quinta-feira, 16 de setembro de 2010

Viagem Literária trouxe escritor João Carlos Marinho para Suzano

O escritor João Carlos Marinho fez ontem uma palestra gratuita em Suzano , às 14horas

O evento foi na biblioteca do Centro de Educação e Cultura Francisco Carlos Moriconi. A visita do escritor fez parte do projeto Viagem Literária, desenvolvido pela Secretaria Municipal de Cultura em parceria com o Governo do Estado.

Por meio desta iniciativa, a cidade de Suzano recebe até novembro um escritor por mês. Quem também participou do projeto, em junho, foi o escritor Zuenir Ventura.

Durante a palestra, João Carlos Marinho falou de sua trajetória literária e conversou com o público a respeito do livro "O Gênio do crime", clássico infanto-juvenil que completou 40 anos em 2009.

Para o coordenador literário da Secretaria de Cultura de Suzano, Ademiro Alves, o Sacolinha, as palestras de escritores que são referência na literatura brasileira são exemplos para quem escreve e estimulam o público. A palestra de João Carlos Marinho foi aberta a todo o público.

O projeto em parceria com o Estado dá continuidade ao Trajetória Literária, já desenvolvido no município e que trouxe grandes nomes da literatura à cidade, como Ariano Suassuna, Marcelo Rubens Paiva, Loyola Brandão, Paulo Lins e Moacyr Scliar.

O autor

João Carlos Marinho nasceu na capital do Rio de Janeiro, em 1935. Passou sua infância e adolescência nas cidades paulistas de Santos e São Paulo. Ainda jovem, foi estudar na Suíça, onde ficou até os 20 anos. Diplomou-se em Direito pela Faculdade do Largo de São Francisco da Universidade de São Paulo (USP). Em 1969, quando ainda advogava, publicou o livro “O Gênio do crime”, que se tornou um clássico da literatura infanto-juvenil brasileira. A obra já ultrapassa a marca de 60 edições.

Após este livro, o autor lançou outras 12 obras da turma do gordo, como Caneco de Prata (1971), Sangue Fresco (1982) e Berenice Detetive (1986). Recebeu diversos prêmios, como o Jabuti, o prêmio da Associação Paulista de Críticos de Arte (APCA) e o Prêmio Mercedes Benz.

Fonte: Érica Secretaria de Imprensa de Suzano

Adaptação e postagem: Magno Oliveira

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por interagir conosco!