terça-feira, 7 de janeiro de 2014

Flip e revista serrote apresentam e-book Três ensaios‏

Ministério da Cultura,
Governo do Rio de Janeiro
e Associação Casa Azul apresentam

Publicação reúne três dos 14 ensaios escritos pelos alunos da oficina literária realizada durante a última edição da Flip
Em 2013, a tradicional oficina literária da Flip foi dedicada ao ensaio, gênero fronteiriço entre o jornalismo e a literatura. A Flip e a revista serrote apresentam agora o ebook Três ensaios, resultado do trabalho desenvolvido durante a 11ª edição da festa literária, realizada de 4 a 6 de julho de 2013.

Coordenada por Paulo Roberto Pires, editor da revista serrote, publicação quadrimestral de ensaios do Instituto Moreira Salles, a oficina contou com a participação do escritor brasileiro Francisco Bosco e do ensaísta e escritor britânico Geoff Dyer. As aulas, para 17 alunos pré-selecionados (entre mais de 50 inscritos), aconteceram na Pousada Literária, em Paraty.

Dos 14 ensaios escritos (três alunos não apresentaram seus textos), foram selecionados três. Não houve competição, e sim a vontade de mostrar raciocínios e estilos que definem um bom ensaio. “Mais do que um capricho intelectual, divulgar e estudar o ensaio hoje são para mim uma tomada de posição. Trata-se de uma das formas possíveis de fazer frente ao esvaziamento do jornalismo e da academia em suas configurações mais tradicionais”, afirma o editor e professor da oficina literária. 

O ensaio “Entre os crentes”, da carioca Anna Virginia Balloussier, mostra os esforços da jornalista que procura compreender o universo evangélico brasileiro. “Diante da linha de sombra”, do médico Daniel Martins de Barros, reflete sobre o medo e outros sintomas da angústia, especialmente a que se desenvolve no momento de transição entre a vida adolescente e a adulta. Por último, “A poética das frestas”, da contista Vanessa C. Rodrigues, combina filosofia e literatura para decifrar uma cena da infância, no sutil entrelaçamento entre o lido e o vivido.

Para Paulo Roberto Pires, trata-se de um gênero que privilegia a clareza e tem como destinatário o leitor inteligente, não necessariamente especializado. “Desde Montaigne, o ensaio é um convite à conversa inteligente entre quem escreve e quem lê – conversa na qual os dois mais aprendem do que ensinam.”

O ebook Três ensaios é gratuito e pode ser baixado na página da Flip www.flip.org.br e também na da revista serrotewww.revistaserrote.com.br.

Postagem: Magno Oliveira e-mail: folhetimcultural@hotmail.com
A Flip 2014 acontecerá entre 30 de julho e 3 de agosto. Realizada sempre no início do mês de julho, a Flip escolhe nova data para essa edição em função da Copa do Mundo, que acontece durante o mês de julho no Brasil.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por interagir conosco!