela o coração de sua dona e, como uma
segunda pele, pode ser a exteriorização de seu mundo interior.
Bibliografia ou que história você vai vestir hoje?”, sugere a escritora
de “Ovelhas na névoa: um estudo sobre as mulheres e a loucura” (Rosa dos
Tempos, 1995), entre outros.
SERVIÇO “A literatura e a moda: A estranha relação entre as palavras e o corpo”
Oficina Cultural – Oswald de Andrade – São Paulo/ SP.
Ministrantes: Walter Rodrigues; Carla Cristina Garcia (PUC-SP) e Brunno Almeida Maia (UNIFESP).
De 28 de março a 27 de junho de 2013 (terças e quintas das 19h às 21h30).
20 vagas. Gratuita.
Público-Alvo:
Estudante, profissionais de moda, artes plásticas, fotografia, cinema,
teatro, literatura, filosofia, sociologia, dança e performances e
interessados nas temáticas abordadas, a partir de 16 anos de idade.
Material Didático: Caderno, lápis, caneta, borracha e disponibilidade
para xerox de textos.
INSCRIÇÃO:
Pessoalmente: De
06 a 20 de Março de 2013, de Segunda a sexta 9h às 22h e sábado das 10h
às 18h, na Oficina Cultural Oswald de Andrade, que fica na Rua Três
Rios, 363, Bom Retiro, São Paulo – SP, Telefone: (11) 3222-2662 /
3221-4704 | oswalddeandrade@oficinasculturais.org.br.
Levar no
ato da inscrição: resumo de currículo impresso (1 página) e carta de
intenção (1 página) impressa respondendo a seguinte reflexão: “Por que
você deseja fazer parte desta oficina?”.
Resultado dos pré-selecionados: 26 de Março de 2013 (quarta-feira), por telefone e e-mail.
Aula
aberta com Walter Rodrigues, Carla Cristina e Brunno Almeida Maia: Dia
28 de março de 2013 (quinta-feira, das 19h às 21h30).
Resultado dos selecionados: 29 de Março de 2013 (sexta-feira), por telefone e e-mail.
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MINISTRANTES
Walter Rodrigues - Estilista conhecido na moda nacional e
internacional, Walter Rodrigues participou de edições do “Phytoervas
Fashion”, “Morumbi Fashion”, “São Paulo Fashion Week” e “Fashion Rio”.
De março de 2002 a março de 2006, participou como convidado brasileiro
da Semana do Prêt-a-Pôrter em Paris/França. Já desfilou coleções no
México, Colômbia, Rússia e na Alemanha. Na área acadêmica, destaque para
o curso ministrado na ECA-USP, intitulado “Neojaponismo – A moda de
1980 à vanguarda no final do séc. XX” e o Workshop ministrado na
ECA-USP, sob o tema “Estilo e Criação de Moda para vestidos de noite”.
Possui trabalhos sócio-educativos desenvolvidos com o Sebrae e prêmios
como o Champion of Fashion Targets Breast Câncer. – Council of Fashion
Designers of America e Instituto Brasileiro de Controle do Câncer. É
personagem da coleção “Moda Brasileira – Walter Rodrigues”, da Cosac
Naify, escrita pela jornalista de moda Eva Joory. Atualmente é consultor
da Associação Brasileira de Empresas de Componentes para Couros,
Calçados e Artefatos (Assintecal), integrante da Associação Brasileira
de Estilistas (ABEST), conselheiro titular do Instituto Brasileiro de
Moda e da Faculdade Santa Marcelina.
Carla Cristina
Garcia - Possui graduação em Ciências Sociais pela Pontifícia
Universidade Católica de São Paulo (1988), mestrado em Ciências Sociais
pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1991) e doutorado em
Ciências Sociais pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
(2000). Fez Pós Doutorado junto ao Instituto Jose Maria Mora - Mexico-DF
(2004) como bolsista da FAPESP. Atualmente é professora assistente
doutora da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo e professora
titular da Universidade Municipal de São Caetano do Sul. Tem experiência
na área de Sociologia de Gênero, Estudos Feministas e Lazer Urbano,
atuando principalmente nos seguintes temas: gênero, mulheres, condição
social, relações sociais e políticas sociais. É autora de livros como:
“Breve História do Feminismo” (Editora Claridade, 2011); “Sociologia da
Acessibilidade” (IESDE Brasil S.A., 2008); “Hambre del Alma: escritoras e
o banquete de palavras” (Limiar, 2007); “Ovelhas na névoa: um estudo
sobre as mulheres e a loucura” (Rosa dos Tempos, 1995).
Brunno
Almeida Maia - Bacharelando em Filosofia pela UNIFESP (Universidade
Federal de São Paulo), Brunno Almeida Maia é dramaturgo, diretor e
produtor teatral. Autor de textos encenados como “O Anticristo” (2006);
“Cale-se Para Sempre” (2005) e “The Dark Room” (2002 e 2003). Trabalhou
como produtor cultural na Cia de Teatro Os Satyros, onde produziu “A
Deliciosa Boca do
Inferno”, de Lauro César Muniz com a atriz
Mariana Ximenes e a edição de 2007 das Satyrianas – Uma saudação à
Primavera. Coordenou durante o ano de 2002 a 2007, o Espaço Cultural
Alberto Levy (ECAL) na Zonal Sul de São Paulo. Colaborou como produtor
de moda para veículos como BRRUN, Revistas Contigo, Isto É Gente, Lounge,
o extinto Jornal da Tarde (JT) e recentemente, com o fanzine de Inverno
2013 da ASSINTECAL, sob coordenação de Walter Rodrigues. Atualmente é
pesquisador, sob a orientação do Prof. Dr. Osvaldo Fontes Filho sob o
tema “O corpo na arte e na medicina”. Na área de militância política,
atua desde 2010 com ONG´s, Associações e movimentos independentes de
reivindicações da causa LGBT e feminista.
Em junho primeira edição da revista digital Folhetim Cultural solicite e receba via e-mail: folhetimcultural@hotmail.com
Créditos das Fotos: Luciana Zacarias - Galeria LuZ
Fonte: Baobá Comunicação Postagem: Magno Oliveira
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