Fundação Bienal abre edital nacional para workshop em torno da identidade da 30ª Bienal


Em iniciativa inédita, Fundação promove convocatória pública para workshop conduzido por equipe curatorial liderada por Luis Pérez-Oramas, renomados designers, pela Coordenação de Design e pelo Educativo da Bienal
A partir do dia 1º de agosto, a Bienal de São Paulo, em parceria com o Senac-SP, selecionará propostas de trabalho para integrarem uma iniciativa inédita na história da fundação: desenvolver e definir a identidade visual da 30ª Bienal em workshop exclusivo que acontecerá entre 03 e 07 de outubro no Centro Universitário do Senac, em São Paulo. Os interessados podem se inscrever a partir de 1 de agosto pelo sitewww.id30bienal.org.br.
A seleção dos participantes do workshop será feita através da avaliação de propostas de trabalho, abertas a qualquer pessoa maior de idade e residente em território brasileiro. As propostas deverão apresentar um caminho para o desenvolvimento da identidade da Bienal no workshop, incluindo imagens de referência, um texto conceitual, uma proposta de desenvolvimento e um currículo resumido.
A identidade da 30ª Bienal será desenvolvida com os 12 participantes selecionados que irão debater suas propostas durante cinco dias. A oficina será conduzida pela Coordenação de Design da Bienal, pelos designers brasileiros Daniel Trech, Elaine Ramos e Jair de Souza, que já elaboraram rojetos para exposições da Bienal, e por um convidado internacional representado pela dupla de designers holandeses Mevis & van Deursen. As propostas serão posteriormente desenvolvidas para atender às necessidades de comunicação da Bienal que abrangem a divulgação impressa, espacial, publicitária e online.
A avaliação será feita pela equipe curatorial da 30ª Bienal, liderada pelo venezuelano Luis Pérez-Oramas e composta pelos curadores associados André Severo, Tobi Maier e Isabela Villanueva, Coordenação de Design da Bienal, Curadoria do Educativo da Bienal e designers convidados.
 
A Iminência das Poéticas
A idéia do workshop baseia-se na linha curatorial adotada para a 30ª Bienal, intitulada A Iminência das Poéticas. “A convocatória para a produção da identidade visual da Bienal parte da ideia que uma Bienal centrada na iminência das poéticas implica que a identidade visual também é uma plataforma poética”, afirma Luiz Péres-Oramas, curador da 30ª Bienal. Dentro o contexto da Iminência, a ideia da próxima exposição é de que, tudo o que já foi produzido na história da arte está na iminência de ressurgir em novos trabalhos e interpretações. E isso não é feito somente por artistas ou curadores, mas por todos que com elas entram em contato. Desse modo, os curadores conceberam uma forma de desenvolver a própria identidade visual da Bienal que tira partido desse diálogo entre o que já está dado e o que está por ser inventado: um workshop no qual designers que já fizeram projetos para outras bienais, acompanhados por curadores e designers da Bienal, trabalhem com pessoas que proponham novos caminhos para pensar essa identidade.

Serviço:
Lançamento de edital nacional dia 1º de agosto pelo site www.id30bienal.org.br 
Workshop colaborativo com 12 identidades selecionadas: de 03 a 07 de outubro
Fundação Bienal de São Paulo
Parque Ibirapuera - Portão 3 - Pavilhão Ciccillo Matarazzo
04094-000
São Paulo - SP - Brasil 
www.bienal.org.br

Fonte: A4 Comunicação
Postagem: Magno Oliveira

Comentários

  1. Eu gosto muito do teu Blog e estou aqui para agradecer a tua visita, um abraço!

    ResponderExcluir
  2. Olá Mauro,

    Obrigada pela visita!

    Estou seguindo aqui. Convido-o a seguir me blog também.

    Abçs!

    ResponderExcluir
  3. Ao Folhetim Cultural,
    Boa tarde venho dizer
    Na Fundação Bienal
    Propostas se vão debater
    Aqui de Portugal
    Para o Brasil, em meu blog
    Sua visita estou a agradecer.

    desejo continuação de uma boa tarde.
    Eduardo

    ResponderExcluir
  4. Olá, sou nova seguidora :]
    bjs
    Boa tarde

    deboramoraiss.blogspot.com

    ResponderExcluir
  5. Olá,
    Muito parabéns peçp folhetim cultural. Pena que sejam eventos no Brasil. Alguém tem de pensar numa coisa assim para Portugal.
    Bons eventos!

    ResponderExcluir
  6. Bem interessante seu blog, aproveito para agradecer pelo seu comentário na minha página. Deus te abençõe

    ResponderExcluir
  7. Olá agradeço a tua visita lá na minha casinha, ela se iluminou com a chegada de mais um amigo, obrigada e olha muito bom teu blog, vou seguir,beijos Luconi

    ResponderExcluir
  8. Hello! Very interesting blog...I follow Your blog...

    ResponderExcluir
  9. Boa Tarde!
    Bruno e Magno.
    Obrigada pela visita.Seu blog divulga muita cultura,e o povo brasileiro precisa muito disso.Parabéns pelo desempenho, e eventos culturais interessantes na cidade de São Paulo.
    Desejo à vocês um ótimo final de semana.Abraços afetuosos.

    ResponderExcluir
  10. Registrando a visita!!! Nem sempre comento tudo que leio, a internet não ajuda muito, e também aquela preguicinha de sempre...
    Tenha uma ótima semana, sucesso!

    ResponderExcluir
  11. Retornando a sua visita ao me blog, gostei muito do seu. É ótimo um espaço para sabermos sobre atualidades culturais. Sou amante da arte. Adoro idas ao museu, gosto de assistir balés e orquestras no Theatro Municipal, e principalmente amo de paixão ir ao Teatro. Vou estar sempre aqui.
    Bjus!

    ResponderExcluir
  12. olá a paz obrigado pela visita, muito lindo seu blog.um grande abraço.

    ResponderExcluir
  13. Meu querido amigo
    obrigado pela sua visita e seu comentário.
    Você tem um blog muito bonito! Parabéns!
    Nós seguimos o seu blog. E nós segui-lo no twitter.
    Convidamos você a ser nosso seguidor também.

    ResponderExcluir
  14. São interessantes as vossas actividades culturais!

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Obrigado por interagir conosco!

Postagens mais visitadas deste blog

Conheça um pouco mais sobre Carla Cristina Garcia ministrante da oficina cultural “A literatura e a moda: A estranha relação entre as palavras e o corpo”

REUNIÃO DO CONSELHO DE CULTURA DE POÁ SERÁ DIA 19

No Café da Manhã com Poesia: Uma pequena crônica de uma manhã de domingo