domingo, 26 de outubro de 2014

Resenha: Aristóteles

Resenha Aristóteles

Allan Queiroz da Boa Morte


Aristóteles foi um aluno brilhante da academia de Platão. Dedicou-se 20 anos de sua vida estudando as profundidades das coisas. Ele foi bastante diferenciado a ponto de, no futuro, discordar das ideias de seu mestre e abrir a sua própria escola, o Liceu.Foi conhecido também como um pensador enciclopédico, pois estudou a fundo, praticamente, todas as ciências. Algo que é curioso é que, ao estudar a ciências exatas, desenvolveu a lógica que usamos, e muito, até os dias de hoje, e, que para ele, se chamava “filosofia primeira”, ou seja: raciocinar sem erros.

O Estagirita (Era chamado assim, pois nasceu na cidade de Estagira), não concordou outra vez com Platão quando o assunto era: metafísica. Para Aristóteles, as existências das coisas surgiam de quatro causas, que são elas – causa material, a causa formal, a causa final e a causa eficiente. Discordando então da teoria do mundo das ideias.

O mestre do Liceu deixou um grande legado para a nossa comunicação atual. Ele acreditava que só as provas – retórica fundada por Corax e Tísias – não eram suficientes para convencer, pois, se um indivíduo amasse muito o acusado, o sentimento falaria mais alto, e, se houvesse apenas encantamento na retórica – técnicas dos pitagóricos – o discurso se tornavam vazios. O filósofo então cria a teoria de ÉTHOS e PÁTHOS, que, por sua vez, junta a credibilidade do orador com o encantamento das oratórias que ele possui, ponderando então o discurso entre a razão x emoção. Até hoje, no mundo moderno, não se encontra uma forma melhor de comunicação se não for com a utilização conjuntas de éthos e páthos. Um discurso só com éthos se torna cansativo e um discurso só com páthos, alienado.

Aristóteles ajudou a entender e desenvolver coisas com um embasamento tão profundo, que até nos dias hoje não conseguiu-se alterar os seus pensamentos, pelo contrário, é uma das ferramentas mais eficaz, pleno século 21, de entender e trabalhas as coisas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por interagir conosco!