sábado, 22 de março de 2014

Análise do filme Bastardos InGlorios

                                                                  ANÁLISE

                                          FILME: BASTARDOS INGLORIOS

     FÁBIO AKIRA

O filme já começa auspicioso. A introdução de um dos personagens-chave do filme, o Coronel Hans Landa (Christoph Waltz), da SS, é magistral, cão de guarda alemão. A sequência inicial do filme é surpreendente, e já mostra uma das principais características do longametragem: a atuação. Simplesmente esplêndida , é aquele caso onde os atores, conseguem demonstrar o que está se passando na cabeça deles. E isso pode trazer uma grande confusão para com o espectador, pois Bastardos Inglórios é um filme veemente e forte.

O Filme de 2009, aborda o Nazismo.
Não poderia se esperar menos de um filme sobre nazismo, um dos períodos mais agitados, violentos e sádicos. O filme se passa na primeira metade da década de 40, durante a Segunda Guerra Mundial, na França ocupada pelos nazistas. Uma coisa interessante é o destaque maior para Joseph Goebbels (Sylvester Groth) do que para o Führer (Martin Wuttke). O Ministro da Propaganda e líder das indústrias cinematográficas alemã do Terceiro Reich é uma figura central no filme, o que mostra claramente a essência do nazismo: a propaganda. Essa é veiculada também na forma de filmes, todos feitos para engrandecer o soldado, a identidade e o nacionalismo alemão.
Baseado nas aventuras do soldado Fredrick Zoller (Daniel Brühl), todo o drama do filme acaba girando em torno da noite de estréia da película na França, contando com a presença de soldados, comandantes doTerceiro Reich, praticamente grande parte dos alemães. E é aí que começa a missão dos chamados Bastardos. 

Quentin Tarantino diretor do filme

Eles são um grupo de operações formado nos Estados Unidos com um único intuito: matar nazistas. Todos são comandados pelo Tenente Aldo Reine (Brad Pitt). A matança dos nazistas é, de alguma forma, divertida. Tarantino fez algo muito interessante quando os nazistas estão sendo espancados, alvejados, escalpelados entre outras coisas violentas. Isso é feito de forma divertida. É muito engraçado e com trilhas sonoras, não de tensão, mas de pura diversão. Quando é o contrário por exemplo, quando algum nazista está sendo violento com outro personagem, o clima de tensão e terror já é muito maior.

Acredito que muito desse suspense também se deve à escolha do diretor em dividir o filme por capítulos. Essa semelhança com um livro, traz essa sensação, pois eu acho que parte das pessoas que são acostumadas e possuem o hábito de ler, tem essa curiosidade, de terminar logo um capítulo para saber como vai ser o próximo. E isso é trazido para Bastardos Inglórios, de forma que cada capítulo possui uma determinada importância, deixando os focos narrativos cada vez mais interligados.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por interagir conosco!