segunda-feira, 14 de abril de 2014

ESPETÁCULO “COISAS QUE A GENTE NÃO VÊ” NO PROGRAMA PETROBRAS DISTRIBUIDORA DE CULTURA 2013/2014

O musical infantil “Coisas que a gente não vê” viaja de norte a sul do país a bordo do Programa Petrobrás Distribuidora de Cultura. O espetáculo - vencedor do prêmio Zilka Salaberry 2012 nas categorias texto (Renata Mizrahi) e atriz (Débora Lamm) – segue em turnê pelo Brasil. A peça já passou por Campos, Vitória, Belém e Rio de Janeiro, Juiz de Fora, Palmas e neste fim de semana foi encenada no Teatro Governador Pedro Ivo em Florianópolis nos dias 12 e 13 de abril (sábado e domingo).
A novidade para esse circuito foi a interação de Renata Mizrahi – jovem autora e atriz do Rio de Janeiro -  com as crianças, por meio de oficinas sobre a peça. Em cada cidade por que passa, Renata comanda as oficinas, gratuitas, com no máximo 20 crianças.
Todas as apresentações contam com a presença de intérpretes de Libras.
Para Renata Mizrahi, as oficinas ajudam  a despertar o gosto pelo teatro e  também contribuem para a formação de um novo público.“As crianças ficam tímidas no começo, mas depois se soltam. Trabalho com elas exercícios de integração, aquecimento lúdico, brincadeira de mudanças de estados (sentimentos) e, no final, improviso cenas da peça.  Primeiro, conto a história e divido os personagens, e elas embarcam na encenação. É um barato! As crianças ficam mais encantadas quando, depois da oficina, veem a peça com os atores reais encenando. Elas se reconhecem ali e comentam:  “Olha o personagem que eu fiz”. Ficam muito felizes e com vontade de fazer mais teatro e de ir mais ao teatro”, observa Renata. Outra forma de interagir com a peça é ler o livro sobre ela, “Coisas que a gente não vê”, que é sorteado após o espetáculo e também vendido  na bilheteria do teatro.
SOBRE A PEÇA
A peça conta a história de Yasmim (Débora Lamm ou Renata Mizrahi), menina que tem tudo o que quer, mas não consegue parar de chorar.  Fala sobre a relação de tempo e afeto entre pais e filhos nas grandes cidades. Tudo com muito humor, dinamismo e música, revelando, aos poucos, os verdadeiros sentimentos de cada personagem.
Seus pais – Clara (Paula Sandronia ou Letícia Medela) e Manoel (Alexandre Mofati ou Fernando Lopes Lima) – não conseguem entender o motivo de tanta choradeira. Para Yasmim, nada parece ser suficiente. A menina também está dividida entre seus dois amigos: Beatriz (personagem em que se revezam Elisa Pinheiro e Angela Bellonia) - menina rica e mimada, que vive preocupada com as aparências e exalta os valores do universo das crianças que têm tudo o que desejam - e Raimundo (Vicente Coelho) – amigo da escola, garoto simples e cheio de vida, que gosta de brincar na rua.
É seu amigo Raimundo que, entre uma brincadeira e outra, acaba conseguindo fazer com que ela entenda o que lhe faz falta: afeto e atenção. Mas, para conseguir o que quer, Yasmim terá de enfrentar seu medo de se expressar e, finalmente, dizer claramente para seus pais que deseja carinho em vez de presente. O final, surpreendente e repleto de alegria, acontece entre abraços, sorrisos, brincadeiras e um belo pôr do sol com os pais e amigos. 
“Coisas que a gente não vê” é o terceiro espetáculo de Renata Mizrahi voltado para o público infantil: “O foco desta vez é a escassez do tempo concreto e emocional na vida dos pais para educar seus filhos como gostariam e a solidão urbana que muitas crianças compartilham”, afirma a autora do livro homônimo publicado este ano. Renata assina ainda as músicas originais, elaboradas especialmente para o espetáculo com o músico Bruno Alexander.
A direção do espetáculo é de Joana Lebreiro, e a musical, de Igor Araújo, que trabalhou 10 anos como arranjador e baixista de Geraldo Azevedo e atualmente é um dos diretores musicais do Monobloco.
Premiada também como melhor atriz do FITA 2012 e indicada na mesma categoria no Questão de Crítica 2012, ambos pela peça “Mamutes”, a atriz Débora Lamm interpreta a protagonista Yasmim. O elenco conta ainda com Elisa Pinheiro,Paula Sandroni, Alexandre Mofati e Vicente Coelho. Revezam Renata Mizrahi, Angela Bellonia, Fernando Lopes Lima, Priscila Vidka e Letícia Medela.“Coisas que a gente não vê” é o terceiro espetáculo de Renata voltado para o público infantil, sempre com a preocupação de valorizar a lógica e a inteligência da criança. 
FICHA TÉCNICA
Idealização e Texto: Renata Mizrahi
Direção: Joana Lebreiro
Elenco: Debora Lamm, Elisa Pinheiro, Paula Sandroni, Alexandre Mofati, e Vicente Coelho
Revezam: Renata Mizrahi, Angela Bellonia, Priscila Vidka, Letícia Medela, Fernando LopesLima, Carlos Neiva
Músicas originais: Renata Mizrahi e Bruno Alexander
Arranjos: Igor Araújo e Felipe Ridolfi
Direção musical: Igor Araújo
Assistente de direção: Nathália Melo
Músicos de cena: Felipe Ridolfi e Marcelo Rezende
Iluminação: Aurélio de Simoni
Equipe de cenário e figurino: Ney Madeira, Dani Vidal e PatiFaedo
Direção de movimento: Sueli Guerra
Assistente de movimento: Priscila Vidca
Preparação vocal: Pedro Lima
Projeto visual: Letícia Rumjanek
Camareira:Juju Santos
Contrarregra e montagem de cenário: Gleice Caxias
Produção executiva: Amanda Lima
Direção de produção: Maria Alice Silvério Lima
Coordenação administrativa: Alan Isidio
Patrocínio: Petrobras
Realização: Governo Federal e Ministério da Cultura

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por interagir conosco!