terça-feira, 9 de outubro de 2012

Editora Prumo aposta na literatura distópica com a aclamada trilogia Legend


Legend não está apenas à altura das expectativas, ele consegue superá-las.
The New York Times Book Review
 
Escrita primorosa, execução impecável.
A continuação, por favor!
Entertainment Weekly
 
A distopia escrita por Lu é uma “Lenda” em construção.
USA Today
 

 
Legend o mais recente lançamento da Editora Prumo, é umas das distopias mais aguardadas do ano no Brasil. Primeiro livro de uma trilogia escrita pela jovem estreante Marie Lu, Legend arrancou elogios rasgados da imprensa internacional e teve os direitos de publicação vendidos para 23 países. Antes mesmo de chegar às livrarias nos Estados Unidos, os direitos de adaptação do livro haviam sido comprados pelos produtores da saga Crepúsculo e pelos estúdios CBS, que já deram início a produção do filme.

 
Ambientado na cidade de Los Angeles de 2130 D.C., na atual República da América, Legend conta a história de um rapaz – o criminoso mais procurado do país – e de uma jovem – a pupila mais promissora da República –, cujos caminhos se cruzam quando o irmão desta é assassinado e a ela cabe a tarefa de capturar o responsável pelo crime.

 
A trilogia criada por Marie Lu, a jovem de origem chinesa que durante anos trabalhou como diretora de arte na indústria de videogames, foi inspirada em um desejo da autora de recontar o clássico Os miseráveis, de Victor Hugo, com adolescentes nos papéis do criminoso Jean Valjean e do inspetor Javert. Mas o livro é muito mais do que uma história de gato e rato, crime e redenção.

 
A República, um país devastado por intempéries e pragas que atingem principalmente as populações mais pobres, vive em guerra contra seus vizinhos, as Colônias, e tem no exército seu principal controlador. A autoridade máxima do país está há onze anos no poder e seu retrato obrigatoriamente ocupa lugar de destaque em todas as residências do país. Qualquer um suspeito de agir contra a soberania do Estado é severamente punido. Desde muito jovens, as crianças são classificadas por sua inteligência e competência. As que não passam no teste de pureza são condenadas a trabalhos forçados e para sempre separadas de suas famílias.
 
Qualquer semelhança com distopias reais como a China da infância de Marie Lu, não é mera coincidência.
 
A escritora morava perto da Praça da Paz Celestial em 1989, quando ocorreu o massacre dos estudantes, intelectuais e trabalhadores que protestavam contra o governo. Embora fosse muito jovem para entender a complexidade do episódio na época, as imagens dos tanques de guerras nas ruas de Pequim nunca saíram de sua cabeça. Inclusive, uma cena do livro foi inspirada no Massacre da Paz Celestial.
 
A adaptação cinematográfica do livro (atualmente em fase de pré-produção) tem as assinaturas de Wyck Godfrey e Marty Bowen (saga Crepúsculo), e do diretor Jonathan Levine (50%). Godfrey, em declarações à imprensa americana disse que a adaptação de Legend para o cinema vai deixar os fãs da série Jogos Vorazes de queixo caído. Alguém duvida?
 
Primeiro livro da trilogia da estreante Marie Lu, Legend arrebatou milhares de leitores em todo o mundo. No Brasil, diante da crescente expectativa dos fãs para o lançamento do livro, a Editora Prumo criou uma enquete no Facebook para que os seus fãs escolhessem o título da obra – “Legend” ou “Uma Lenda”. A escolha dos fãs, aceita pela editora, foi por manter o nome original, para que a identidade do livro não se perdesse.
 
Sobre a autora
 
Marie Lu nasceu em 1984 em Pequim, capital da China e mudou-se aos cinco anos para os Estados Unidos. Formou-se na University of Southern California e hoje vive e trabalha como escritora em Los Angeles.

Sobre a Prumo
 
Fundada por Paulo Rocco, responsável pela editora Rocco, a Prumo tem sede em São Paulo com equipe própria e independente. A linha editorial é bem diversificada, inclui títulos nas áreas de ficção, não-ficção e infantojuvenil. O objetivo é oferecer ao leitor um catálogo amplo, com o melhor da literatura nacional e estrangeira, além de títulos de referência e livros atraentes para o público jovem e infantil.
 
 
Ficha Técnica

Livro: Legend
Editora Prumo
Autora: Marie Lu
Formato: 14 x 21 cm
Nº de páginas: 256
ISBN: 978-85-7927-209-7
Acabamento: brochura
Preço: R$ 24,90

Contato com o Folhetim Cultural: folhetimcultural@hotmail.com 
Fonte: SECOM - Suzano
Postagem: Magno Oliveira



Sábado e domingo no Folhetim Cultural de manhã coluna No Café da Manhã com Poesia por Magno Oliveira.

12 horas Na Hora do Almoço com Poesia por Beto Ribeiro...

   
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por interagir conosco!