quinta-feira, 8 de janeiro de 2015

General Motors em São Caetano é tema da primeira exposição virtual de 2015

Para celebrar os 90 anos da General Motors no Brasil, e os 85 de sua atuação em São Caetano do Sul, a Fundação Pró-Memória promove a exposição virtual General Motors elaborada a partir de fotos provenientes do Centro de Documentação Histórica da instituição.

A mostra ficará no site até o dia 01 de fevereiro.

Vista panorâmica do complexo industrial da General Motors em São Caetano do Sul. Foto de 1929 - Acervo/Fundação Pró-Memória de São Caetano do Sul

No dia 24 de setembro de 1927, iniciaram-se, em São Caetano, as obras das instalações da General Motors do Brasil. Estabelecida, inicialmente (1925), em galpões da Avenida Presidente Wilson, no tradicional Bairro do Ipiranga, em São Paulo, a GM veio para aqui ficar. O cenário era favorável, pois, na época, o então distrito de São Caetano já dava significativas mostras de seu potencial industrial. Em 1º de outubro de 1929, iniciaram-se as operações de montagem de veículos na fábrica de São Caetano, mas sua inauguração oficial ocorreria dez meses depois, no dia 12 de agosto de 1930.

 O objetivo desta mostra é demonstrar diferentes aspectos da indústria, por exemplo, sua antiga fachada, a linha de montagem e alguns carros produzidos, que demonstram a importância não só econômica, mas também histórica, da GM para a cidade e seus moradores, e que comprovam o poderio deste importante império automobilístico. 
Fonte: Fundação Pró-Memória
Postagem: Dhyne Paiva.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por interagir conosco!