segunda-feira, 13 de janeiro de 2014

Perfil do Artista: Alexandre Wollner



Nascido em 1928, Alexandre Wollner fez parte da primeira turma do Instituto de Arte Contemporânea do MASP, onde estudou com Lina Bo Bardi e Bambonet, entre 1951 e 1953. Nesse ano, é selecionado por Max Bill para continuar seus estudos na Hochschule für Gestaltung (Escola Superior de Design) em Ulm, Alemanha, onde permaneceu entre até 1958. Participou da segunda Bienal de São Paulo como pintor e desenhou os cartazes da quarta e quinta Bienais, em 1955 e 1957. 

Fez parte do Grupo Ruptura, que representou o núcleo de artistas concretos em São Paulo e fundou, com Geraldo de Barros e outros, o primeiro escritório de design do país, Form-Inform.

Em 1960, abriu o próprio escritório, onde desenvolveu logotipos para grandes empresas, incluindo Eucatex, Klabin e Itaú.

Wollner foi pioneiro em trabalhar o design para além do seu efeito estético e encará-lo como elemento altamente funcional. Suas máximas “Design é projeto, não ilustração” e “Todo logo precisa ser inteligente” exprimem parte do seu conceito sobre o design. Ele trabalhou para a profissionalização da área no Brasil e disseminou o tema ao lecionar durante anos em diversas faculdades do país.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por interagir conosco!