quinta-feira, 23 de setembro de 2010

Circuito Cultural Paulista apresenta espetáculo infantil "O Mágico de Nós"


A Secretaria Municipal de Cultura recebe nesta sexta-feira mais um espetáculo do Circuito Cultural Paulista, que é uma parceria do Governo do Estado com a Prefeitura de Mogi. Trata-se da peça “O Mágico de Nós”, da Cia Jogando no Quintal, que após oito anos pesquisando e aprofundando a linguagem do improviso, se propôs a dividir esta trajetória com as crianças, realizando o primeiro espetáculo infantil de improvisação.

Após uma rica vivência e da oportunidade de ver um espetáculo de improvisação para o universo infantil do grupo Impromadri (Espanha), o diretor César Gouvêa ficou motivado com a possibilidade de trazer esta experiência ao Brasil. Surge então "O Mágico de Nós", um espetáculo Infantil que tem como questão central uma pergunta: Como superar um imprevisto?

Utilizando como fio condutor a clássica história "O Mágico de Oz", o publico é levado pela menina Dorothy ao mundo de Oz, um mundo encantado, com objetos, aparentemente, do nosso cotidiano, que possui encantamento de serem transformados em tudo que sua imaginação permitir. Toda essa magia é apresentada por uma fada bem inusitada. Mas encontrar o caminho de volta para a casa não será fácil.

Dorot, neste mundo encantado, acaba encontrando um Leão, um Homem de Lata, um Espantalho, mas a ajuda destes novos amigos não será suficiente para ela conseguir voltar para casa. A única maneira então é pedir ajuda do público, convidando a entrar em cena e alçar um vôo coletivo em busca de um novo caminho.

Cada gesto, cada palavra, cada idéia sugerida pelas crianças são utilizados pelos personagens, que juntos começam a criar histórias na hora superando os obstáculos encontrados neste mundo de Oz e dando soluções que passam a ser fundamentais para que o Espantalho encontre um cérebro o Leão a coragem, o Homem de Lata o coração, e Dorothy e seu cachorrinho consigam voltar para casa, tornando esta jornada e consequentemente cada espetáculo completamente diferente um do outro. Um quebra-cabeça de histórias a ser improvisado e montado a cada dia.

A peça é um convite para que todos voltem para as " suas casas", onde a brincadeira, o improviso e a imaginação tenham sempre um papel de destaque no nosso dia a dia.

"Quisemos mostrar que muitas vezes a adversidade pode se transformar no motor de propulsão para que a nossa imaginação abra caminho para novas soluções", diz César Gouvêa, diretor e idealizador da peça e um dos criadores do espetáculo de improviso Jogando no Quintal, há 7 anos em cartaz.

A apresentação de “O Mágico de Nós” será dia 17 de setembro, às 15 horas, no Theatro Vasques. A entrada é gratuita e a recomendação é livre.


Fonte e foto: Secretaria de Cultura de Mogi das Cruzes
Adaptação e postagem: Magno Oliveira

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por interagir conosco!