CONCURSO DE FOTOGRAFIA PROMOVE INICIATIVA CONTRA O RACISMO NA PARAÍBA

 PRÊMIO "ESTADUAL MULHERES NEGRAS EM FOCO:  Um Clique Contra o Racismo" - Inscrições duram até o dia 20 de fevereiro



Bamidelê – Organização de Mulheres Negras na Paraíba – promove o Prêmio Estadual de Fotografia “Mulheres Negras em Foco: Um Clique Contra o Racismo”, com a finalidade de estimular a produção fotográfica e incentivar as artes, convidando mulheres fotógrafas – profissionais e amadoras – a dedicar seus diferentes olhares e percepções ao registro positivo da diversidade das mulheres negras paraibanas, apresentando representações sociais que valorizem a história e cultura desse segmento.


O Prêmio de Fotografia “Mulheres Negras em Foco: Um Clique Contra o Racismo” é uma homenagem à Gertrudes Maria, mulher negra e escravizada que protagonizou uma ação política ao lutar na justiça para manter a sua liberdade e autonomia, mesmo que parcial, na capital da Paraíba do século XIX. Sua história é emblemática por representar as lutas de muitas outras mulheres escravizadas de várias regiões do Brasil que, com suas ações políticas colaboram, tanto para a deslegitimação do escravismo, quanto por redefinir suas condições sociais e jurídicas ao atuar por conquistar a liberdade nas brechas do sistema, usando suas astúcias e conquistando novos espaços na sociedade escravista.

As fotografias premiadas farão parte do catálogo oficial da IV Edição da Campanha de Afirmação da Identidade Negra na Paraíba “Morena não. Eu sou negra!”, com o propósito de desconstruir estereótipos e estigmas das imagens produzidas e difundidas sobre mulheres negras. Desse modo, os trabalhos inscritos deverão ter como fonte de inspiração imagens que valorizem a história e cultura desse segmento social.

O material fotográfico premiado será utilizado na IV Edição da Campanha de Afirmação da Identidade Negra na Paraíba “Morena não. Eu sou negra, em abril de 2015, através dos vários instrumentos de comunicação dirigida (camisetas, bolsas, postais, calendários e redes sociais), com o objetivo de revelar os múltiplos olhares que sobre a diversidade das mulheres negras paraibanas.

Para saber todos os detalhes acesse: Prêmio Estadual de Fotografia
Postagem: Dhyne Paiva

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Conheça um pouco mais sobre Carla Cristina Garcia ministrante da oficina cultural “A literatura e a moda: A estranha relação entre as palavras e o corpo”

REUNIÃO DO CONSELHO DE CULTURA DE POÁ SERÁ DIA 19

Arquivo da Música: Roupa Nova