Sesc Pompeia terá festival Jazz na Fábrica em maio


AE - Agência Estado
Mulatu Astatke, ícone do ethio-jazz, e sua jovem banda fizeram dois shows antológicos no mês de março no Sesc Vila Mariana. Antes dele, outra figura lendária, o nonagenário Yousef Lateef, arrebatou o público que lotou o Sesc Pompeia em fevereiro. Se estas duas atrações caíram como rituais de elevação de espírito nos fãs de jazz, outra boa notícia "para lavar a alma", como se diz, é que o mês de maio, do dia 7 ao dia 29, vai ser tomado por esse gênero de música na Pompeia, com o festival Jazz na Fábrica.
Jan Kricke/Divulgação
Jan Kricke/Divulgação
Archie Shepp. O saxofonista é uma das principais atrações
Ainda falta uma atração internacional para completar o elenco, mas estão confirmados os nomes de três atrações norte-americanas - o veterano saxofonista Archie Shepp, a cantora Dee Dee Bridgewater e a banda Bad Plus, que já tem público cativo na cidade -, além de grupos da Holanda e da Suécia e muitos brasileiros.
São várias vertentes do jazz, desde o tradicional, o experimental e o free jazz até fusões com pop e eletrônica e música brasileira. Uma das mais fortes atrações nacionais é o tributo a Moacir Santos (1926-2006), com a fantástica Orquestra Ouro Negro, projeto idealizado por Mario Adnet e Zé Nogueira.
Temas de Moacir também estão no repertório do Zerró Santos Big Band Project. Além dessas duas superbandas, haverá outra grande reunião de feras do instrumental brasileiro, Toninho Horta, Arismar do Espírito Santo, Robertinho Silva e Heraldo do Monte, no show Bons Amigos.
O Jazz na Fábrica também terá encontros inéditos de bandas paulistas com estrangeiras: Hurtmold e Fire! (da Suécia), André Marques Sexteto e Blazin? Quartet (Holanda), Bodes e Elefantes e Knalpot (Holanda). Leny Andrade canta os sucessos de sua carreira com a Banda Sambop.
Além dos shows, o evento terá jam sessions aos sábados na choperia, com Arismar do Espírito Santo e convidados (dia 7), Filó Machado e convidados (dia 14), Djalma Lima e convidados (dia 21) e Quarteto Tempo e convidados (dia 28). Durante as tardes dos fins de semana, grupos de "street jazz" se apresentam na rua central do Sesc Pompeia. O pianista André Marques e a flautista Léa Freire darão workshops para músicos profissionais e amadores e Carlos Calado fará uma palestra dando um panorama da evolução do jazz. Os ingressos vão custar no máximo R$ 32. As informações são do jornal O Estado de S. Paulo.
Fonte: Estadão/Cultura
Postagem e revisão: Magno Oliveira

Comentários

  1. Muito interessante este blog!
    Como é bom saber o que se passa no Mundo da Cultura...

    um anjo

    ResponderExcluir
  2. Gracias por invitarme a ver tu blog. Esta excelente.

    Un abrazo grande..

    ResponderExcluir
  3. Magno, obrigada pela visita. voltarei aqui.
    sucesso
    abraços

    ResponderExcluir
  4. Perdoe-me por só agora estar vindo no seu blog depois da mensagem tão carinhosa deixada no meu, estava meio afastada das vias da net...Agora de volta, reestabeleço nossos laços.

    Beijos de brisa em seu coração

    Pode visitar-me em outro blog também
    wwww.alibidinosa.blogspot.com

    ResponderExcluir
  5. Me encantaría escuchar algo de jazz de música brasileña, tiene que ser buena esa mezcla, y como das datos suficientes sobre el tema, fijo la escuchare y disfrutare ya tengo los nombres de los músicos ya el paso esta dado, lo próximo a soñar con sus sonidos. Gracias.

    Besitos.

    ResponderExcluir
  6. Tudo bem você deixar uma mensagem de convite em dezenas de blogues, mas poderia ter mudado um tiquinho o modelo, o cópia e cola é tão impessoal, tão frio que parece mesmo uma propaganda procurando seguidores.
    Não foi legal, sem dúvidas.
    Humberto

    ResponderExcluir
  7. Nossa, que vergonha lotar os blogs de mensagens comunitárias! Vc propõe um folhetim cultural e tem tantos erros de ortografia?
    Não usa vírgulas nem pontos, confunde preposição "a" com crase "à", usa passar seguido de "em" quando deveria ser "por" e outras belezas. Dê uma lida e depois me conta.

    Olá passo em seu blog para convidar você a visitar o meu que é dedicado a cultura. De segunda a sexta feira noticiário cultural aos sábados minha coluna poética ás 09 horas da manhã e ás 5 da tarde Chá das 5 sempre com uma participação especial. Irei aguardar sua visita lá. Abraços sucesso em seu blog. O endereço é informativofolhetimcultural.blogspot.com

    Vamo'nessa Brasil, assim ficamos bem para os olhos do mundo!
    Carolina Medeiros

    ResponderExcluir
  8. Gracias por la invitación, me ha gustado lo que vi! Felicitaciones.
    Estaré pasando
    Salud

    ResponderExcluir
  9. Aos que visitaram o Folhetim Cultural e gostaram da proposta passada muito obrigado. As duas pessoas que passaram no Folhetim Cultural e não aprovaram seja por qualquer razão obrigado. Obrigado por terem deixado os motivos, pois assim ficará fácil detectar e consertar o erro.

    Magno Oliveira
    Folhetim Cultural

    ResponderExcluir
  10. Queria responder no blog da senhora Carolina, porém infelismente não consigo acesso ao blog dela. Não têm problema respondo por aqui. Porém seria muito melhor para mim ter escrito isso no blog dela.
    Não acho vergonhoso divulgar o que faço. Gosta quem quer. Proponho um espaço a cultura, ao lazer, ao prazer e a informação. Não preciso ser um professor Pasquale para fazer cultura, mas concordo sempre devemos ficar com a mente aberta para que possamos sempre levar e trazer conhecimento. Vendo a minha mensagem sim existem alguns erros, e irei consertar eles. Porém você me criticou pelo português, mas se esqueceu de olhar em volta de si: você se escreve assim você e não vc. Você também deve ter problema com vírgula, pelo menos deixou de utilizar uma. E tem quando usamos no verbo existir tem acento você se esqueceu disso. Antes de dar lição de moral em alguém olhe para ti. Mas obrigado por me orientar pelos meus erros tenho a mente aberta e irei consertar los, porém acho que não posso dizer a mesma coisa de quem passa a mensagem de ser uma egoísta e cheia de querer ser.
    E para finalizar, sobre sua frase final que foi esta:
    Vamo'nessa Brasil, assim ficamos bem para os olhos do mundo!
    Carolina Medeiros

    Quero dizer o seguinte, Hoje o blog Folhetim Cultural é visitado por várias pessoas do mundo, recebi e-mails da Argentina e da Espanha parabenizando o blog algumas pessoas querem ser colaborados do blog. Isso é sinal de que o trabalho está sendo bem feito e continuará melhorando.

    Aos leitores de verdade do blog desculpe me, mas quem me conhece sabe que eu deveria responder.

    Magno Oliveira
    Folhetim Cultural

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Obrigado por interagir conosco!

Postagens mais visitadas deste blog

No Café da Manhã com Poesia: Uma pequena crônica de uma manhã de domingo

Shows do Sampa Crew e Gabriel Corrêa fecham programação do aniversário de Poá

Conheça um pouco mais sobre Carla Cristina Garcia ministrante da oficina cultural “A literatura e a moda: A estranha relação entre as palavras e o corpo”