domingo, 25 de dezembro de 2011

Coluna Especial: O Significado do Natal


O SIGNIFICADO DO NATAL

Maria Aparecida Soares Ferreira

Todos sabem o que aconteceu em Nazaré há dois mil anos atrás, nasceu Jesus: este acontecimento foi um dos mais significativos na história humana e é o menos aceito por todos todas a religiões monoteístas. Todos nós crescemos e fomos educados a crer nesta história.  Devemos acrescentar que o desenvolvimento da tecnologia, hoje nos consentiu de confirmar aquilo que antes era aceito apenas como dogma de Fé.

A depressão das festas é comum no mês de Dezembro durante o frenesi do Natal e Fim de Ano, ao fazermos balanços e projetos. O que para muita gente é a época mais feliz do ano para outros é bem ao contrário. O Natal e os encontros de família podem se transformar em momentos tristes e difíceis de suportar, especialmente se a pessoa já está deprimida ou a passar por uma crise existencial.

Talvez precisariamos carregar as coisas com significados maiores do que aqueles que deveriam ter, porém, as maiores expectativas frequentemente se acompanham de grandes desilusões.

 No Natal  permanece a magia de certas atmosferas e de certas situações, certos cheiros, certos sabores, certas cores, certas imagens são indeléveis na nossa vida, em todo caso, a magia da natividade em um mundo que sempre mais fala da negação do outro e a magia da familia que mesmo em declínio consegue ser uma realidade.

Se um rito é propício para que a vida seja melhor, a vida não deveria jamais esquecer a vida, deveria sim ser capaz de tocar a paz com as próprias mãos.

Então o Natal não será só uma festa de poucos que fecham os olhos ás dores de muitos, mas a “celebração” de uma espera muito mais vasta que cada recinto privilegiado; será o farol de esperança que cura os sofrimentos e as angústias de tantos homens e mulheres, será penhor de uma vida mais humana, uma vida impregnada de relações autenticas e de respeito pelo outro, uma vida rica de sentido, capaz de exprimir em gestos e palavras a beleza, a luz, ecos daquela luz que brilhou na escuridão de Belém e que deve brilhar também hoje em cada coração.

5 comentários:

  1. Molto interessante!
    Buon Natale,Costantino

    ResponderExcluir
  2. Desejo que nesse Natal haja
    muita alegria e muito amor
    em sua casa!
    Que o aniversariante esteja presente
    na festa e abençoe você e sua
    família e que as bençãos sigam
    se derramando sobre seus
    corações por todo 2.012!

    Feliz Feliz Feliz Natal !!!!

    ResponderExcluir
  3. Um feliz e Abençoado Natal e Ano Novo pra vc e toda sua família...
    Bjo

    ResponderExcluir

Obrigado por interagir conosco!