segunda-feira, 10 de novembro de 2014

V CONCURSO INTERNACIONAL DE CONTOS VICENTE CARDOSO‏

Santa Rosa - RS - Brasil
2015
EDITAL
Regulamento
A Prefeitura Municipal de Santa Rosa, através da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo, em conjunto com a Associação Santa-rosense de Escritores (ASES-RS), com a finalidade de estimular a produção literária local e o intercâmbio entre escritores brasileiros e de outros países, institui o edital que regulamenta a 5ª edição do Concurso Internacional de Contos Vicente Cardoso.
            1 - Poderão participar escritores de qualquer idade ou nacionalidade.
            2 - O tema será livre, mas os contos, que são histórias curtas, devem ser de ficção científica ou de aspecto fortemente fantástico. Contos fora deste feito não poderão ser classificados e premiados.

            3 - Os textos deverão ser em língua portuguesa - digitados em editor de texto compatível com Word, mesmo que estejam em OpenOffice, BrOffice ou LibreOffice, com a seguinte formatação:

            – fonte Arial – tamanho 12 – espaçamento simples – justificado – máximo de 6 páginas A4 do editor de texto, todas as margens em 2,5 cm. Não serão aceitos textos digitados, no todo ou em partes, em caixa alta, ou seja, somente em maiúsculas (tecla Caps Lock ativada).
            4 - Os textos deverão ser enviados para o endereço eletrônicoconcursodecontosvicentecardoso@gmail.com. No campo do assunto deve constar: “Concurso Internacional de Contos Vicente Cardoso”. Em anexo devem ser enviados dois arquivos:
a) nomeado com o “Título do conto enviado”, constando o texto sem identificação do autor, apenas e obrigatoriamente com pseudônimo, escrito logo abaixo do texto. O pseudônimo deve ser diferente dos que foram utilizados para participações nas edições anteriores do Concurso Vicente Cardoso. Poderá ser enviado apenas 01 (um) texto por participante.
b) nomeado com o seu “Pseudônimo”. Por exemplo, se o pseudônimo for “Adalio” o arquivo será nomeado: “Adalio”. Neste arquivo constarão: pseudônimo, nome real, endereço, endereço eletrônico, telefone e breve currículo do autor, com no máximo 10 linhas.
            5 - O texto deve ser inédito de publicação em livro na mídia papel. Publicação em livro sem registro ISBN ou e-book não quebram o ineditismo da obra. Já contos publicados em site ou blog particular do autor, ou em rede social com página de seu nome, não poderão ser inscritos.
            6 - A premiação deste certame literário dar-se-á conforme as categorias a seguir:
a)    Categoria autor brasileiro (para escritores brasileiros residentes no Brasil e estrangeiros aqui radicados):
1º lugar – diploma constando a colocação e três exemplares da coletânea com os textos premiados no concurso;
2º lugar – diploma constando a colocação e dois exemplares da coletânea com os textos premiados no concurso;
3º lugar – diploma constando a colocação e um exemplar da coletânea com os textos premiados no concurso.
b)    Categoria autor internacional (para brasileiros residentes no exterior e escritores de todos os outros países):
1º lugar – diploma constando a colocação e três exemplares da coletânea com os textos premiados no concurso;
2º lugar – diploma constando a colocação e dois exemplares da coletânea com os textos premiados no concurso;
3º lugar – diploma constando a colocação e um exemplar da coletânea com os textos premiados no concurso.
c)    Categoria autor regional (para autores residentes conforme as especificações que seguem):
Região Fronteira Noroeste: Alecrim, Campina das Missões, Horizontina, Novo Machado, Porto Vera Cruz, São José do Inhacorá, Tucunduva, Alegria, Cândido Godói, Independência, Porto Lucena, Santa Rosa, Senador Salgado Filho, Tuparendi, Boa Vista do Buricá, Doutor Maurício Cardoso, Nova Candelária, Porto Mauá, Santo Cristo e Três de Maio.
Região das Missões: Bossoroca, Caibaté, Cerro Largo, Dezesseis de Novembro, Entre-Ijuís, Eugênio de Castro, Garruchos, Giruá, Guarani das Missões, Itacurubi, Pirapó, Porto Xavier, Roque Gonzales, Salvador das Missões, Santo Ângelo, Santo Antônio das Missões, São Luiz Gonzaga, São Miguel das Missões, São Nicolau, São Paulo das Missões, São Pedro do Butiá, Sete de Setembro, Ubiretama Vitória das Missões.
Região Noroeste Colonial: Ajuricaba, Augusto Pestana, Barra do Guarita, Bom Progresso, Braga, Campo Novo, Catuípe, Chiapeta, Condor, Coronel Barros, Coronel Bicaco, Crissiumal, Derrubadas, Esperança do Sul, Humaitá, Ijuí, Inhacorá, Jóia, Miraguaí, Nova Ramada, Panambi, Pejuçara, Redentora, Santo Augusto, São Martinho, São Valério do Sul, Sede Nova, Tenente Portela, Tiradentes do Sul, Três Passos e Vista Gaúcha.
1º lugar – diploma constando a colocação e três exemplares da coletânea com os textos premiados no concurso;
2º lugar – diploma constando a colocação e dois exemplares da coletânea com os textos premiados no concurso;
3º lugar – diploma constando a colocação e um exemplar da coletânea com os textos premiados no concurso.
Obs.: Para concorrer na categoria C, o autor deve indicar isso especificamente, caso contrário será considerado categoria A.
d)    Categoria jovem autor (para escritores menores de 18 anos – incompletos até 15 de maio de 2015 – residentes em qualquer país):
1º lugar – diploma constando a colocação e dois exemplares da coletânea com os textos premiados no concurso;
2º lugar – diploma constando a colocação e um exemplar da coletânea com os textos premiados no concurso.
Obs.: Para participação nesta categoria deverá constar um terceiro anexo, no mesmo e-mail, tendo uma cópia scan ou foto nítida de documento do jovem - comprovando a idade - colada em página do Word, na qual deve vir escrita e assinada a autorização de um dos pais ou responsáveis.
Observações gerais:
Escritores com premiação e/ou menção honrosa, poderão receber, gratuitamente, até 9 (nove) exemplares da coletânea resultante deste concurso, mediante o pagamento de todos os custos de envio, e de manifestação da vontade desta aquisição no prazo de até 01 (um) mês após a divulgação dos resultados, enviada pelo e-mail do concurso. 
Em qualquer dessas categorias, os jurados podem dispensar uma colocação, ou até toda a categoria, se não houver o recebimento de material com a qualidade mínima para publicação.
A discriminação da categoria deverá vir logo abaixo do pseudônimo, no corpo do texto enviado, podendo também constar no corpo do e-mail. A não indicação da categoria faculta à comissão organizadora excluir o concorrente ou classificá-lo naquela que julgar procedente.           
7 - A critério da comissão julgadora poderão ser selecionados outros textos para a publicação na coletânea, e seus autores receberão diploma com menção honrosa, mais 01 (um) exemplar da coletânea. Os escritores integrantes da ASES-RS participarão como escritores convidados, podendo publicar apenas um texto cada, e recebendo também 01 (um) exemplar da coletânea.
8 - A coletânea terá registro ISBN e será lançada na 11ª Feira do Livro de Santa Rosa, que acontecerá entre os dias 13 e 16 de maio de 2015, na Praça da Bandeira,  centro de Santa Rosa.
            9 - Ao enviar seu texto os autores estarão autorizando a publicação da obra em livro, e-book, áudio livro e PDF à comissão organizadora do V Concurso Internacional de Contos Vicente Cardoso, mantendo, porém, seu direito de utilizar o texto enviado, premiado ou não, em qualquer outra publicação. 
            10 - O texto deverá ser enviado até 15 de fevereiro de 2015, exclusivamente via e-mail, conforme consta nos artigos 4º e 6º deste regulamento.
            11 - Está vedada a participação neste concurso de integrantes da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo de Santa Rosa e dos associados da ASES-RS.
            12 - Os contos serão avaliados por uma comissão de alto nível literário, indicada pelacomissão organizadora do V Concurso Internacional de Contos Vicente Cardoso, cuja decisão será soberana. Não caberão recursos ao resultado desta decisão.
            13 - As inscrições fora das normas do concurso não serão aceitas. 
            14 - É de responsabilidade exclusiva do concorrente a observância e a regularização de toda e qualquer questão relativa a direitos autorais sobre a obra inscrita.
            15 - O presente edital atende ao disposto na Lei Federal nº 9.610, de 12/02/1998, sobre direitos autorais.
            16 - Os premiados concordam e permitem a divulgação de seu nome e imagem para a divulgação do concurso, sem qualquer ônus para os realizadores.
            17 - Todos os premiados serão convidados para a solenidade de premiação, cuja data e horário ser-lhes-ão comunicados via e-mail.
            18 - A comissão organizadora do concurso e a 11ª Feira do Livro de Santa Rosa não arcará com quaisquer despesas dos premiados para a participação no evento de premiação.
19 - Ao participarem do presente concurso literário, os participantes deixam explícita sua concordância com o teor deste regulamento.
            20 - Os casos omissos neste regulamento serão resolvidos pela comissão organizadora do V Concurso Internacional de Contos Vicente Cardoso.


Resumo da apresentação textual:
Título
Pseudônimo
Categoria

Resumo do arquivo “pseudônimo”:
Pseudônimo
Nome real
Endereço (com CEP)
Endereço eletrônico
Telefone com DDD e/ou DDI
Breve currículo do autor, com no máximo 10 linhas

Para a categoria Jovem Autor acrescentar mais um arquivo com:
Foto nítida ou scan de documento comprobatório da Idade, colada em página de editor de texto, abaixo da qual deve ser escrito:

Autorizo a ______________________________ participar do V CONCURSO
                                nome do autor
INTERNACIONAL DE CONTOS VICENTE CARDOSO.

________________________________     _________________________________
                     local e data                                     assinatura de pai, mãe ou responsável


E-mail para envio dos arquivos: concursodecontosvicentecardoso@gmail.com 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por interagir conosco!