segunda-feira, 17 de novembro de 2014

A MAGIA DOS PICADEIROS PARA AS RUAS EM "O CIRCO CHEGOU!”

Projeto da Associação Raso da Catarina promove oito espetáculos na periferia da capital paulista, nos fins de semana de novembro e dezembro


É em clima de confraternização de fim de ano que a trupe da Associação Raso da Catarina apresenta o espetáculo “O Circo Chegou!” nos bairros da Zona Sul e Zona Leste de São Paulo, nos fins de semana de 22 de novembro a 14 de dezembro.



Em meio às inúmeras opções de diversão trazidas pelos tempos modernos – entre as quais estão os games, aplicativos interativos e redes sociais – pouco se vê algo que se aproxime da emoção causada por um verdadeiro espetáculo de circo. É com esta paixão que a trupe da Associação Raso da Catarina, através do projeto realizado com a Prefeitura de São Paulo por meio da Secretaria de Cultura. Leva o espetáculo “O Circo Chegou!” para o povo nas ruas. O projeto do grupo formado por músicos, dançarinos, mágico, malabarista e palhaços tem como objetivo mostrar ao público de todas as idades atrações tradicionais do universo circense, além de difundir a cultura popular brasileira.

O tapete de circo é estendido na rua e dá lugar ao picadeiro fora da lona de circo. Os Mestres de Cerimônia, Palhaço Charles (Alessandro Azevedo) e Palhaço Tchutchuco (Renato Paio) improvisam e animam o público, apresentando as mais divertidas atrações - sempre acompanhados de muita música ao vivo. Cabral, o Mágico com seus truques promete confundir os
olhares mais atentos. Os tradicionais malabares de Bruno Edson cortam o ar criando movimentos repletos de cores e formas variadas.
Dentre as diversas atividades do espetáculo “O Circo Chegou!” estão as tradicionais esquetes que ganham vida na atuação de experientes artistas que encantam e convidam o público a participar de alguns números. A liberdade de expressão e a diversidade cultural presenteiam o público com um show singular e emocionante, que conta com o violão de Leonardo Costa, o violino de Galba e a percussão de Kabe Pinheiro. O espetáculo apresenta também os dançarinos de frevo Fláira Ferro e Alisson Lima, o Beat Box de Diego MP3 e a dança de rua da F.A.R.C (Frente Acrobática Raso da Catarina), que mistura movimentos do Hip Hop e do circo tradicional, com Anderson de Jesus e Eder Devesa.


ASSOCIAÇÃO RASO DA CATARINA


A Associação Raso da Catarina foi fundada em setembro de 2006. É uma organização jurídica privada de interesse público, voltada à pesquisa e a divulgação das manifestações artísticas e culturais junto à sociedade civil. Tem como missão a formação de público, a difusão cultural e a ocupação de espaços públicos. Atua principalmente nas áreas de circo, teatro, culturas populares, música e hip hop. Realizou as mostras artísticas “Violas e Repentes” e “Mostra Mangue Cultural”, os projetos de formação “Circo Para Todos I e II”, “Vivendo e Aprendendo com Arte” e atualmente é Ponto de Cultura com atividades de formação circense, a “Carpintaria de Palhaços”. Participa dos coletivos “Coletivos do Teatro da Vila” e “Ateliê Compartilhado Casa Amarela” e promove desde 1996, sempre no terceiro sábado do mês, o “Sarau do Charles”.


CIA RASO DA CATARINA

O universo do cangaço, ou cangaceiro, foi o que inspirou e uniu um grupo de amigos atores – amadores e profissionais – com o interesse comum de montar um espetáculo baseado nesta temática. Foi daí que o ator Alessandro Azevedo, criador do Palhaço Charles e também precursor das produções de saraus culturais na cidade de São Paulo, idealizou e criou a Cia. Raso da Catarina, em outubro de 1998. Além da realização de montagens de espetáculos diversos, o grupo atua principalmente como núcleo de estudos, voltado ao desenvolvimento da linguagem do palhaço e das culturas populares. Em agosto de 2000, ao lado da atriz Silvia Leblon, a companhia inaugurou seu espaço de trabalho, o Galpão Raso da Catarina, utilizado tanto para ensaios como para a apresentação de seus espetáculos, oferecendo ainda cursos, oficinas, palestras e seminários. Com o fechamento do espaço, em agosto de 2007, a Associação Raso da Catarina passou a gerir os núcleos antes coordenados pela Cia. Raso da Catarina.

Realização: ASSOCIAÇÃO RASO DA CATARINA
Apoio: Prefeitura de São Paulo Cultura
Parceria: GAM YOGA



FICHA TÉCNICA
Duração do Espetáculo: 1h15 (uma hora e quinze).
Direção artística: Alessandro Azevedo.


Elenco:

Alessandro Azevedo - Palhaço Charles, Mestre de Cerimônia |
Renato Paio - Palhaço Tchutchuco, Mestre de Cerimônia |
Cabral – Mágico |
Bruno Edson – Malabarista |
Eder Mendes Devesa - Acrobata e Dançarino de Break |
Anderson de Jesus - Acrobata e Dançarino de Break |
Diego MP3 – Beat Box
Fláira Ferro - Dançarina Frevo |
Alisson Lima – Dançarino Frevo
Galba – Músico |
Leonardo Costa – Musico |
Kabe Pinheiro– Músico |

Produção:
Produção Executiva: Poliana H. Alves Vieira
Assistente de Produção: Stefânia Faro
Sonoplasta: Paulo Silva
Contra regra: Nenê

• SERVIÇO

Todas as apresentações serão GRATUITAS
Horário: 16h
Faixa etária: Livre

22 de novembro (sábado)
Ateliê Azul - Rua Cinturão Verde, 333, Vila Santa Inês - Ermelino Matarazzo

23 de novembro (domingo)
Praça Julio Cezar de Campos - Centro de Parelheiros

29 de novembro (sábado)
CEU Guarapiranga - Estrada da Baronesa, 1.120, M’boi Morim

30 de novembro (domingo)
CEU cantos do Amanhecer – Av. Cantos do Amanhecer s/n - Campo Limpo, Jardim Mitsutani

06 de dezembro (sábado)
Capela do Socorro - Rua Vicente Martinez Risco, sn, - Jd. Iporanga/Jd das Imbuias

07 de dezembro (domingo)
Rua Otacílio Madeira, altura do nº 70 - Bairro Jardim Novo Pantanal/Pedreira

13 de dezembro (sábado)
Av. M’Boi Guaçu n°622 - Bairro Jardim Aracati

14 de dezembro (domingo)
Rua Dama da Noite, nº2, Bairro Vargem Grande

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por interagir conosco!