A MAGIA DOS PICADEIROS PARA AS RUAS EM "O CIRCO CHEGOU!”

Projeto da Associação Raso da Catarina promove oito espetáculos na periferia da capital paulista, nos fins de semana de novembro e dezembro


É em clima de confraternização de fim de ano que a trupe da Associação Raso da Catarina apresenta o espetáculo “O Circo Chegou!” nos bairros da Zona Sul e Zona Leste de São Paulo, nos fins de semana de 22 de novembro a 14 de dezembro.



Em meio às inúmeras opções de diversão trazidas pelos tempos modernos – entre as quais estão os games, aplicativos interativos e redes sociais – pouco se vê algo que se aproxime da emoção causada por um verdadeiro espetáculo de circo. É com esta paixão que a trupe da Associação Raso da Catarina, através do projeto realizado com a Prefeitura de São Paulo por meio da Secretaria de Cultura. Leva o espetáculo “O Circo Chegou!” para o povo nas ruas. O projeto do grupo formado por músicos, dançarinos, mágico, malabarista e palhaços tem como objetivo mostrar ao público de todas as idades atrações tradicionais do universo circense, além de difundir a cultura popular brasileira.

O tapete de circo é estendido na rua e dá lugar ao picadeiro fora da lona de circo. Os Mestres de Cerimônia, Palhaço Charles (Alessandro Azevedo) e Palhaço Tchutchuco (Renato Paio) improvisam e animam o público, apresentando as mais divertidas atrações - sempre acompanhados de muita música ao vivo. Cabral, o Mágico com seus truques promete confundir os
olhares mais atentos. Os tradicionais malabares de Bruno Edson cortam o ar criando movimentos repletos de cores e formas variadas.
Dentre as diversas atividades do espetáculo “O Circo Chegou!” estão as tradicionais esquetes que ganham vida na atuação de experientes artistas que encantam e convidam o público a participar de alguns números. A liberdade de expressão e a diversidade cultural presenteiam o público com um show singular e emocionante, que conta com o violão de Leonardo Costa, o violino de Galba e a percussão de Kabe Pinheiro. O espetáculo apresenta também os dançarinos de frevo Fláira Ferro e Alisson Lima, o Beat Box de Diego MP3 e a dança de rua da F.A.R.C (Frente Acrobática Raso da Catarina), que mistura movimentos do Hip Hop e do circo tradicional, com Anderson de Jesus e Eder Devesa.


ASSOCIAÇÃO RASO DA CATARINA


A Associação Raso da Catarina foi fundada em setembro de 2006. É uma organização jurídica privada de interesse público, voltada à pesquisa e a divulgação das manifestações artísticas e culturais junto à sociedade civil. Tem como missão a formação de público, a difusão cultural e a ocupação de espaços públicos. Atua principalmente nas áreas de circo, teatro, culturas populares, música e hip hop. Realizou as mostras artísticas “Violas e Repentes” e “Mostra Mangue Cultural”, os projetos de formação “Circo Para Todos I e II”, “Vivendo e Aprendendo com Arte” e atualmente é Ponto de Cultura com atividades de formação circense, a “Carpintaria de Palhaços”. Participa dos coletivos “Coletivos do Teatro da Vila” e “Ateliê Compartilhado Casa Amarela” e promove desde 1996, sempre no terceiro sábado do mês, o “Sarau do Charles”.


CIA RASO DA CATARINA

O universo do cangaço, ou cangaceiro, foi o que inspirou e uniu um grupo de amigos atores – amadores e profissionais – com o interesse comum de montar um espetáculo baseado nesta temática. Foi daí que o ator Alessandro Azevedo, criador do Palhaço Charles e também precursor das produções de saraus culturais na cidade de São Paulo, idealizou e criou a Cia. Raso da Catarina, em outubro de 1998. Além da realização de montagens de espetáculos diversos, o grupo atua principalmente como núcleo de estudos, voltado ao desenvolvimento da linguagem do palhaço e das culturas populares. Em agosto de 2000, ao lado da atriz Silvia Leblon, a companhia inaugurou seu espaço de trabalho, o Galpão Raso da Catarina, utilizado tanto para ensaios como para a apresentação de seus espetáculos, oferecendo ainda cursos, oficinas, palestras e seminários. Com o fechamento do espaço, em agosto de 2007, a Associação Raso da Catarina passou a gerir os núcleos antes coordenados pela Cia. Raso da Catarina.

Realização: ASSOCIAÇÃO RASO DA CATARINA
Apoio: Prefeitura de São Paulo Cultura
Parceria: GAM YOGA



FICHA TÉCNICA
Duração do Espetáculo: 1h15 (uma hora e quinze).
Direção artística: Alessandro Azevedo.


Elenco:

Alessandro Azevedo - Palhaço Charles, Mestre de Cerimônia |
Renato Paio - Palhaço Tchutchuco, Mestre de Cerimônia |
Cabral – Mágico |
Bruno Edson – Malabarista |
Eder Mendes Devesa - Acrobata e Dançarino de Break |
Anderson de Jesus - Acrobata e Dançarino de Break |
Diego MP3 – Beat Box
Fláira Ferro - Dançarina Frevo |
Alisson Lima – Dançarino Frevo
Galba – Músico |
Leonardo Costa – Musico |
Kabe Pinheiro– Músico |

Produção:
Produção Executiva: Poliana H. Alves Vieira
Assistente de Produção: Stefânia Faro
Sonoplasta: Paulo Silva
Contra regra: Nenê

• SERVIÇO

Todas as apresentações serão GRATUITAS
Horário: 16h
Faixa etária: Livre

22 de novembro (sábado)
Ateliê Azul - Rua Cinturão Verde, 333, Vila Santa Inês - Ermelino Matarazzo

23 de novembro (domingo)
Praça Julio Cezar de Campos - Centro de Parelheiros

29 de novembro (sábado)
CEU Guarapiranga - Estrada da Baronesa, 1.120, M’boi Morim

30 de novembro (domingo)
CEU cantos do Amanhecer – Av. Cantos do Amanhecer s/n - Campo Limpo, Jardim Mitsutani

06 de dezembro (sábado)
Capela do Socorro - Rua Vicente Martinez Risco, sn, - Jd. Iporanga/Jd das Imbuias

07 de dezembro (domingo)
Rua Otacílio Madeira, altura do nº 70 - Bairro Jardim Novo Pantanal/Pedreira

13 de dezembro (sábado)
Av. M’Boi Guaçu n°622 - Bairro Jardim Aracati

14 de dezembro (domingo)
Rua Dama da Noite, nº2, Bairro Vargem Grande

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Conheça um pouco mais sobre Carla Cristina Garcia ministrante da oficina cultural “A literatura e a moda: A estranha relação entre as palavras e o corpo”

No Café da Manhã com Poesia: Uma pequena crônica de uma manhã de domingo

Shows do Sampa Crew e Gabriel Corrêa fecham programação do aniversário de Poá