quarta-feira, 15 de julho de 2015

Pinacoteca de São Caetano Promove Mostras Sobre Fotografia

No próximo dia 16, às 19h30, a Fundação Pró-Memória de São Caetano do Sul abrirá duas exposições simultâneas na Pinacoteca Municipal (Av. Dr. Augusto de Toledo, n° 255 – Bairro Santa Paula), nas quais a linguagem principal será a fotografia.

Sem título nº 8, Elisete Ambar (Reprodução)
Siga o FC no Twitter:  @folhetimcultura
Participe do grupo do FC no Facebook


Serra do Mar, Bete Bovo (Reprodução)
Em Atelier: Memória e Imaginário - Ubirajara Ribeiro - Bete Bovo – Elisete Ambar, a artista plástica e designer Bete Bovo e a também artista plástica e fotógrafa Elisete Ambar reúnem aquarelas, fotografias, instalações pictóricas, livros de artista, pinturas e vídeos, produzidos, principalmente, a partir de estudos e registros fotográficos realizados no ateliê de Ubirajara Ribeiro, entre 1997 e 2000. Seus trabalhos possibilitam a oportunidade de entrar no espaço desse que foi um dos mais importantes artistas brasileiros. A amizade de mais de 50 anos entre as artistas também está representada na exposição.
Com curadoria de Elly Rozo Ferrari, do Instituto de Estudos Brasileiros da Universidade de São Paulo (IEB – USP), a exposição ID: Retratos Contemporâneos tem como objetivo trabalhar os significados de identidade, identificação e demais conceitos dos retratos contemporâneos a partir de parceiras com o setor educativo da Pró-Memória e com os fotógrafos Wilson Rodrigues e Nario Barbosa. Considerando as fotografias de Mário de Andrade das décadas de 1920 e 1930, Rodrigues e Barbosa fazem aproximações com a produção fotográfica contemporânea, dissolvendo as fronteiras entre fotógrafos, curadores e educadores. Em agosto, paralelamente à mostra, ocorrerá uma série de palestras e oficinas.
Novidade – Em consonância com o tema abordado em ID: Retratos Contemporâneos, a Fundação Pró-Memória criou uma conta da mostra no aplicativo de fotos Instagram, na qual serão postadas imagens da exposição, como flagras da montagem e de visitas. O público também é convidado a participar postando uma foto de sua visita, por meio do @idretratoscontemporaneos ou da #exposicaoid. Imagens postadas pelos frequentadores serão impressas e farão parte da exposição no decorrer do período de visitação.
Ambas as exposições têm entrada livre e gratuita, e seguem em cartaz até 19 de setembro. A Pinacoteca de São Caetano funciona de segunda a sexta-feira, das 9h às 17h, e aos sábados, das 9h às 13h. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone 4223-4780.

Fonte: Fundação Pró-Memória
Postagem: Dhyne Paiva

Um comentário:

  1. Nunca fui à Pinacoteca, apesar de já ter ido diversas vezes à SP.
    Tão ruim morar longe de um lugar com tanta atividade cultural boa para se fazer :(
    Bjuxxxxx

    ResponderExcluir

Obrigado por interagir conosco!