segunda-feira, 22 de outubro de 2012

Exposição sobre Chica da Silva segue até 31 de outubro




Chica da Silva é a homenageada da 3ª edição da exposição Resgate. A mostra reúne painéis informativos com dados históricos sobre ela, além de fotografias, pinturas e esculturas sobre a mulher afrodescentente. O acervo composto por 30 obras de dez artistas nacionais pode ser visitado gratuitamente até 31 de outubro, das 9h às 17h, no Pavilhão da Cultura Afro-brasileira Zumbi dos Palmares.



A exposição foi organizada pelo artista plástico Wald Ferreira, com o apoio da Prefeitura de Suzano, por meio da Secretaria de Cultura. Segundo ele, o objetivo é retratar a trajetória de vida e as raízes da personagem. Para isso, foram confeccionados banners com informações históricas sobre Chica, como registros de nascimento, local do sepultamento e número de filhos.


O material tem servido como fonte de pesquisa para estudantes de Suzano e de outros municípios vizinhos, que visitam o Pavilhão da Cultura Afro-brasileira para elaborar teses acadêmicas sobre os personagens históricos da cultura afro.





As “herdeiras” de Chica da Silva também são homenageadas na exposição, que reúne fotos, telas e esculturas que retratam a mulher afrodescendente. Entre os artistas nacionais participantes, estão oito obras da artista plástica Márcia Wolf que foram expostas numa seletiva em Milão, na Itália.

Nas edições anteriores do projeto, foram homenageados Zumbi dos Palmares e João Cândido, marinheiro líder da Revolta da Chibata.

O Parque Municipal Max Feffer fica na esquina da avenida Brasil com a avenida Roberto Simonsen, no Jardim Imperador.


Contato com o Folhetim Cultural: folhetimcultural@hotmail.com 
Fonte e foto 2: SECOM - Suzano
Postagem: Magno Oliveira




Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por interagir conosco!