POÁ RECEBERÁ PELA 1º VEZ FÓRUM PERMANENTE DE CULTURA

Câmara Municipal receberá hoje o Fórum Permanente de Cultura e o tema será artesanato. Hip hop, mostra fotográfica e exibição de curta metragem fazem parte da programação.

A partir das 18h, no dia 27 de fevereiro, terá início Fórum sobre artesanato, o evento é uma forma de pressionar o prefeito Marcos Borges (PPS) a sancionar o projeto de Lei criando o Conselho de Cultura na cidade.

A iniciativa é dos Conselheiros eleitos pela sociedade civil para compor o Conselho de Cultura de Poá e apoiadores culturais, a ideia de realizar fórum foi trabalhada por meses em reuniões entre membros e num grupo criado no facebook para informar sobre as ações do movimento, nesta rede social atualmente são 469 membros.

Os agentes culturais insatisfeitos com a gestão da cultura decidiram organizar o Fórum Permanente de Cultura para que a discussão sobre as questões que os afetam (distribuição de produtos culturais, agenda cultural do município, atividades a serem fomentadas, formalização do Conselho de Cultura, discussão sobre o Plano Municipal e Fundo de Cultura, etc) possam ter continuidade.

Estas pautas estão travadas desde maio de 2014 quando o Secretário de Cultura, Douglas Aspásio, deu posse aos Conselheiros eleitos pela sociedade civil para compor o Conselho de Cultura de Poá, porém, quase em seguida o município sofreu mudança nas cadeiras dos gestores públicos e entre o vai e vem o Secretário, que hoje ocupa a cadeira da cultura é o mesmo do ano da posse, embora o prefeito não. Desde 2009 há na cidade por parte de agentes culturais a luta para que conselho nesta área seja implantado na cidade.

O intuito é mobilizar os artistas e simpatizantes da cultura da região a se envolver com os projetos culturais, após as dificuldades que passaram na criação da lei que não prosseguiu em 2009. Agora, com a concretização do projeto, os artistas estão novamente se juntando para que as ideias iniciais sejam colocados em prática. Com isso, a expectativa é que através do diálogo e discussões entre sociedade civil e poder público, se consiga melhorar cada vez mais os projetos e programas culturais de Poá.

Para este encontro estão convidados e já confirmados o Ministério da Cultura através de sua Representação no Estado de São Paulo e a Sra. Fernanda Bellinaso, Gestora da Rede de Economia Criativa e Representante do Artesanato Paulista no Colegiado Setorial do Artesanato junto ao Conselho Nacional de Políticas Culturais (CNPC-MinC), além de mostra fotográfica sobre a água organizada pelos membros do Movimento Pró-Fotografia (grupo no Facebook - Fotógrafos de Poá) e apresentação de Hip Hop.

Os representantes da sociedade civil do Conselho Municipal de Políticas Culturais (CMPC) são: Rafael Osti Benevuti, Hugo Prado, Marco Senna e Claudio D. Fernandes. Celso Guarinho integrava o conselho, porém pediu demissão do cargo e em seu lugar entrará suplente.

Colaborando com o conselho estão: Rose Meusburger, Magno Oliveira, Geraldo Garippo, Dhyne Paiva, Dionathan Cardoso entre outros artistas e agentes culturais da cidade.

Serviço:

Fórum Permanente de Cultura - Poá - 2015
Câmara Municipal de Poá
Endereço - 
Data - 27 de fevereiro 
Horário - 18h às 22h






Por, Dhyne Paiva

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Conheça um pouco mais sobre Carla Cristina Garcia ministrante da oficina cultural “A literatura e a moda: A estranha relação entre as palavras e o corpo”

REUNIÃO DO CONSELHO DE CULTURA DE POÁ SERÁ DIA 19

Arquivo da Música: Roupa Nova