terça-feira, 24 de janeiro de 2012

São Paulo 458 anos: Arquivo da Música Especial: 365














Do dia 23 ao dia 25, estaremos fazendo uma grande homenagem a cidade de São Paulo, por isso Arquivo da Música especial grupos de São Paulo ontem tivemos com Demônios da Garoa, hoje com a banda 365 e amanhã dia 25 com o grupo Ira!

365 é uma banda de rock, formada em São Paulo em 1983.

Fundada em 1983, auge do movimento punk-rock e new wave no país, por Miro de Melo (bateria), Tiquinho (guitarra), Adauto (baixo) e Oclinhos (vocal), a banda ficou conhecida no circuito undergroud paulista por suas canções de protesto.


História


Em 1985, a banda passa por uma reformulação com a entrada de Ari Baltazar (guitarra), Mingau (baixo) e Finho (vocal). Com um estilo voltado para o pós-punk, sua música foi intitulada por alguns críticos como rock de combate.

Em 1986 é lançado o disco-mix contendo as músicas "São Paulo" e "Canção para Marchar", a canção "São Paulo" torna-se um grande sucesso e posteriormente um clássico do rock nacional. Com a repercussão positiva, em 1987 lançam seu primeiro álbum homônimo, contendo entre outras músicas, uma versão de "Grândola, Vila Morena", música do cantor e compositor português Zeca Afonso. A música original foi utilizada, na década de 70, como senha de sinalização durante a Revolução dos Cravos, em Portugal.
No ano de 1989, com o baixista Callegari (ex-Inocentes) substituindo Mingau, lançam seu segundo álbum, Cenas de um Novo País, com destaque para as músicas "Cegos Movimentos", "Anos 70" e a agregação de novos elementos ao som do grupo.
Vídeo retirado do Youtube 365 Anos 70
Desde a formação do grupo, os músicos fizeram inúmeros shows em todo o Estado de São Paulo e outras importantes cidades brasileiras, além de antológicas apresentações em programas de TV, como o Cassino do Chacrinha, Raul Gil, Bolinha, Boca Livre, Viva a Noite, Vitrine, A Fábrica do Som, Turma da Cultura, Metrópoles, Perdidos na Noite e outros. Em 1991 com Henrique Ferraz nos vocais, realizaram vários shows dentro e fora do Estado de São Paulo, além de apresentações em programas de Radio e TV, como Estudio ao Vivo Transamérica, Verão Vivo da Bandeirantes, Programa Livre, entre outros.
Voltaram a gravar em 1995, participando da coletânea inglesa Oi! It's a World Invasion, vol. 2, com as músicas "Pamela" e uma versão de"Violência e Sobrevivência" do Lixomania. Após esta gravação, o baterista Miro de Melo lançou com a banda Fogo Cruzado um álbum homônimo, o Vocalista Finho e o guitarrista Ari Baltazar formaram a banda M.M.D.C., participando da coletânea Urbanoise e lançando o álbum Non Ducor Duco.
Em 1998, sai a coletânea 365 - 1987/1997, organizada por Miro de Melo contendo sucessos do grupo com materiais de fitas e gravações ao vivo.
Em 2005, lançam o álbum Do Outro Lado do Rio.

Banda 365 no Centro Cultural em São Paulo/SP


















Formação original

  • Finho - voz, Flauta
  • Ari Baltazar - Guitarra
  • Mingau/Callegari - Baixo
  • Miro - Bateria

Discografia


Álbuns de Estúdio

  • "São Paulo"/"Canção para Marchar" (Disco-mix, 1986, Continental)
  • 365 (LP, 1987, Continental)
  • Cenas de um Novo País (LP, 1990, Continental)
  • Non Ducor Duco" Projeto M.M.D.C. (CD, 1997)
  • Do Outro Lado do Rio (CD, 2005)


Coletâneas

  • Não São Paulo II (LP, 1986)
  • 365 - 1987/1997 (CD, 1998)


Compilações

  • Oi! It's a World Invasion, vol. 2 (CD, 1995, Step-1 Music)


Vídeo retirado do Youtube
São Paulo 365







Fontes de pesquisa: Wikipédia e http://decadasdesom.blogspot.com/2010/08/365.html


Produzido por Magno Oliveira

Twitter Magno Oliveira: http://twitter.com/#!/oliveirasmagno 
Twitter Folhetim Cultural: http://twitter.com/#!/FolhetimCultura
E-mail: folhetimcultural@hotmail.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por interagir conosco!