EMEI HELENA MUSUMECI É A PRIMEIRA HOMENAGEADA DA FUNDAÇÃO PRÓ MEMÓRIA EM 2015

A Escola Municipal de Educação Infantil (EMEI) Helena Musumeci será a primeira instituição a ser contemplada pelo projeto Era uma vez uma escola... em 2015. Esta é a décima primeira escola beneficiada pelo projeto. A abertura ocorreu em (6/2), às 14h, na própria unidade escolar (Avenida Paranapanema, n° 670, no Bairro Mauá) e foi aberta à comunidade unicamente nesse dia.
Participe da comunidade do FC no Face
Twitter: @folhetimcultura

O objetivo do Era uma vez uma escola... é retratar a história da unidade escolar por meio de exposição fotográfica, que fica permanentemente no local, e exibição de vídeo com entrevistas de funcionários. Há ainda a produção de uma exposição virtual, que é publicada no site da Pró-Memória (www.fpm.org.br).
Patrona - Helena Musumeci nasceu em Santa Cruz da Conceição, no dia 7 de agosto de 1902. Em 1926, veio para São Caetano e casou-se com José Musumeci, com quem teve quatro filhos: Ignácio, Cláudio, Benito e Nelide. Foi proprietária da Torrefação e Moagem de Café São Caetano, no Bairro da Fundação. Participou do movimento autonomista do município. Durante a Revolução de 1932, participou da comissão feminina encarregada de angariar produtos para enviar aos soldados. Além disso, auxiliava na confecção da farda dos combatentes. Faleceu em 23 de dezembro de 1966. Helena Musumeci é ainda nome de uma rua no Bairro Cerâmica.
Fonte: Fundação Pró Memória
Postagem: Magno Oliveira

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Conheça um pouco mais sobre Carla Cristina Garcia ministrante da oficina cultural “A literatura e a moda: A estranha relação entre as palavras e o corpo”

No Café da Manhã com Poesia: Uma pequena crônica de uma manhã de domingo

Shows do Sampa Crew e Gabriel Corrêa fecham programação do aniversário de Poá