domingo, 26 de outubro de 2014

Artigo: Os conflitos bélicos que elegeram as potências das nações ganharam um substituto

Os conflitos bélicos que elegeram as potências das nações ganharam um substituto

Allan Queiroz da Boa Morte

Estamos aproximadamente há dois meses da data que mudou a história da nação norte-americana. O ataque em Pearl Harbor completa no dia 07 de dezembro de 2014, os seus 73 anos, este acontecimento reflete atualmente as mudanças econômicas e políticas descendentes deste fato. Durante os seis anos da segunda guerra mundial, a América subiu da 17° para a 1° posição como potência militar, o seu PIB dobrou e, até os dias de hoje, domina a economia mundial. Existe a possibilidade de haver uma 3° guerra mundial e, nos dias atuais, mudar toda a história política e socioeconômica de uma nação?



Devido as bombas nucleares jogadas na cidade de Hiroshima e Nagasaki - esta que foi a resposta norte-americana aos japoneses sobre Pearl Harbor - evita-se o máximo uma 3° guerra mundial devido as consequências gravíssimas que essas munições trouxeram para o solo Japonês. Segundo a geopolítica contemporânea, um país, que se torna uma potência é aquele que domina não mais por território, e sim, economicamente.

Gosto de saber que as guerras militares estão cada vez mais difíceis de surgir devido à falta de bipolaridade, isso não quer dizer que elas não existam, para Lester Thurow, professor de economia e ex – assessor de Bill Clinton, elas apenas não decidem mais os destinos dos povos. Embora eu acredite que às guerras trouxe muita honra a países e militares, houve também a morte de muito sangue inocente, o que é inevitável.


O mundo está sempre em constante mudanças, o fato de hoje não concordar com guerras e mortes, não tira a história e nem o impacto que esses conflitos bélicos trouxeram até os dias de hoje. Verdadeiro heróis que deram suas vidas em prol de seu país simplesmente para que um dia, mesmo que eles não pudessem usufruir disto, a sua nação ser uma potência. Hoje os tempos são outros e tudo vai se adaptando conforme a sua época, ideias novas vão surgindo, estratégias de dominação, e com os conflitos não são diferentes. Antes bélicos, agora econômicos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por interagir conosco!