domingo, 23 de março de 2014

Com atraso: Secretaria de Meio Ambiente realiza serviço de jardinagem na Praça da Bíblia

A limpeza iniciou se na quinta feira pela manhã

A responsabilidade pela jardinagem da Praça é da Secretaria de Meio Ambiente. Segundo Renata Ribas, funcionária da Prefeitura que trabalha na  Praça da Bíblia, a jardinagem é feita de mês em mês, um dos motivos do atraso foi a última enchente na cidade.



Calçada em frente ao estacionamento da Câmara Municipal
O serviço de Jardinagem da Praça da Bíblia que fica na região central de Poá, está em atraso. No último final de semana a reportagem do Folhetim Cultural esteve no local e apurou que o mato nos canteiros estava com a altura acima do comum. Na parte da Praça, localizada em frente á Câmara Municipal (Alameda Pedro Calil), o mato já estava invadindo a rua. 

A Praça da Bíblia é referência para munícipes e visitantes, com o mato alto animais peçonhentos podem fazer da Praça seu Habitat, por exemplo: formigas, aranhas e outros. Neste link leia mais sobre este assunto: http://animais-peconhentos.info/.

No domingo 16 esse era o estado do mato nos canteiros
Além de que as pessoas que visitam pela primeira vez o município, podem ficar com uma impressão negativa do local.


Há mais de um mês o mato não estava sendo aparado

O movimento é grande na Praça nos fins de semana, os pais levam os filhos para brincar, amigos e casais usam o local como ponto de encontro e entretenimento, artesãos armam barracas para comercializarem seus artesanatos e vendedores ambulantes se beneficiam do movimento intenso de pedestres. Nos dias da semana não é diferente, já que muitos munícipes usam a Praça por ser também, trajeto de ida e volta do local de trabalho.

A Praça da Bíblia é uma das principais praças da cidade
Na quinta feira pela manhã, a reportagem do Folhetim esteve novamente na Praça da Bíblia e o serviço de jardinagem estava sendo executado pela Secretaria Municipal de (o) Meio ambiente.

Com o mato aparado a aparência da Praça ficou bem melhor
Conversamos com Renata Ribas, que ocupa o cargo de assessora e trabalha na Praça da Bíblia.

Leia na íntegra o que ela nos disse sobre a limpeza do local

"A limpeza é feita diariamente, onde têm 3 funcionários que limpam a parte externa né? As guaritas, os banheiros, a cozinha, o bebedouro e 3 funcionários que limpam, a, a, a (gaguejou e completou) minto, a parte interna esses 3 e na parte externa mais 3 funcionários que são responsáveis pelo bebedouro, pelas lixeiras, pelo pátio inteiro e o entorno da Praça diariamente".

Sobre a jardinagem

Durante a entrevista o serviço estava sendo realizado
"O que aconteceu foi o seguinte, devido as inaugurações (Exposição Da Vinci por exemplo) que tiveram e que vão ter e a equipe de jardinagem é o seu Daniel e mais 10 frentes de trabalho, essa equipe que coordena então devido (gaguejou novamente) então devido a chuva, teve que limpar bueiro, algumas inaugurações que teve que fazer então a prioridade foi vir dos bairros, depois o Centro, por causa o Centro seria a última coisa devido o aniversário da cidade, então arrumou  a Praça dos Eventos, os canteiros, o cantinho da Melhor Idade que vai ser inaugurado e agora eles estão aqui na Praça". Ainda completou: "A enchente , as inaugurações e a equipe que é pouca né? Quando tá tudo normalizado é de um em um mês".


Até ás 9h44 minutos o trabalho não estava concluído.
Um palco foi montado na Praça para o evento que ocorreu no sábado (22) ás 9 da manhã, Cãominhada, a responsabilidade deste evento foi da Zoonozes.

Neste sábado novamente o Folhetim Cultural voltou a Praça da Bíblia e verificou que o serviço ficou pela metade, nem todo mato foi recolhido e aparado. A parte em frente da Câmara Municipal estava com o serviço para ser terminado.

Quinta (20) o serviço foi iniciado e até domingo (23) não foi finalizado

A produção do Folhetim Cultural num primeiro momento não conseguiu contato com Renata Ribas, a entrevistada de quinta, nem com alguém responsável pela Secretaria de Meio Ambiente. Mas encontramos o vereador Madruga (PSL)  em frente ao Supermercado Maktub na Avenida Nove de Julho, Centro de Poá. Aproveitando do encontro casual questionamos o membro do legislativo poaense sobre esta situação, ao receber nossas informações e ver as fotos do local, imediatamente ligou para a Secretária Claudete dos Santos do Meio Ambiente, a chefe da pasta entrou em contato com Daniel (responsável pelo serviço) e afirmou que na segunda feira (24) o serviço será finalizado. 

Na quinta (20) o serviço foi inciado porém ficou pela metade
a promessa é que segunda seja finalizado
Na rua Marina La Regina, travessa da Av. 9 de Julho, exatamente em frente a uma loja de roupas feminina, existe uma praça com dois grandes canteiros o mato ali também está alto e o vereador se comprometeu em cobrar a Secretária Claudete nesta semana.

Vereador Madruga cobrará ações da Secretaria do Meio Ambiente
em relação aos outros pontos da cidade que precisam receber manutenção

A Praça da Bíblia já recebeu muitos eventos ao longo dos últimos anos, Rock na Praça, Dia do Evangélico que contou com a presença do cantor gospel Baruk, Ação Saúde, evento celebrando o Dia do Farmacêutico, Natal Encantado e já foi também ponto de partida da Marcha para Jesus.

Os eventos acima contaram com apoio da Secretaria de Cultura e Prefeitura.

O Folhetim Cultural realizou ano passado 2 eventos na Praça, sem o apoio desses órgãos públicos. Realizado no dia 21 de Setembro, "Um Poema Em Cada Árvore", projeto com apoio do Instituo PSIA, e um segundo projeto, feito no fim de semana de 20 á 22 de Setembro, Varal de Poesias, com Apoio da Associação Cultural Opereta.

O Folhetim Cultural está a serviço da população, por isso, acompanhará de perto, a conservação dos pontos culturais e turísticos da cidade.

Reportagem e fotos: Magno Oliveira
Revisão de Texto: Fábio Akira




Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por interagir conosco!