segunda-feira, 4 de agosto de 2014

Último dia da Flip 2014 é marcado por descontração em mesa com Fernanda Torres e discurso de Davi Kopenawa

O derradeiro dia da 12ª Flip foi neste domingo, 3 de agosto, com uma conversa entre Marcelo Gleiser e Paulo Varella sobre a anatomia do céu e a expansão do conhecimento por meio da ciência, na mesa “Ouvir estrelas”.

Em seguida, a atriz estreante na literatura Fernanda Torres e o escritor peruano Daniel Alarcón dividiram a mesa “Romance em dois atos”, em que falaram sobre as características e motivações de suas escritas.

Na mesa “Os sentidos da paixão”, o chileno Jorge Edwards e o português Almeida Faria discutiram as diferentes dimensões da palavra paixão, além de debaterem sobre suas relações com a política e esta com suas obras.

A tradicional mesa “Livro de cabeceira” que encerra a Flip contou com leituras de trechos de livros por alguns dos nomes que passaram pela Tenda dos Autores nos últimos dias. Andrew Solomon leu Elizabeth Bishop, Eduardo Viveiros de Castro leu Padre Antonio Vieira, Etgar Keret leu Kurt Vonnegut, Fernanda Torres leu Millôr Fernandes, Graciela Mochkofsky leu André Malraux, Joël Dicker leu John Steinbeck, Juan Villoro leu Vladimir Nabokov e Marcelo Rubens Paiva leu F. Scott Fitzgerald.

Após a mesa de encerramento, o líder Yanomami Davi Kopenawa pediu a palavra para um breve discurso em que, emocionado, falou sobre a invasão das terras indígenas da Amazônia e as ameaças de morte a ele feitas recentemente. “Não sou bicho. Eu sou gente, sei falar, sei lutar, sei reclamar, sei defender o nosso país”, disse. “Aqui tem pessoas de todo o Brasil e do mundo inteiro. Nunca vi tantas pessoas reunidas e isso me emociona”.

Cobertura online
Mais informações sobre as mesas literárias da 12ª Flip estão no site www.flip.org.br, com relatos das mesasfotostrechos de vídeosáudio na íntegra e Sobremesa Flip, além das redes sociais FacebookTwitter Instagram.

Para conferir detalhes de todas as mesas, acesse o blog da Flip .

Pós-Flip

A Flip levará ao Rio de Janeiro e a São Paulo alguns de seus autores para a programação Pós-Flip.Confira mais neste link.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por interagir conosco!