sexta-feira, 2 de novembro de 2012

Editora Prumo lança Pauliceia de mil dentes, de Maria José Silveira‏



 
 
Uma São Paulo plural, vigorosa e frenética é palco para muitas vidas distintas, interconectadas no dia-a-dia da cidade
 
 
Autora de diversos romances, entre eles A Mãe da Mãe de sua Mãe e suas filhas, pelo qual recebeu o Prêmio Revelação APCA, em 2002, Maria José Silveira lança Pauliceia de mil dentes, pela Editora Prumo. A São Paulo atual não serve apenas como cenário da história mas é também a personagem central da trama, cujos coadjuvantes entrelaçam seu universo particular e complexo formando o gigantesco painel que constitui a sexta maior cidade do mundo. Sexto romance da escritora, Pauliceia de mil dentes marca os dez anos de carreira de Maria José Silveira.

 
O leitor não é poupado dos devaneios e das reflexões íntimas dos personagens, com seus mundos diferentes, interconectados no ambiente de trabalho, nas ruas, e nos relacionamentos. Tensa, profunda, a obra mostra a diversidade e a vitalidade que sustentam a capital paulista de hoje.

 
Uma invasão a um famoso escritório de advocacia por um jovem de família tradicional, que faz a ex-namorada que o rejeitou e a faxineira da firma como suas reféns, estrutura o enredo do romance. E é em torno desse incidente que as vidas dos personagens se cruzam: um estilista bem-sucedido, autor de uma concepção inovadora na indústria da moda é casado com uma das advogadas do escritório de advocacia. Ela tem como cliente uma cantora transexual que, feita sua mudança de sexo, deseja mudar sua carteira de identidade. O motorista de uma van escolar, irmão da cantora transexual, é namorado da dona de um salão da Mooca cuja filha é a jovem refém no escritório, e namorada do motoboy da mesma empresa, rebelde e apaixonado.

 
Os capítulos são intercalados por cenas com personagens secundários que se conectam aos principais e mostram diferentes tipos de vida e dramas observados nas pulsões e movimentos da cidade: a mãe do motoboy é guardadora de carros e vendedora de uma banca de lanches na região da Paulista. Moram na periferia e são vizinhos da faxineira do escritório, que tem duas irmãs – uma vendedora de perfumes e outra desempregada. Uma dessas irmãs funda a Igreja da Permissão Divina, com um pastor que já foi ladrão e preso. O pai do jovem invasor é industrial, sua mãe socialite, e sua tia uma arquiteta frustrada que se esforça para tomar uma direção na vida. O jovem é também amigo de um diretor de teatro, filho do amante de sua avó, viúva e multimilionária.
 
O romance é construído com tipos distintos de linguagem e vozes. A jovem refém, no entanto – de certa forma a protagonista do livro – é a única que não tem voz: sua personalidade é criada através do olhar dos outros envolvidos em sua história.
 
Sobre a autora
 
Maria José Silveira é goiana, de Jaraguá. Mora em São Paulo há muitos anos. Escritora, tradutora e editora, ela foi sócio-fundadora e diretora da Editora Marco Zero. É formada em comunicação (pela Universidade de Brasília), em antropologia (pela Universidad Nacional Mayor de San Marcos – Lima, Peru) e mestre em Ciências Políticas (pela Universidade de São Paulo). Começou escrevendo para crianças, na Revista do Sítio do Picapau Amarelo, criando histórias com os personagens da Emília, Narizinho e Pedrinho. Tem livros traduzidos na Espanha e no Chile. Pauliceia de mil dentes, seu sexto romance, marca os dez anos de carreira da autora.
 
Sobre a Prumo
 
Fundada por Paulo Rocco, responsável pela editora Rocco, a Prumo tem sede em São Paulo com equipe própria e independente. A linha editorial é bem diversificada, inclui títulos nas áreas de ficção, não-ficção e infantojuvenil. O objetivo é oferecer ao leitor um catálogo amplo, com o melhor da literatura nacional e estrangeira, além de títulos de referência e livros atraentes para o público jovem e infantil.
 
 
Mais informações:               editoraprumo.wordpress.com/
                                               www.facebook.com/#!/editoraprumo
                                               twitter.com/editoraprumo

 
Ficha técnica
Livro: Pauliceia de mil dentes
Editora Prumo
Autor: Maria José Silveira
Selo: leia
ISBN: 978-85-7927-240-0 
Formato: 14 x 21 cm
Nº de páginas: 334
Preço: R$ 39,90

Fonte: A4 Comunicação
Postagem: Magno Oliveira





 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por interagir conosco!