terça-feira, 21 de julho de 2015

Fundação Pró-Memória Lança Revista Raízes nº 51

Na próxima quarta-feira (22/7), a partir das 19h, a Fundação Pró-Memória de São Caetano do Sul realizará, no Teatro Santos Dumont, o lançamento da 51ª edição da revista Raízes

Siga o FC no Twitter:  @folhetimcultura


Depois de destacar, em números anteriores, manifestações artísticas como a dança, a fotografia, a literatura e a música, a publicação aborda o desenvolvimento das artes plásticas na cidade. O evento contará com uma apresentação do Coral da ADC General Motors.

Com sua ascensão logo após a autonomia política e administrativa de São Caetano e o nascimento de um ideal de município baseado nas letras, as artes plásticas ganham destaque nas páginas Raízes, com ênfase no papel da Associação Cultural e Artística de São Caetano do Sul e na instituição dos Salões de Arte Contemporânea, realizados entre as décadas de 1960 e 1980.  A principal seção da revista, Em Foco, continua com o tema e traz artigos sobre os espaços de arte na cidade, como ateliês e galerias, trata de instituições de arte, como a Pinacoteca Municipal e a Fundação das Artes, e registra artistas locais e suas obras.

Em suas 132 páginas, a publicação apresenta memórias e histórias diversas. A seção Memória comemora diversas datas importantes, com artigos sobre os 50 anos da Sociedade Amigos do Bairro Olímpico, os 60 anos do Lions Clube de São Caetano do Sul e o centenário da indústria Fami, além de abordar a trajetória de empresas como a Aladim Porcelanas e o Frigorífico Cardeal. Já os 80 anos do Grupo Escolar de Mauá estão registrados na seção Regionais.

As histórias de vida do coralista Odair Vituri, do casal Janet Penachi e Lourenço Camargo, da dramaturga Silvana Garcia e da fisioterapeuta Maria Eugênia Ortiz ilustram as seções História Oral e Personagens. Benedita Rosa Meloni, de 101 anos, também é tema de artigo. Nesta edição, a revista Raízes ainda presta homenagem a dois importantes professores que atuaram na cidade: Yolanda Ascencio (que também foi vereadora) e José Odair da Silva.

A coluna Cultura fala do percurso de Rafael Murió, um sul-são-caetanense com marcante atuação nas artes. Os 25 anos da Associação Desportiva São Caetano ganha espaço na Revseção Esportes. A revista continua com as seções Poesias e Crônicas, Curiosidades, Memória Fotográfica e Registro. A distribuição de Raízes é gratuita e continuará nos dias seguintes ao lançamento na sede da Pró-Memória (Av. Dr. Augusto de Toledo, n° 255, Bairro Santa Paula). Mais informações pelo telefone 4223-4780.

Fonte: Fundação Pró-Memória
Postagem: Dhyne Paiva

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por interagir conosco!