sexta-feira, 28 de novembro de 2014

PREFEITO MARCOS BORGES ASSINA ORDEM DE SERVIÇO PARA CONSTRUÇÃO DA CASA DO ARTESÃO DE POÁ

A obra tão esperada pela comunidade de artesãos estava parada há mais de dois anos por problemas administrativos que foram corrigidos pela atual gestão


O prefeito de Poá Marcos Borges assinou na manhã desta sexta-feira (28/11), na sede da Secretaria Municipal de Turismo, a ordem de serviço autorizando o início da construção da Casa do Artesão,que ficará pronta no final do primeiro semestre de 2015. A arquitetura será edificada na Praça da Bíblia e contará com 44 boxes, praça de alimentação com deck e posto de informações ao turista, entre outros setores. O evento contou com a presença de vários secretários municipais, diretores da administração municipal, vereadores e representantes da sociedade civil e, principalmente, dos artesãos, que têm acompanhado com atenção o desenvolvimento deste projeto, que finalmente torna-se realidade.
“A Casa do Artesão é o impulso nos planos que temos para desenvolver ainda mais o turismo em Poá. É uma obra de extrema importância para fazer valer, verdadeiramente, a nossa característica de Estância Hidromineral. A qualidade de nossa água mineral atrai muitos visitantes e temos que estar preparados para recebê-los. Hoje, com o lançamento desta obra, também começa uma nova história para os artesãos que terão em breve um espaço digno para trabalhar e expor suas produções, com infraestrutura contemporânea ea segurança que merecem”, destacou o prefeito Marcos Borges.
O chefe do executivo poaense disse ainda que,o novo espaço dos artesãos vai melhorar o ambiente existente hoje na Praça da Bíblia, que estava com parte de uma obra abandonada que gerou muitas críticas por parte da população, inclusive servindo de local para desocupados com ações que estavam causando transtornos e insegurança aos transeuntes e moradores próximos a praça. “Há seis anos esta obra foi iniciada, mas infelizmente está paralisada causando estes problemas. Agora, com a Casa do Artesão, vamos dar um novo aspecto ao local oferecermais uma atração na cidade aos moradores e visitantes de Poá”, destacou o prefeito, reforçando que a obra vai atender a todos os artesãos da cidade.
O secretário municipal de Turismo, Edevaldo Gonçalves, destacou a importância do empreendimento e frisou as parcerias entre a Prefeitura de Poá, o Conselho Municipal de Turismo (Comtur) e a Câmara Municipal de Poá. “Em 45 dias de trabalho tivemos o importante e amplo apoio de todos na cidade, especialmente do Comtur e dos vereadores. O prefeito Marcos Borges teve participação direta e decisiva na correção das falhas encontradas e que bloqueavam o projeto. Com sua equipe técnica consegui salvar o processo para a implantação da Casa do Artesão e que a partir desta data, torna-se realidade me nossa cidade. Esta será uma das obras que vai impulsionar o turismo no município e nósiremos fazer ainda, muito mais pelos poaenses”, declarou o secretário.
O presidente da Câmara Municipal de Poá, vereador Marcos Ribeiro da Costa, o Marquinhos da Indaiá, reforçou a parceria do Legislativo com o prefeito Marcos Borges na condução da administração. “Esta é uma ótima notícia para a cidade. A Câmara sempre estará ao lado da Prefeitura em projetos que beneficiem os trabalhadores e a população de Poá. Tenho certeza que estamos no caminho certo”, frisou.
A artesã Neci Azevedo de Paula Freitas, que trabalha com artesanato há quatro anos, tem acompanhado todo o processo da instalação da Casa do Artesão em Poá e, ao final da cerimônia de assinatura do prefeito autorizando o início das obras, mostrou satisfação pela notícia. “Sem dúvida que é muito bom. Já esperávamos há muito tempo e gostei muito. Tenho certeza que vai melhorar as nossas condições de trabalho e nossa exposição no local para os turista na cidade”, declarou.
De acordo com o projeto da Secretaria Municipal de Obras, o prédio da Casa do Artesão terá 289 metros quadrados (m²) de edificação, que será utilizada pelos artesãos na cidade, que se organizarão com a Administração Municipal para expor os seus produtos. Além do prédio, o projeto contempla ainda a construção de um deck de madeira, com pergolado com cobertura, de 55 m², sendo que neste espaço haverá sanitários e uma cozinha, a ser utilizada como um bistrô. Também está planejada uma oficina e setor administrativo com atendimento ao público. Segundo a Secretaria de Obras, para a construção da Casa do Artesão será utilizada uma arquitetura contemporânea com elementos em alvenaria e madeira. A empresa responsável pela obra é a PS Engenharia.
Também participaram do evento desta sexta-feira (28/11), o presidente do Comtur de Poá, Desidério Sampaio, os secretários municipais Adriana Borges (Assistência e Desenvolvimento Social), Adair Loredo (Administração), Augusto de Jesus (Planejamento) Andréia Rodrigues de Ávila (Comunicação), Edson Rodrigues (Serviços Urbanos), Ali Sami El Kadri (Saúde), Aretta Marques (Mulher), Douglas Aspasio (Cultura), AngeloBiancolin (Indústria e Comércio), Sonia Regina Fernandes Afonso (Educação) e Paulo Dornelas (Obras); os diretores Romualdo Nobre (Transportes), Osmar Scheneider (Habitação) e Alexandre Pereira (Turismo); os vereadores Lázaro Borges, William Ferrari, o Neno Ferrari, Luiz Eduardo Oliveira Alves, o Edinho do Kemel, Luiz Antonio Soares de Oliveira, o Tonho de Calmon, Antonio Nobre Ramos, o MarquinhosMecânico, Mario MassayoshiKawashima, o Mario Sumirê, e JeruzaLiboa Pacheco Reis, a Jeruza Reis.

FOTO/ FLAVIO AQUINO

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por interagir conosco!