quinta-feira, 29 de janeiro de 2015

PAPA FRANCISCO CONVIDA, CÉLIO TURINO, CRIADOR DO PROGRAMA CULTURA VIVA PARA SEMINÁRIO SOBRE ARTE E INCLUSÃO SOCIAL

Foto retirada do site oficial de Célio Turino

Célio Turino, realizará a conferência de abertura no evento, que ocorrerá de 2 a 5 de fevereiro no Vaticano.

O sumo pontífice da Igreja Católica soube através de amigos, sobre os Pontos de Cultura, o líder católico deseja implantar programa semelhante no mundo todo (Scholas Ocorrentes), decidiu conhecer melhor a teoria e os conceitos do Cultura Viva. "Recebo este convite com humildade e também como uma grande honra." Escreveu Turino em sua conta no Facebook.

Célio embarcará nesta sexta (30), para Roma, o Seminário terá início na segunda(02) e encerramento quinta (05).


O Folhetim Cultural entrou em contato com Célio Turino, por motivos de agenda, após sua volta ao Brasil, que deve ocorrer no dia 09, concederá entrevista ao Folhetim.

Sobre Célio Turino


Nascido em Indaiatuba e crescido em Campinas. Atua há mais de 30 anos junto à movimentos sociais e culturais como os Movimentos estudantil (no final da ditadura), sindical (nos anos 80, tendo sido fundador do primeiro sindicato de servidores públicos do Brasil, em 1988), participou do movimento contra a Carestia, em Defesa da Amazônia, a Anistia, as Diretas Já!, entre tantos. 

Célio Turino foi Secretário Municipal de Cultura de Campinas de 1990 a 1992, Diretor do Departamento de Programas de Lazer na Secretaria de Esportes, na gestão de Marta Suplicy, e Secretário na Secretaria da Cidadania Cultural do Ministério da Cultura entre 2004 e 2010, período em que criou o Programa Cultura Viva, política do Ministério da Cultura que marca uma mudança de paradigma na elaboração de políticas públicas para a Cultura no Brasil O Programa Cultura Viva viabilizou a criação de mais de 2000 Pontos de Cultura espalhados em mais de mil municípios do Brasil, beneficiando mais de 8 milhões de pessoas e criando 30.000 postos de trabalho.

Obras publicadas

PONTO DE CULTURA – O Brasil de baixo para cima (Ed. Anita Garibaldi, 2009)

NA TRILHA DE MACUNAIMA - ócio e trabalho na cidade (Ed. SENAC, 2005)

O LAZER NOS PROGRAMAS SOCIAIS (Ed. Anita Garibaldi, 2003)

UMA VISÂO INCLUSIVA – arte, esporte e síndrome de down – (Instituto Olga Kos, 2011)

Organizador de outros 4 livros (O lazer nos Programas Sociais, Esporte e Sociedade, Recreio nas férias, Ludicidade)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por interagir conosco!