sábado, 2 de outubro de 2010

Memória Viva homenageia Carlos Nego e Thadeu José de Moraes (in memoriam)‏

O projeto Memória Viva homenageou, na noite desta quarta-feira (29/9), duas personalidades importantes para a história de Suzano: o jornalista de esporte amador do jornal Diário de Suzano, Carlos Nego, e o fundador do mesmo veículo de comunicação, Thadeu José de Moraes (in memorian). O vice-prefeito e secretário municipal de Governo, Walter Bio, e o secretário municipal de Cultura, Walmir Pinto, fizeram a entrega das homenagens.

A cerimônia foi realizada no saguão do Centro de Educação e Cultura Francisco Carlos Moriconi. Mais de uma centena de pessoas acompanharam o evento, que também teve show com a dupla Chiquinho e Teresa e a banda Geraes, interpretando composições do sambista Adoniran Barbosa.

O homenageado Carlos Nego, colunista do Diário de Suzano há 37 anos, mostrou-se emocionado com a honraria. “Há uma coincidência na noite de hoje. Quando eu tinha 12 anos, jogava bola aqui em frente ao Centro Cultural. Eu vivia num cortiço aqui na frente e foi ali que passei os anos mais bonitos da minha vida. E hoje estou muito emocionado em estar aqui”, disse. Carlos Nego agradeceu o secretário Walmir Pinto e a família de Thadeu José de Moraes, com quem convive há mais de 30 anos.

A representante da família Moraes, Augusta de Moraes Gusmão dos Santos, uma das diretoras do Diário de Suzano, agradeceu a homenagem e falou da história de seu avô na construção de Suzano. “Ele foi um exemplo de homem trabalhador. Sempre lutou pelos mais humildes. Foi vereador de Suzano e participou ativamente da emancipação político-administrativa da cidade”, contou.

Para Walmir, a história de Moraes se confunde com a história de Suzano e a do jornalista Carlos Nego, com a do futebol suzanense. “Quando chegamos na administração, em 2005, percebemos que não havia registros históricos da cidade, apenas fotos sem créditos. Sentimos a necessidade de cuidar da história e é obrigação do poder público contá-la”, ressaltou.

O secretário destacou que o patrimônio de um município não é apenas material, mas também imaterial, composto pelas histórias de personagens que ajudaram a construir o município, desde moradores antigos a trabalhadores e empresários. “A história é contada por muitas pessoas”,



O vice-prefeito também destacou a importância dos homenageados da noite para a história do município. “Thadeu José de Moraes teve coragem de apostar no seu sonho, o de criar um jornal, que hoje é administrado por sua família com a mesma competência. O Carlos Nego é um amigo de longa data e faz parte da historia da cidade, tem um carisma fantástico”, afirmou.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por interagir conosco!