segunda-feira, 24 de março de 2014

ArtEEdições Apresenta: Tiragem Limitada



Primeira exposição da ArtEEdições Galeria, que inaugurou sua nova sede, nos Jardins, Tiragem Limitada mostrará diferentes técnicas de edições de obras em gravuras e outras plataformas como esculturas, objetos e instalações. A exposição ficará em cartaz entre os dias 18 de março e 24 de maio de 2014.

 
A edição é uma forma de arte com conteúdo e linguagem própria, expressa por meio de um número limitado de reproduções de uma obra, numerada e assinada pelo artista.
 
A exposição Tiragem Limitada ocorre dez anos depois da primeira desse tipo no Brasil, a Paper Democracy (“A Democracia do Papel”), realizada na no CBB, Centro Brasileiro Britanico, com patrocínio da Cultura Inglesa e apoio do British Council. Claudia Marchetti, co-produtora daquela exposição e diretora da ArtEEdições Galeria, representa no Brasil duas das maiores editoras de gravuras do Reino Unido: a Paragon Press e Alan Cristea Gallery.
 
Na ArtEEdições Galeria, a exposição Tiragem Limitada terá obras de nove artistas, nacionais e estrangeiros, escolhidas por Claudia Marchetti a partir de uma curadoria focada nas diferentes técnicas de edições. “Na exposição, o conceito da democracia do papel se expande para as técnicas ditas ‘tradicionais’, que um dia primaram e zelaram pela singularidade da obra de arte. A leveza e a maleabilidade da matéria papel, que há mais de três séculos se oferece como suporte para a difusão de ideias, críticas, reflexões e crônicas da vida social e política, hoje se estende a matérias mais densas”, afirma a jornalista e crítica de arte Paula Alzugaray. Há o destaque para o artista CY Twombly e seu portfolio de 10 gravuras com tiragem de 17 exemplares.
 
 Outro bom exemplo é a obra O Jogo dos 7 Bobos, de Adriano Costa, composta por bronze e concreto, que carrega efeitos estáticos e inflexíveis na sua essência, e por ser edição, pode ter a maleabilidade de um papel. Na mesma medida, Richard Serra, conhecido por suas esculturas em ferro, apresenta na mostra quatro gravuras em metal, que revelam como o pensamento escultórico se comporta no suporte flexível do papel.
 
 Tiragem Limitada

De 18 de março a 24 de maio

ArtEEdições Galeria

Rua Estados Unidos, 1162
Jardim América SP, São Paulo – SP
Telefone: 5511 3031-0142

E-mail: folhetimcultural@hotmail.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por interagir conosco!