segunda-feira, 25 de julho de 2011

Trajetória Literária traz Fernando Gabeira a Suzano‏


O escritor e deputado federal Fernando Gabeira fará uma palestra gratuita em Suzano na próxima terça-feira (26/7), às 20h, no Centro de Educação e Cultura Francisco Carlos Moriconi. A vinda dele ao município se deve ao Trajetória Literária, projeto desenvolvido pela Prefeitura, por meio da Secretaria de Cultura, em parceria com o governo do Estado, que já trouxe grandes nomes da literatura ao município.

Nascido em 1941, Fernando Gabeira é mineiro de Juiz de Fora e carioca por opção desde 1963. No início da carreira, destacou-se como jornalista, na função de redator do Jornal do Brasil, onde trabalhou de 1964 a 1968. No final dos anos 1960, ingressou na luta armada contra a ditadura militar. Foi preso e exilado.

Em dez anos de exílio, esteve em vários países, como o Chile e a Suécia. Com a anistia, voltou ao Brasil no final de 1979.

Nos anos seguintes, Gabeira dedicou-se a uma intensa produção literária, construindo as primeiras análises críticas da luta armada e impulsionando no Brasil temas como as liberdades individuais e a ecologia. Livros como “O que é isso Companheiro”, “O Crepúsculo do Macho”, “Entradas e Bandeiras”, “Hóspede da Utopia”, “Nós que Amávamos tanto a Revolução” e “Vida Alternativa” apontaram novos horizontes no campo das mentalidades e colocaram na berlinda uma série de velhos conceitos da vida brasileira.

Mesmo após ingressar na política, Gabeira continuou sua produção literária. Em 1987, cobriu em Goiânia (GO) o acidente radioativo com o césio 137 e escreveu seu décimo livro, “Goiânia, Rua 57 – O Nuclear na Terra do Sol”. Em 1988, lançou o livro “Greenpeace: Verde Guerrilha da Paz”, uma reportagem-ensaio que apresentou ao Brasil a filosofia e os bastidores da maior organização ecologista do mundo.

Em seu quarto mandato como deputado federal, também foi candidato à Presidência da República (1989), à Prefeitura do Rio de Janeiro (2008) e ao Governo do Estado do Rio (2010).

No encontro em Suzano, o autor abordará toda a sua obra, num bate-papo com a plateia. O Trajetória Literária já trouxe a Suzano escritores como Moacyr Scliar, Ariano Suassuna, Marcelo Rubens Paiva, Ignácio de Loyola Brandão, Zuenir Ventura, Paulo Lins, Carlos Marinho e Milton Hatoum. (Com informações do site www.gabeira.com.br).

TRAJETÓRIA LITERÁRIA COM FERNANDO GABEIRA
Terça-feira, 26 de julho, às 20h
Local: Centro de Educação e Cultura Francisco Carlos Moriconi
Endereço: rua Benjamin Constant, 682 – Centro
Informações: 4747-4180

Fonte: Secom (Secretaria de comunicação de Suzano)
Postagem: Magno Oliveira

Um comentário:

Obrigado por interagir conosco!